Lembranças ou emoções negativas podem travar a vida e prejudicar o bem-estar. Para harmonizar a energia pessoal e acalmar o coração, uma das indicações é investir em oração do perdão. Selecionamos cinco opções que podem ajudar no processo de limpeza da dor e do ressentimento.
Para que serve a oração do perdão?
A repetição do conjunto de frases busca a libertação das mágoas que prejudicam a qualidade de vida. Vale tanto para perdoar alguém quanto a si mesmo por algo que tenha feito e se arrependido.
A oração do perdão é um passo importante para trilhar caminhos em busca do equilíbrio e da paz. Funciona apenas se o desejo de mudança de sentimento for real.
Oração do Perdão
“Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham a minha evolução, dedicarei alguns minutos para perdoar.
A partir deste momento, eu perdoo todas as pessoas que de alguma forma me injuriaram, me prejudicaram ou me causaram dificuldades desnecessárias.
Perdoo sinceramente quem me rejeitou, me odiou, me abandonou, me traiu, me ridicularizou, me humilhou, me amedrontou, me iludiu.
Perdoo especialmente quem me provocou até que eu perdesse a paciência e reagisse violentamente, para depois me fazer sentir vergonha, remorso e culpa inadequada.
Reconheço que também fui responsável pelas agressões que recebi, pois várias vezes confiei em indivíduos negativos, permiti que me fizessem de bobo e descarregassem sobre mim seu mau caráter.
Por longos anos suportei maus tratos, humilhações, perdendo tempo e energia, na tentativa inútil de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas.
Já estou livre da necessidade compulsiva de sofrer e livre da obrigação de conviver com indivíduos e ambientes tóxicos.
Iniciei agora uma nova etapa de minha vida, em companhia de gente amiga, sadia e competente.
Queremos compartilhar sentimentos nobres, enquanto trabalhamos pelo progresso de todos nós.
Jamais voltarei a me queixar, falando sobre mágoas e pessoas negativas.
Se por acaso pensar nelas, lembrarei que já estão perdoadas e descartadas de minha vida íntima definitivamente.
Agradeço pelas dificuldades que essas pessoas me causaram, por isso me ajudou a sair do nível comum ao nível espiritualizado em que estou agora.
Quando me lembrar das pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas boas qualidades e pedirei ao Criador que as perdoe também, evitando que elas sejam castigadas pela lei de causa e efeito, nesta vida ou em futuras.
Dou razão a todas as pessoas que rejeitaram o meu amor e minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito que assiste a cada um me repelir, não me corresponder e me afastar de suas vidas.
Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas a quem, de alguma forma, consciente ou inconscientemente, eu ofendi, injuriei, prejudiquei ou desagradei.
Analisando e fazendo julgamento de tudo que realizei ao longo de toda a minha vida, vejo que o valor de minhas boas ações é suficiente para pagar todas as minhas dívidas e resgatar todas as minhas culpas, deixando um saldo positivo a meu favor.
Sinto-me em paz com minha consciência e de cabeça erguida respiro profundamente, prendo o ar e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao