Cuidar do corpo, da mente e do espírito. Essa é a proposta da prática milenar indiana, que se espalhou pelo mundo todo. Que tal descobrir os benefícios da Yoga? Preparamos um guia sobre o assunto, que indica 10 pontos positivos. Para obtê-los, é necessário ter consciência, concentração e frequência, além de contar com acompanhamento de um profissional e avaliação médica.
Qual a importância da Yoga para o corpo humano?
A Yoga surgiu na Índia há mais de 5 mil anos e tem como objetivo integrar corpo, mente e espírito. A palavra vem do sânscrito e significa união, integração.
Vai além de posturas e meditação. Trata-se de uma filosofia de vida, composta de oito partes: Yamas (disciplina externa), Nyamas (disciplina interna), Asanas (posturas), Pranayama (controle da respiração), Pratyahara (abstração dos sentidos), Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e Samadhi (integração).
Entre os principais possíveis benefícios estão melhora no funcionamento de órgão e glândulas, correção da postura, fortalecimento muscular, alongamento e alívio de dores. Também pode diminuir a ansiedade e o estresse, acalmar a mente, aumentar a autoestima, proporcionar maior concentração e facilitar sono de qualidade.
É bom fazer Yoga todos os dias?
Feita de maneira correta e respeitando os limites do corpo, a prática diária pode trazer benefícios. O importante é não se sobrecarregar. Que tal alternar dias de maior e menor intensidade? Se não for possível ou sentir algum desconforto, diminua a frequência. E não pule os exercício de respiração consciente e nem a meditação, porque auxiliam na sensação de bem-estar, ao integrar mente e corpo.
Benefícios da Yoga: elimina o sedentarismo
Vamos começar a lista pela importância de manter o corpo em ação. Quem trabalha ou estuda o dia todo e depois simplesmente se joga no sofá pode desenvolver ou agravar problemas de saúde, obesidade, osteoporose, estresse, ansiedade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Que tal mudar a rotina e adotar um estilo de vida saudável? Conhecer os benefícios da Yoga pode servir de incentivo para fugir do sedentarismo (ausência de atividade física).
Melhora a flexibilidade, tonifica músculos e desenvolve coordenação
Você se sente enferrujado? A Yoga definitivamente é uma ótima opção para trabalhar a flexibilidade. O alongamento, o fortalecimento muscular e a respiração consciente ativam o corpo todo de maneira consciente, melhorando a coordenação motora. Todos esses detalhes promovem maior amplitude de movimento, melhor postura, menos risco de lesões, redução da dor, alívio da tensão muscular…
Yoga corrige a postura
A sua postura fica cada vez pior? O problema vai além da estética e abre espaço para dores, principalmente nas costas. A prática de Yoga exige equilíbrio e força, trabalhando os músculos essenciais para manter a boa postura.
Ajuda no processo de perda de peso
É importante ter em mente que qualquer atividade física auxilia na perda e na manutenção do peso. O foco da Yoga não é o emagrecimento, mas pode contribuir para acelerar o metabolismo e queimar algumas calorias. Outro fator importante é que tende a reduzir estresse e ansiedade, que costumam desencadear alimentação em excesso.
Se você quer fazer as pazes com a balança, não acredite em milagres! O processo deve contar com exercícios aeróbicos, dieta balanceada, ingestão de bastante água e dormir bem.
Benefícios da Yoga: promove bem-estar
As práticas que ligam mente e corpo são conhecidas pelo poder de relaxar e promover o bem-estar. Conectar-se com o momento presente abre espaço para amenizar estresse, ansiedade, angústia e insônia. Também é importante dizer que a atividade física de maneira geral é conhecida por liberar endorfina, responsável pela sensação de prazer.

(Foto: Pixabay)
Yoga melhora a autoestima
A Yoga pode contribuir para elevar a autoestima! Isso porque a prática regular manda uma mensagem positiva para a mente, mostrando que se preocupa com o autocuidado, uma prova de amor-próprio e dedicação.
A proposta não é alcançar um corpo perfeito, até porque isso não existe, mas respeitá-lo e torná-lo cada vez mais saudável. O avanço nos aprendizados e desafios ainda tendem a levar à satisfação pessoal e ao sentimento de autorrealização.
Yoga ameniza sintomas de TPM
Levantamentos indicam que praticamente 90% das mulheres no mundo vivenciarão algum sintoma de TPM (tensão pré-menstrual). Entre eles estão mau humor, cansaço, insônia, dores abdominais, irritabilidade excessiva e até enjoo. A Yoga pode levar à redução dos incômodos, devido à possibilidade de redução da liberação de fatores inflamatórios no corpo, além de estimular a produção de serotonina (hormônio do prazer) e reduzir a produção de cortisol (hormônio do estresse). A meditação também pode ajudar no equilíbrio emocional.
Yoga ajuda a controlar sintomas da menopausa
Dores de cabeça, oscilações de humor, insônia, depressão, irritabilidade, fogachos, sudorese noturna… Você sofre com os sintomas da menopausa? Muitos estudos relacionam a prática de Yoga à redução desses incômodos, porque pode promover bem-estar, melhora da circulação, redução do inchaço, redução de tensões e fortalecimento do assoalho pélvico.
Yoga potencializa a concentração
Viver realmente no presente pode não ser tão simples quanto parece. Quem nunca passou minutos, horas e até dias remoendo o passado ou preocupado com o futuro? A Yoga traz o foco para o aqui e agora. A concentração tem grande poder e é potencializada pela respiração e pelo trabalho corporal conscientes.
Benefícios da Yoga: promove autoconhecimento
O trabalho de mente e corpo pode contribuir com o autoconhecimento. Conhecer os limites, as dificuldades e as facilidades é um passo importante para todas as áreas da vida. Assim, saúde física e emocional caminham lado a lado, com estímulo de coragem e confiança.
Leia mais: receitas para emagrecer e perder a barriga, Yoga para iniciantes, Yoga Facial e exercícios para perder a barriga.