Quer dar uma guinada na vida? O que acha de aprender como ativar arquétipos? Pode auxiliar no autoconhecimento e na expansão da consciência. Trata-se de uma técnica que fortalece uma energia específica para que a vida ganhe fluidez, novidade e abundância.
O que são arquétipos?
Os arquétipos são considerados energias primordiais capazes de se expressar no mundo físico. Todos eles carregam consigo informações e alta vibração, e são implantados na mente individual e coletiva, podendo ou não ser ativados.
A proposta é desenvolver o autoconhecimento, se permitir receber as influências para passar por transformações comportamentais conscientes e expansão de consciência, que podem refletir em todas as áreas da vida, incluindo profissional, amorosa, saúde, negócios…
Justiça, coragem, sabedoria, amor incondicional, liderança e prosperidade são algumas das qualidades que se pode desenvolver. Quanto mais interação com os arquétipos, mais experiências são possíveis, deixando a vida em constante movimento com abertura para aprendizados.
Acredita-se que o estudo, a visualização e o contato com o arquétipo levem a mudanças subconscientes com novos neurotransmissores. Assim, seria possível eliminar crenças limitantes e padrões negativos, além de ter novos pensamentos, desejos, ideias e vontades.
Quais os arquétipos mais poderosos?
Não existe um arquétipo mais poderoso que outro. O que interessa é o que você gostaria de ativar naquele determinado momento da sua vida. É importante lembrar que cada opção também tem um lado sombra, que exigirá trabalho para não tomar conta das situações.
Conhecido como o “rei da floresta”, o leão é um arquétipo de poder, beleza, coragem, força, proteção de território… Por outro lado, pode apontar para individualismo e algo “selvagem” ou difícil de controlar, como medo e raiva.
O cachorro é sinônimo de companheirismo, lealdade, proteção, generosidade, carinho, brincadeira e amor incondicional. Mas pode ser visto como carente, bagunceiro e dependente.
Quem busca abrir caminhos na vida amorosa costuma apostar no arquétipo da Afrodite, a deusa grega do amor. Traz poder de atração, autoestima, confiança e delicadeza. Mas não é indicado para reacender a chama de um relacionamento que já existe, porque a história da deusa tem ligação com a infidelidade. Nesse caso, para ampliar o amor e expressão dele, o casal de flamingos pode ser mais eficaz.
O arquétipo da chave é muito forte para quem busca abrir caminhos. No entanto, pode causar desconforto com atitudes necessárias, como fechar algumas portas da vida para iniciar outro ciclo.
Como ativar arquétipos?
Entre as principais apostas estão estudar sobre o assunto, fazer afirmações positivas, observar imagens, fazer meditações guiadas e investir em mandalas específicas. Mas é importante ter em mente que ativar o arquétipo significa ser, agir e permitir-se expressar por meio da energia dele. Portanto, você precisa sair do “piloto automático” e explorar novos comportamentos.
Por exemplo, se você ativa o arquétipo da mãe, que tal cuidar amorosamente de um ser vivo, como um cachorro ou gato? Caso queira a coragem de uma onça, de nada serve se, no primeiro desafio, você barrar a vontade de seguir adiante.
Fique atento às suas atitudes e esforce-se para agir diferente, com a confiança de que recebe o auxílio do arquétipo. A proposta precisa ser vivida intensamente no dia a dia. É fundamental estar em constante autoavaliação, disposto a vencer os desafios.
Estude sobre os arquétipos
Para ativar um arquétipo, o primeiro passo é estudar sobre ele. Pesquise em livros e em sites confiáveis. Fique atento às virtudes e habilidades dele, mas não se esqueça de checar o lado sombra, porque ele também virá à tona e exigirá trabalho e autocontrole.
Quando se sentir preparado, comece a tentar incorporar as qualidades no seu dia a dia. Não tenha medo de ser diferente do que era, porque trata-se de um processo de autoconhecimento e expansão de consciência. Você precisa estar realmente disposto a mudar!
Aos poucos, pode notar que as atitudes vão ficando mais evidentes, firmes e fáceis, mas respeite seu tempo e seu processo pessoal.
Afirmações para ativar arquétipos
Outra maneira de ativar um arquétipo é por meio de afirmações positivas. Especialistas indicam que têm o poder de mandar mensagens para o subconsciente e favorecer mudanças comportamentais.
Precisam ser feitas com intenção, concentração e sentimento. Recomenda-se que sejam repetidas sete vezes, três vezes ao dia, por ao menos 21 dias.
Entre as opções estão: “eu sou a energia do arquétipo tal em ação”, “eu sou a sabedoria do arquétipo tal”, “eu atraio um relacionamento amoroso saudável como o do arquétipo do flamingo”…. Pesquise e faça a lista de frases de acordo com as características escolhidas.
Imagens para ativar arquétipos
Observar a imagem do arquétipo com frequência pode auxiliar na jornada de expansão de consciências. São verdadeiros símbolos de poder, que podem estar na tela do celular, em quadros, na estampa da almofada, no chaveiro… O que se diz é que podem entrar no subconsciente e estimular as virtudes desejadas.
Meditações guiadas para ativar arquétipos
No YouTube e no Spotfy, estão disponíveis meditações guiadas para ativação dos arquétipos. Elas trazem imagens e frequências sonoras específicas, além de estimular a visualização. A dica é fazer todas as noites, logo antes de dormir, por, pelo menos, 21 dias.
Mandalas de ativação de arquétipo
Quer mais ideias de como ativar arquétipos? A lista também conta com mandalas de ativação. São criadas por estudiosos na área, com imagens e formas em cores personalizadas. A proposta é conectar você com sua essência e ainda ampliar seu campo com a energia escolhida.
Leia mais: simpatia da canela e oração da prosperidade.