Bateu a bad? Precisa de um momento para ficar a sós e assistir a filmes para chorar? De fato, pesquisas indicam que derramar lágrimas no cinema ou em frente à TV pode ajudar a aliviar dores cotidianas e melancolia, auxiliando na gestão do equilíbrio emocional. Separe os lencinhos, porque listamos 15 opções que estão entre as mais buscadas no Google e prometem mexer com as pessoas. Podem ser conferidas em diferentes serviços de streaming (Netflix, Globoplay, Apple TV, Prime Video, Google Play e HBO Max).
Qual é o filme mais triste do mundo?
Não existe um ranking do mais triste, porque é uma avaliação subjetiva. Cada pessoa se emociona com coisas diferentes, com base em sua história de vida, nível de empatia, medos, expectativas e realidades. Mas os temas mais marcantes costumam envolver injustiça, morte, doenças graves, separações amorosas, animais de estimação, guerra e pobreza.
Um longa que se tornou um grande sucesso de crítica e público é o italiano “A Vida é Bela”, que se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Venceu o Grand Prix do Festival de Cannes em 1998, nove Prêmios David di Donatello na Itália, incluindo o de Melhor Filme, e três Oscars nas categorias de melhor filme estrangeiro, melhor ator (para Roberto Benigni) e melhor trilha sonora para um filme dramático, na cerimônia de 1999. Outro clássico é “Meu Primeiro Amor”, com Anna Chlumsky e Macaulay Culkin. Confira nossa lista de filmes para chorar!
Diário de uma Paixão (2004)
Estrelado por Ryan Gosling e Rachel McAdams, conta a história do operário Noah Calhoun e da rica Allie. Eles se conhecem na década de 1940, mas os pais da jovem não aprovam o namoro. Separados, seguem com a vida. Ele é enviado para combater na Segunda Guerra Mundial, ela fica noiva de outro homem. Anos depois, o destino faz com que se encontrem novamente… Disponível na HBO Max.
Sempre ao seu Lado (2009)
Baseado em uma história real, é um emocionante filme sobre lealdade. Com Richard Gere no papel principal, promete fazer chorar com o professor universitário e seu cachorro de estimação, da raça Akita. Diariamente, o cão acompanha o tutor até a estação de trem e espera sua volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida. Disponível na Globoplay.
Filmes para chorar: A Culpa é das Estrelas (2014)
Baseado no livro de mesmo nome, de John Green. Relata o envolvimento amoroso de Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) e Augustus Waters (Ansel Elgort), dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio para pacientes com câncer. Disponível no Google Play.
Como Eu era antes de Você (2016)
Na lista de filmes para chorar está a história de Louisa Clark (Emilia Clarke), que é contratada para ser cuidadora de Will (Sam Claflin), um jovem tetraplégico depressivo e cínico. Seu jeito alegre no entanto é colocado à prova quando enfrenta o novo desafio de sua carreira. Os dois embarcam juntos em uma série de aventuras e obtêm mais do que esperavam, mudando de um jeito que não poderiam ter imaginado. É inspirado no livro de mesmo nome, de Jojo Moyes. Disponível no Google Play.
Um Amor para Recordar (2002)
Baseado no livro homônimo, de Nicholas Sparks, com Mandy Moore e Shane West. A história se passa nos anos 90, quando Landon Carter é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Ele tem que participar de uma peça teatral e, assim, acaba conhecendo Jamie Sullivan. Ele acaba se apaixonando pela colega, que, por razões pessoais fortes, se esquiva de um possível relacionamento. Disponível no Prime Video.
Filmes para chorar: A Cinco Passos de Você (2019)
Stella (Haley Lu Richardson) e Will (Cole Sprouse) são dois jovens com fibrose cística, que se conhecem por estarem internados no mesmo hospital. Eles acabam se apaixonando, mas têm a necessidade de manterem cinco passos de distância um do outro. Trata-se de uma história comovente sobre buscar forças para lidar com os desafios. Disponível no Globoplay.
