Malu Chapéus – Blog

8 arquétipos para mudança de vida e como ativá-los

Sua vida está travada e gostaria de receber novas oportunidades? Os arquétipos para mudança de vida podem auxiliar no processo de transformação de comportamento. O que se diz é que têm informações e energias capazes de influenciar as pessoas. Preparamos um guia sobre o assunto, com dicas de ativação e explicações sobre oito  opções muito utilizadas!

Qual melhor arquétipo para mudança?

Não existe um arquétipo mais forte ou melhor que outro. Tudo depende do que você busca neste momento de vida. É preciso mergulhar no autoconhecimento e analisar bem as qualidades e desafios (lado sombra) de cada um, até conseguir chegar a uma escolha acertiva.

Por exemplo, você quer mudanças rápidas e drásticas? Pode investir no “salto de fé” do grilo ou no processo de “morte e novo ciclo” do caixão. Mas será preciso preparo emocional para lidar com os desapegos necessários. Relacionamentos, empregos e zona de conforto poderão cair por terra rapidamente.

Quem prefere um processo mais lento, para haver tempo de assimilação e trabalho interno, pode ter como opção a borboleta ou o navio. Mesmo assim, questões emocionais podem vir à tona várias vezes, porque o tempo de espera tende a ser mais longo.

Como ativar arquétipos para mudança de vida?

A dica é se envolver o máximo possível com o arquétipo. Espalhe imagens (casa, computador, celular, carro), estude os comportamentos, faça meditações específicas, visualize seus sonhos se manifestando, mantenha o hábito de repetir afirmações positivas…

Também é importante ter calma, porque não se trata de um passe de mágica. Os comportamentos vão se manifestando aos poucos e é preciso estar aberto para lidar com as novidades, caso contrário as manifestações podem ser barradas.

Arquétipo do grilo

(Foto: Pixabay)

 

O grilo representa o salta de fé no escuro. Traz a certeza de que o “chão” surgirá para o pouso, mas antes é preciso se lançar no novo. Pode trazer mudanças muito grandes e, por isso, é importante trabalhar o autoconhecimento para conseguir lidar com “perdas” e desapegos. O arquétipo traz a energia de boa sorte, oportunidades, providência divina e bem-aventurança. O lado sombra pode se manifestar com a dificuldade de permanecer em lugares, empregos e relacionamentos, querendo aventuras e experiências novas o tempo todo.

Arquétipos para mudança de vida: cobra

(Foto: Pixabay)

 

A troca de pele da cobra traz a frequência da transmutação, da renovação, do crescimento, da cura e da mudança. Representa os ciclos da vida e a importância de deixar o passado para trás para seguir em frente. O lado sombra pode se manifestar como agressividade e/ou dor no processo de transformação, com muita turbulência emocional e mental para eliminar as crenças limitantes. É importante respeitar o seu tempo para assimilar o que for necessário, sem tentar acelerar para não haver sobrecarga.

Arquétipo do caixão

(Foto: Pixabay)

 

A primeira impressão do caixão pode ser negativa, mas não é a realidade. Fala sobre o ciclo natural, com começos e finalizações. Se você precisa eliminar padrões negativos e crenças limitantes, o arquétipo pode trazer a energia necessária para um novo momento, seja físico, emocional ou mental. Uma possibilidade de lado sombra é o incômodo para “enterrar” certos assuntos e a dificuldade de aceitação de que algo precisa acabar para que outros caminhos se manifestem. O desapego precisa ser trabalhado com intensidade.

Arquétipo da borboleta

(Foto: Pixabay)

 

A borboleta representa sorte, beleza e liberdade. Seu arquétipo está relacionado fortemente com mudanças e ciclos da vida. Mas o processo tende a ser lento, seguindo os passos da lagarta para se transformar em borboleta. É preciso aceitar as mudanças, respeitar o seu tempo pessoal para incorporá-las para, então, poder “voar” pela vida com leveza.

Arquétipo da flor de lótus

(Foto: Pixabay)

 

A flor de lótus nasce da lama e, por isso, vem com a energia de superação de obstáculos. O arquétipo representa a jornada pessoal em busca da expansão da consciência, que pede por mudanças e movimento. Perseverança, pureza, renascimento e purificação também fazem parte da lista de simbolismo. Para haver crescimento, é preciso acessar o “lado sombra” e trabalhá-lo de maneira consciente. O cuidado deve ser com o equilíbrio emocional para realizar esse processo.

Arquétipo da chave

(Foto: Pixabay)

 

O arquétipo da chave pode abrir portas para diferentes possibilidades. Portanto, é muito indicado para quem quer manifestar mudanças. Pode trazer conquista, poder, novidade e crescimento. Mas é preciso trabalhar o desconforto de fechar algumas portas e desapegar do passado.

Arquétipo da fênix

(Foto: Pixabay)

 

A fênix renasce das cinzas. Portanto, é um forte arquétipo de renascimento, triunfo da vida, recomeços e mudanças. Simboliza esperança, ciclos da vida, força e coragem para enfrentar os obstáculos. O lado sombra pode se manifestar com instabilidade e dificuldade em aceitar perdas repentinas.

Arquétipos para mudança de vida: navio

(Foto: Pixabay)

 

O navio traz o simbolismo da mudança lenta. Trata-se de um processo para estimular a criatividade, a coragem e a adaptação.⁣ Quando o assunto é lado sombra, as possibilidades são instabilidades emocionais e incertezas diante das oportunidades que poderão surgir.

 

Leia mais: arquétipos para amor e arquétipos para estudo.