Malu Pires Blog

6 arquétipos de flores e como ativá-los

Está em busca de mudanças de comportamentos e abertura de caminhos para novas experiências? Os arquétipos de flores podem ajudar. Acredita-se que tenham informações e alta vibração, que podem se manifestar na vida das pessoas, desde que realmente estejam dispostas a passar pelo processo e mergulhar no autoconhecimento. Preparamos um guia sobre o assunto, com dicas de ativação e explicações sobre seis opções muito utilizadas!

Qual o significado de cada tipo de flor?

Os arquétipos de flores carregam a beleza de suas formas e cores, além da força da natureza e dos ciclos da vida. Simbolizam pureza, paz, bem-estar, prosperidade, cura, amor, qualidade de vida… Portanto, são consideradas arquétipos poderosos para quem busca mudanças de vida de maneira consciente.

Mas é importante acrescentar que cada espécie traz uma informação específica mais intensa. Por isso, é importante pesquisar bem antes de escolher uma. Por exemplo, o girassol vem com a proposta de sucesso, iluminação e prosperidade, enquanto a rosa vermelha reforça a área amorosa. A espiritualidade pode ser reforçada com a flor de lótus, enquanto a orquídea tende a trabalhar o lado material, com luxo e dinheiro.

Outro ponto que não pode ser deixado de lado é que os arquétipos têm o chamado “lado sombra”, ou seja, desafios a serem superados, como ganância, egocentrismo, romantização…

O autoconhecimento é fundamental em todo o processo. A proposta é criar movimento para a vida, com abertura para aprendizados, sem se esquecer de gerenciar comportamentos.

Como ativar arquétipos de flores?

Quanto maior a interação com o arquétipo, mais experiências são possíveis. Sendo assim, envolva-se com ele em todos os momentos possíveis. Não tenha preguiça de começar. Você vai precisar estudar sobre o assunto, analisar qualidades e defeitos, observar imagens, fazer afirmações positivas, ouvir seus sons, fazer orações específicas, apostar em meditações guiadas…

Se espera um passe de mágica, está enganado! O processo pede que a pessoa saia do piloto automático e abra espaço para novas oportunidades e desafios. Caso contrário, irá barrar o poder da energia. O autoconhecimento pode auxiliar na identificação de crenças limitantes e medos, que precisarão ser encarados e superados.

O que significa o arquétipo da flor de lótus?

(Foto: Pixabay)

 

A flor de lótus traz a força do despertar espiritual. O arquétipo pode ser ativado para auxiliar na jornada pessoal em busca da expansão da consciência. Também traz o simbolismo da superação de obstáculos e da perseverança, já que nasce da lama. Carrega as energias de pureza, harmonia, sabedoria, tranquilidade e paz. Tome cuidado para não focar tanto do espiritual a ponto de esquecer do material, que também é importante para a vida.

Arquétipo da rosa

(Foto: Pixabay)

 

A rosa vermelha é o arquétipo do amor romântico. Acredita-se que tenha o poder de ativar o chakra (centro de energia) cardíaco. Pode ser usada por quem busca um(a) parceiro (a) e quer ativar paixão, sedução e carinho. Traz a energia de magnetismo pessoal. A recomendação é escolher uma imagem em que esteja aberta, porque a fechada pode diminuir a comunicação. O lado sombra pode se manifestar com egocentrismo, desequilíbrio de emoções e romantização da vida. Fique atento!

Arquétipo flor de cerejeira

(Foto: Pixabay)

 

A flor de cerejeira pode ativar a beleza feminina, o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. Traz sensação de suavidade, harmonia e prosperidade. Por outro lado, a cerejeira fica pouco tempo florida, o que pode intensificar a sensação de fragilidade da vida.

Arquétipo de flores: lírio

(Foto: Pixabay)

 

Na lista de arquétipos de flores está o lírio, que trabalha amor, paixão, felicidade e pureza. Está atrelado à magia, à religiosidade e ao misticismo, já que tem grande ligação com a fé e a devoção em diferentes religiões. As suas cores podem influenciar na energia a ser trabalha. A branca simboliza pureza, lealdade e amor incondicional; amarela; amizade que pode se transformar em romance; azul, estabilidade e confiança; rosa ou vermelha, amor, desejo e sensualidade; lilás ou roxa, pureza, matrimônio e transmutação; e laranja, amor renovado, atração e admiração. O lado sombra pode se manifestar com fuga da realidade e romantização da vida.

Arquétipo do girassol

(Foto: Pixabay)

 

Equilíbrio, sucesso e prosperidade estão ligados ao arquétipo do girassol. Trata-se de uma flor de cor quente e que está sempre voltada para o sol. Portanto, simboliza a iluminação, a alegria, o calor, a vitalidade e a energia positiva. Traz a oportunidade de brilhar na vida. Cuidado com apego ou dependência emocional, já que, na ausência do sol, as flores se viram umas para as outras.

Arquétipo da orquídea

(Foto: Pixabay)

 

A orquídea pode trazer prosperidade financeira, amor, desejo, luxo e beleza. Sua energia também engloba crescimento pessoal, desenvolvimento, poder, autoestima, realização, dinheiro, emprego, saúde, união, felicidade e prazer. Na hora da escolha da imagem, reflita também sobre a cor da planta. A vermelha está relacionada com desejo sexual; branca, amor puro; amarela, prosperidade; azul, tranquilidade e harmonia; lilás, espiritualidade e transmutação. Mas não se esqueça do seu lado sombra! Tende a vir com a sensação de superioridade, arrogância e ambição. Tente trabalhar bem a consciência para encontrar um equilíbrio.

 

Leia mais: arquétipo de animais e como ativar arquétipos.

Sair da versão mobile