A ceia de Natal vai além das tradicionais carnes e acompanhamentos e também pode incluir frutas, usadas para decorar a mesa ou serem consumidas sozinhas. Além de darem um toque especial, algumas delas também têm um significado supersticioso por trás e podem simbolizar os desejos para o próximo ano que está chegando. Não sabe qual delas usar? Preparamos uma lista das principais frutas para a ceia de Natal. Confira!
Romã – frutas para a ceia de Natal
A romã é uma fruta exótica caracterizada pela casca dura e grossa, geralmente vermelha, e seu interior repleto de sementes. Com safra em dezembro, é uma das frutas mais utilizadas no Natal. Não apenas pela cor, que a torna perfeita para decorar as mesas, mas também pelo significado místico que carrega.
Na decoração, a romã pode ser incluída em enfeites de centro de mesa, arranjos florais e ao redor de velas decorativas. Já no aspecto gastronômico, a fruta pode ser consumida sozinha. Inclusive, suas sementes têm um significado místico relacionado a isso.
Para atrair dinheiro e prosperidade para o próximo ano, há uma simpatia cuja origem não se sabe ao certo, e que envolve comer as sementes do fruto. De acordo com o astrólogo João Bidu, deve-se separar 9 sementes da fruta e fazer uma oração, oferecendo-as aos três Reis Magos. Em seguida, guarde-as na carteira. Pegue mais 3 e engula. As três que restaram, jogue para trás, mentalizando cada um dos desejos para o próximo ano.
Ameixa
A ameixa é uma fruta de polpa suculenta e sabor doce, geralmente redonda e com uma única semente no centro, e que oferece variedades em cor, tamanho e sabor. O auge da safra é entre dezembro e fevereiro.
Assim como o romã, as ameixas também podem ser consumidas sozinhas na ceia de Natal – há também a versão seca dessas frutas, que costuma ser incluída em alguns pratos típicos natalinos. Já na decoração, podem fazer parte de arranjos de mesa junto a outras frutas.
Embora seja uma fruta popular nessa época do ano, não há superstições ou simpatias relacionadas às ameixas.
Frutas para a ceia de Natal incluem lichia
A lichia é uma fruta de casca vermelha ou cor-de-rosa e polpa branca, com uma única semente grande no centro, colhida em outubro. Ela pode ser consumida in natura, em saladas de frutas, sucos ou sobremesas.
Na ceia de Natal, a lichia fresca pode ser servida sozinha como uma entrada leve ou aperitivo, e pode ser acompanhada de queijos suaves ou presunto parma para criar uma combinação agridoce. No Brasil, a lichia é conhecida como a “fruta natalina”, principalmente pela estética, que combina bastante com a decoração dessa época do ano.
Figo é uma das frutas para a ceia de Natal
Outra opção clássica entre as frutas para a ceia de natal é o figo, que pode ser combinado com queijos em tábuas de aperitivos, criando uma mistura sofisticada para enganar o estômago enquanto a esperada refeição não sai.
Já para quem deseja incluir os figos na decoração, além dos tradicionais centros de mesa, essas frutas podem ser amarradas em fitas que prendem os guardanapos de cada prato, como uma decoração individual para os convidados.
Na Bíblia, o figo representa prosperidade e segurança, pois, desde os tempos antigos, a figueira é considerada uma árvore de frutos nutritivos e econômicos.
Cereja
As cerejas são frutas de sabor agridoce e são frequentemente consumidas frescas. Podem ser servidas como aperitivos, sozinhas, ou combinadas em tábuas de queijos. São também opções para serem usadas como guarnição em pratos principais ou como decoração para sobremesas, e até mesmo para a mesa, como enfeites.
Por serem da cor vermelha, as cerejas remetem não só ao Natal, mas também ao romantismo. São ótimas escolhas para quem deseja atrair um novo amor em 2024.
Damasco
O damasco pode ser consumido fresco, seco ou em compotas. Na ceia natalina, a fruta pode ser combinada com queijo brie, camembert ou queijo azul, ou servida como entrada, incluindo em saladas de folhas verdes e nozes. Para quem quiser comê-lo sozinho, basta limpá-lo, cortá-lo ao meio e remover o caroço. Ele atinge o auge da safra entre dezembro e março.
Além de ser consumido sozinho, o damasco também é uma excelente opção para ser utilizado em drinks, como margarita, mojito, gin, entre outros, além de bebidas não alcoólicas.
Na parte de decoração, os damascos podem compor arranjos florais e enfeitar pratos e bandejas natalinas.
Pêssego
O pêssego é uma fruta de polpa suculenta, sabor doce e aroma característico, que pode ser consumido in natura na ceia de Natal. Os pêssegos frescos geralmente são servidos cortados em fatias ou metades, em uma travessa, como aperitivos, ou preparados em compotas para servir como acompanhamento para queijos.
Na decoração, eles podem acompanhar outras frutas e folhas em centros de mesa, arranjos florais, ao redor dos pratos ou como caminhos de mesa, intercalados com velas. A fruta atinge o auge da safra em setembro e se estende até o final do ano.
Melancia é uma das frutas para a ceia de Natal
Por fim, outra fruta que não pode faltar na ceia de Natal é a melancia. Com o auge da safra no final do ano, ela é uma opção refrescante, já que é composta principalmente de água, ideal para o caso de estar fazendo calor no momento da ceia.
Além de ser servida sozinha, a melancia pode compor a salada de frutas ou até mesmo espetinhos, cortada em pedaços, tornando-se não só uma opção de aperitivo, mas também uma decoração para a mesa, servindo como enfeites comestíveis.
A melancia é mais uma das frutas de cor vermelha, remetendo ao Natal. O verde da casca também pode ser combinado com o restante da decoração.
Aprenda a Oração da Véspera de Natal e unhas de Natal decoradas