Malu Pires Blog

6 cortes de cabelos curtos femininos para 2023

Está cansada de exibir o mesmo visual? Quer passar por uma transformação marcante? As variedades de cortes de cabelos curtos femininos podem ajudar na escolha. Selecionamos seis opções que estão em alta e que conquistaram a cabeça das famosas. Todas prometem ar fashion e praticidade!

Quais são os cortes de cabelos curtos femininos?

A lista de cortes de cabelos curtos femininos traz uma grande variação, prometendo agradar aos mais diferentes estilos. O curtinho tradicional, chamado de joãozinho, não sai de moda com seu aspecto simétrico. E tem também a sua versão assimétrica, conhecida como pixie, batidinha na nuca e com volume na parte superior.

O buzzcut é mais radical, raspado com máquina, deixando o fio com até 3 cm. Já o corte assimétrico traz diferenças pequenas e/ou grandes de comprimento. Tem ainda o french bob (pouco acima do queixo em base reta e com franja) e o blunt bob (comprimento entre maxilar e altura do ombro com estrutura reta de pontas desfiadas).

Como escolher os cortes de cabelos curtos?

O primeiro passo é tirar da cabeça que você tem que seguir tendências. Isso só deve acontecer se você realmente combinar com a nova proposta. Caso contrário, fuja dos modismos e pense no que valoriza o seu rosto e tipo de cabelo, respeitando o seu estilo pessoal. O importante é que você se sinta bonita e confiante com o resultado.

Com isso em mente, você pode selecionar fotos de famosas e conhecidas como inspiração. Mas lembre-se de que nunca ficará exatamente igual, porque os fios têm variações. Vale brincar com perucas e aplicativos que alteram os cortes e as colorações. Converse com um cabeleireiro de confiança sobre o assunto para que ajude na análise.

Os cortes de cabelos curtos femininos trazem o benefício da praticidade no dia a dia. E também são ótimos para períodos quentes, porque deixam o rosto e o pescoço arejados. Mas lembre-se de que precisam passar pela máquina ou tesoura com mais frequência para mantê-los. Se forem pintados, a diferença de cor da raiz ficará ainda mais evidente, o que costuma pedir retoques de tintura em intervalos maiores.

Buzzcut

Ágatha Moreira (Foto: @agathaamoreiraa/Instagram/Reprodução)

Vamos começar por uma opção para quem não tem medo de mudanças! Buzzcut é o nome dado quando se raspa com máquina, deixando até 3 cm de cabelo. O visual pode ser tanto simétrico, ou seja, com todos os fios do mesmo tamanho, quanto asismétrico, com diferença de comprimento na nuca e/ou nas laterais, criando estilizações variadas. O visual pode manter a cor natural ou ficar ainda mais ousado com platinado ou colorido (com rosa, azul, verde…).

Jada Pinkett Smith (Foto: @jadapinkettsmith/Instagram/Reprodução)

O raspado simétrico é prático. Basta lavar com xampu e deixar secar naturalmente. Mas é importante tomar cuidado quanto se expor ao sol, porque o couro cabeludo tende a ficar mais exposto. Aposte em filtro solar próprio para cabelos ou utilize boné ou chapéu.

Joãozinho

Ágatha Moreira (Foto: @agathaamoreiraa/Instagram/Reprodução)

Um dos curtinhos mais famosos é o joãozinho, que recebe esse nome pela inspiração nos cortes masculinos. Os fios têm pouco comprimento com um acabamento mais simétrico. Boa pedida para quem quer destacar o rosto e ter mais praticidade no dia a dia.

Pixie

Vanessa Giácomo (Foto: @vanessagiacomo/Instagram/Reprodução)

O pixie tem ganhado cada vez mais espaço. Conquista tanto pela praticidade quanto pela beleza. Enquanto o joãozinho é simétrico, esta opção traz assimetria, sendo mais batidinha na nuca e com o restante dos fios repicados.

Ágatha Moreira (Foto: @agathaamoreiraa/Instagram/Reprodução)

O visual pode ganhar ainda mais fashion com descoloração ou aplicação de cores variadas, como rosa, verde e azul.

Xuxa (Foto: @xuxameneghel/Instagram/Reprodução)

Os fios podem ser estilizados de maneira alinhada ou messy (bagunçada). Como você prefere?

Corte assimétrico

Fernanda Souza (Foto: @fernandasouzaoficial/Instagram/Reprodução)

A assimetria é uma das tendências mais marcantes, que promete seguir firme e forte. Deixa o curto ainda mais estiloso com as diferenças de tamanho entre os fios. O detalhe pode ser adaptado a qualquer tipo de rosto e fio, o importante é respeitar seu estilo pessoal e se sentir confiante com o resultado.

Ana Maria Braga (Foto: @anamariabragaoficial/Instagram/Reprodução)

Raspado de um lado com franjão do outro, repicado, bico… As opções são bem variadas. Reflita bastante antes de tomar a decisão final.

French bob

Vanessa Hudgens exibe french bob (Foto: @vanessahudgens/Instagram/Reprodução)

A lista de cortes de cabelos curtos femininos para 2023 não pode ficar sem o french bob! Como o nome indica, tem inspiração nas francesas, mais precisamente nas do início da década de 1920. É marcado por corte pouco acima do queixo em base reta. Costuma ser acompanhado de franja, que emoldura o rosto e deixa o pescoço à mostra, alongando-o.

Cortes de cabelo 2023: blunt bob

Lucy Hale é inspiração para blunt bob (Foto: @lucyhale/Instagram/Reprodução)

Agora, vamos de blunt bob. Trata-se de uma mistura de duas tendências: bob cut (comprimento entre maxilar e altura do ombro) e blunt cut (estrutura reta com pontas desfiadas). A aposta é versátil, porque pode ser usada lisa, com ondas, enrolada, com efeito molhado, com babyliss… Como prefere estilizar?

Manu Gavassi (Foto: @manugavassi/Instagram/Reprodução)

 

 

Leia mais: segredos de beleza de pele e cabelos e cabelos curtos com mechas.

Sair da versão mobile