Meu Primeiro Amor (1992)
Este é um clássico na lista de filmes para chorar. Estrelado por Anna Chlumsky e Macaulay Culkin. Em um verão marcante, uma menina de 11 anos procura o ombro de seu melhor amigo depois de perceber que o pai viúvo se apaixonou novamente. Os dois vivem aventuras e descobrem juntos a emoção do primeiro beijo. Mas um acontecimento trágico marca a história. Disponível na Netflix.
O Menino do Pijama Listrado (2008)
Durante a Segunda Guerra Mundial, a família de Bruno, um garoto de oito anos, sai de Berlim, Alemanhã, e vai morar perto de um campo de concentração. Infeliz e solitário, ele vagueia fora de sua casa e conhece Shmuel, um menino judeu da mesma idade, que está do outro lado da cerca de arame farpado, ou seja, preso no campo de concentração. Os meninos começam uma amizade proibida, cuja história promete arrancar lágrimas. Disponível na Netflix.
PS: Eu te amo (2008)
O filme conta a história da americana Holly Kennedy (Hilary Swank), casada com o irlandês Gerry (Gerard Butler), que fica doente e morre. Antes de falecer, o marido escreve uma série de cartas para a esposa, assinadas com “PS: Eu te amo”. Enquanto a família e os amigos se preocupam com o possível efeito de mantê-la presa ao passado, as mensagens conseguem aliviar suas dores aos poucos e guiá-la a uma nova vida. Disponível na Netflix.
À Procura da Felicidade (2007)
No longa com Will Smith, o personagem Chris enfrenta sérios problemas financeiros e Linda, sua esposa, decide partir. Enquanto cuida sozinho do filho de 5 anos, tenta conseguir um emprego melhor, mas não tem sucesso. Os dois são despejados e passam a dormir em abrigos ou onde quer que consigam um refúgio. Trata-se de uma forte mensagem de esperança de que dias melhores virão. Disponível na Netflix.
Filmes para chorar: Extraordinário (2017)
Auggie Pullman nasceu com uma deformidade facial e precisou passar por 27 cirurgias plásticas. Começa a frequentar uma escola regular aos 10 anos e encontra vários desafios para conseguir se encaixar em sua nova realidade. Dirigido por Stephen Chbosky, com Julia Roberts e Jacob Tremblay. Disponível na Netflix.
Milagre na Cela 7 (2019)
Memo, um pastor de ovelhas com deficiência mental, vive com sua filha e avó em uma vila na costa turca do mar Egeu. Em um dia de 1983, sua vida foi subitamente virada de cabeça para baixo quando a filha do comandante morre. Acusado injustamente pelo assassinato, é condenado à morte e fica na cela 7. Disponível na Netflix.
Filmes para chorar: Uma Prova de Amor (2009)
Cameron Diaz interpreta uma mãe cuja filha é diagnosticada com uma forma fatal de leucemia. Em uma tentativa de salvar a filha, dá à luz outra para ser doadora da irmã mais velha. Mostra as dores e sacrifícios das meninas em meio à luta da mãe pela saúde. Disponível na Apple TV.
A Vida é Bela (1999)
Ganhador de três Oscar, incluindo o de Melhor Ator para Roberto Benigni. O filme italiano conta a história de um judeu enviado cm a família para um campo de concentração nazista. Ele tenta a todo custo proteger a inocência do seu filho, fingindo que o cativeiro é um elaborado jogo. Disponível na Netflix.
Filmes para chorar: Marley & Eu (2008)
As estrelas do filme são Owen Wilson, Jennifer Aniston e um cachorro da raça labrador. Conta a vida da família em meio às travessuras do bicho de estimação. Fala sobre lealdade e amor incondicional, com um final que costuma levar os espectadores às lágrimas. Disponível no Globoplay.
Leia mais: filmes clássicos e filmes de Natal.