Malu Pires Blog

10 superstições de casamento para trazer sorte

Casal posa para fotos (Foto: Pixabay)

Depois do noivado, uma série de preparativos começa a rondar o dia a dia dos noivos, das famílias e dos padrinhos. Em meio às preocupações, compras, escolhas e orçamentos, há ainda as famosas superstições de casamento. Os rituais são indicados para quem acredita na possibilidade de afastar a má sorte e abrir os caminhos para a prosperidade. As informações deste artigo foram retiradas dos sites CNN e Brides.

Quais são as superstições de casamento?

A união de um casal é algo marcante, trazendo uma nova rotina, novos planos e novos desafios. E a cerimônia envolve muitos rituais na tentativa de atrair proteção e sorte. Entre os mais famosos estão uso de véu, “algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul”, noivo carregar a noiva no colo para entrar em casa…

E claro, há uma série de indícios de más energias, inveja e olho gordo. Deve-se evitar que o casal se veja antes de dizer “sim”, mulher não pode usar nome de casada antes da celebração…

Ao longo do tempo, muitas das superstições de casamento vão se transformando, se perdendo ou ganhando novos significados. O importante é não deixar que a “brincadeira” cause ainda mais tensão e preocupação. Curta o momento com alegria e leveza!

Ver a noiva antes do casamento dá azar

O que se diz é que pode dar azar o noivo olhar a noiva vestida para a cerimônia. Por isso, o casal costuma se preparar separadamente, o que ajuda a criar mais expectativa para o grande momento.

Essa superstição está ligada à época dos casamentos arranjados, quando as pessoas acreditavam que, se o casal se visse antes da cerimônia, teria a chance de mudar de ideia sobre a decisão e desistir de tudo. Hoje, muitos casais chegam até a fazer sessões de fotos vestidos de noivos dias antes da data.

Noiva usa véu como proteção espiritual

Noiva de véu para trazer sorte (Foto: Pixabay)

O véu se tornou algo opcional. Há noiva que gosta e outras que passam longe da ideia. Mas você sabia que a ideia deste acessório vai muito além do aspecto visual? Tratava-se de uma maneira de garantir a boa sorte.

O costume originou-se entre os antigos gregos e romanos. Acreditavam que a mulher precisava usar um véu para torná-la menos suscetível às maldições, à inveja e aos espíritos do mal, que poderiam querer roubar a sua felicidade.

Chuva no dia do seu casamento traz sorte

Chuva costuma estressar muitos noivos, principalmente se o casamento for realizado em um local aberto. Mesmo na igreja ou no salão, pode causar certo transtorno por causa do trânsito, cuidados para que as pessoas não se molhem no trajeto… Mas pode ser um grande sinal de sorte, segundo a lista de superstições de casamento.

As gotas que caem do céu simbolizam fertilidade. Sem falar na limpeza de emoções e pensamentos negativos. Portanto, em vez de reclamar das nuvens no céu, agradeça por elas estarem ali trazendo bênção!

Dá azar usar nome de casada antes do casamento

A expectativa para a nova fase da vida costuma ser grande. Tanto é que muitas mulheres já começam a acrescentar o sobrenome do marido antes mesmo da cerimônia. Pode parecer romântico, mas, se você é supersticiosa, saiba que dizem que traz azar e que poderá haver até uma separação!

A dica é deixar para colocar o novo nome apenas depois de realmente dizer “sim”. Portanto, já vale para a decoração da festa, por exemplo.

Algo velho, novo, emprestado e azul para sorte

Entre as superstições de casamento está a de a noiva casar usando “algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul”. Costuma ser seguida a reisca por muitas noivas para garantir a boa sorte na nova fase da vida.

O antigo representa o desejo de se manter conectada com sua família e suas origens. O novo representa o otimismo e a esperança de lindos dias no casamento. O emprestado é como um símbolo de amor de alguém especial. Para finalizar, o azul representa harmonia, constância e fidelidade.

Chorar a caminho do altar para ser feliz

O casamento costuma mexer muito com as emoções. Mas muitos noivos e noivas tentam segurar as lágrimas durante a cerimônia. E isso é um grande erro, segundo as superstições de casamento!

Acredita-se que deixar as lágrimas escorrerem seja uma garantia de que será feliz por muito tempo. É como houvesse uma limpeza emocional e espiritual, trazendo mais força para seguir a adiante com energias renovadas.

Receber facas como presente de casamento é mau presságio

Se você colocou na lista de sugestões de presentes um belo conjunto de facas, talvez seja melhor repensar! O presente, apesar de útil, pode vir carregado de maus presságios.

De acordo com uma lenda que viking, as facas simbolizam o corte ou rompimento de um relacionamento. Isso é tudo que os noivos não querem nem pensar! Portanto, se você é supersticioso, melhor comprar logo as facas de sua casa e deixar outras ideias para os convidados.

Carregar a noiva para dar sorte

Carregar a noiva para dar sorte (Foto: Pixabay)

Uma das superstições de casamento mais comuns é a de carregar a noiva no colo para entrar na nova casa. Isso vem de tempos medievais europeus, como uma maneira de proteger a relação.

Acreditava-se que a noiva era especialmente vulnerável a espíritos malignos através das solas dos pés, enquanto outros diziam que, se a noiva tropeçasse na entrada, traria má sorte para sua casa e seu casamento. Quando o noivo a leva para dentro, os dois possíveis problemas são evitados. Hoje, o costume se transformou num gesto romântico.

O que significa jogar arroz sobre o casal no casamento?

Chuva de arroz nos noivos (Foto: Pixabay)

Chegou a hora de falar da tradicional chuva de arroz. A ideia vai bem além de divertir os convidados e produzir fotos diferenciadas na hora da saída da igreja ou do salão.

Essa crença vem das crenças milenares chinesas e hindus. Isso porque os grãos são vistos como símbolos de abundância e fertilidade. Portanto, o ritual funciona como uma bênção, atraindo a boa sorte para o relacionamento.

Vestido branco para a sorte

Diversas ideias de energia positiva rondam os vestidos das noivas. Primeiramente, recomenda-se que tenha essa cor por remeter à pureza e ao amor. A tradição iniciou no século XIX com a rainha Vitória, da Inglaterra, que a escolheu para ressaltar a delicadeza do rendado. Na época, a tonalidade era rara e cara, indicando mais riqueza que pureza.

Mas vale lembrar que nem todas as tradições vêm o branco como algo para a sorte. Na Índia, por exemplo, é indicado para as viúvas, enquanto as noivas atraem sorte com tons fortes, como de vermelho, laranja e rosa.

Leia mais: tipos de vestido de noiva e unhas de noiva.

Sair da versão mobile