Malu Chapéus – Blog

10 arquétipos de liderança e como ativá-los

Você sente-se apagado e gostaria de se impor mais? Os arquétipos de liderança podem auxiliar no processo de mudança de comportamento. Acredita-se que tenham informações e energias capazes de influenciar as pessoas. Preparamos um guia sobre o assunto, com dicas de ativação e explicações sobre dez opções muito utilizadas!

Qual melhor arquétipo para liderança?

Não existe um arquétipo melhor que o outro. Todos carregam energias fortes, incluindo as do chamado “lado sombra”, com aspectos negativos que precisarão ser equilibrados por meio do autoconhecimento e de atitudes conscientes. O importante é saber o que você busca no momento para escolher algo que se encaixe bem.

Por exemplo, o leão traz poder e firmeza, mas pode intensificar o comodismo. Quem quer uma liderança focada num bom trabalho de equipe pode se beneficiar com o lobo, mas agressividade e solitude tendem a se manifestar.

Como ativar arquétipos de liderança?

A ativação é feita pela maior interação possível com o arquétipo. Não se trata de um passe de mágica, mas de um processo que pede para sair do piloto automático e abrir espaço para novos comportamentos e oportunidades.

Entre as opções estão ler sobre o assunto, analisar qualidades e defeitos, fazes afirmações positivas, observar imagens, apostar em meditações guiadas… Trabalhe sua mente para que crenças limitantes e medos não bloqueiem o processo.

Arquétipo do mago

(Foto: Pixabay)

 

O arquétipo do mago trabalha o conhecimento para abrir espaço para as infinitas possibilidades. Potencializa a mente humana e faz com que as ideias se concretizem. Trata-se de uma liderança carismática, com energia de realização, sabedoria, misticismo, vontade de ajudar e compreensão do universo. O lado sombra pode manifestar com tendência à mentira e à manipulação, já que tem grande poder de persuasão. Fique atento!

Arquétipo de Atena

(Foto: Pixabay)

 

Atena é a deusa grega da sabedoria, das artes, da inteligência, da guerra e da justiça. Além de liderança, o arquétipo pode ativar poder de decisão, ações autônomas, coragem, ousadia, objetivos claros e bem definidos. Por outro lado, comportamentos frio, calculista, arrogante e elitista podem se manifestar. O autoconhecimento e atitudes conscientes podem ajudar a encontrar o equilíbrio.

Arquétipo de Zeus

(Foto: Pixabay)

 

Zeus é o deus grego dos céus, do raio e do trovão. Tem forte espírito de liderança. Também pode favorecer o sucesso, as conquistas, a prosperidade, a inteligência, as ideias e o raciocínio rápido. É importante prestar atenção caso sinta muita ambição, excesso de competitividade e sensação de que é mais importante que os outros.

Arquétipo de leão

(Foto: Pixabay)

 

O leão é considerado o rei da floresta. Simboliza poder, liderança, soberania, sabedoria, firmeza e proteção. Sua juba indica energias de beleza, de confiança e de destaque. O lado sombra pode vir com acomodação, já que são as leoas que caçam e trazem o alimento, enquanto ele apenas espera. Sensação de superioridade também tomar conta da pessoa.

Arquétipo do lobo

(Foto: Pixabay)

 

Na lista de arquétipos de liderança está o lobo. Também traz clareza mental, trabalho em equipe, sociabilidade, caminhos abertos, harmonia, sociabilidade, inteligência, visão e flexibilidade. Cuidado com possíveis manifestações de solidão e agressividade.

Arquétipo do trono

(Foto: Pixabay)

 

O trono é um assento elevado destinado à realeza. Representa destaque, poder, liderança, confiança, domínio, sucesso e soberania. Mas é importante lembrar que pode vir acompanhado de egoísmo, acomodação e ganância.

Arquétipo da coroa

(Foto: Pixabay)

 

A coroa é um símbolo de poder e liderança, utilizada por monarcas na cabeça. Quem utiliza o arquétipo pode experienciar facilidade para tomar decisões, autoridade para resolver desafios e confiança em si mesmo. O lado sombrio pode vir com luxúria, ganância e sensação de superioridade.

Arquétipo de Cleópatra

(Foto: Pixabay)

 

Cleópatra é uma das mulheres mais conhecidas da Antiguidade. A rainha do Egito pode trazer estratégia, poder, liderança, força, inteligência, raciocínio lógico e sucesso. O desequilíbrio vibracional tende a ser caracterizado por jogos de sedução, autoritarismo e frieza.

Arquétipo da águia

(Foto: Pixabay)

 

A águia voa muito alto e, por isso, representa uma visão ampliada sobre as situações. O arquétipo traz energia de liderança, inteligência, independência, segurança, disciplina, firmeza e determinação. O alerta é para as manifestações de orgulho, opressão e crueldade.

Arquétipo do Rei de Paus

(Foto: Pixabay)

 

O Rei De Paus representa um líder, alguém numa forte posição de poder e de destaque. No tarô, a carta simboliza o poder de decisão e o poder absoluto. Trata-se de uma energia focada em colocar ideias em ação de maneira prática. As qualidades atribuídas ao arquétipo são força de vontade, entusiasmo, poder de imaginação, liderança. força interior, novas ideias e magnetismo. Cuidado com a tendência dominadora e a necessidade de ser o centro das atenções.

 

Leia mais: arquétipos de deuses e como ativar arquétipos.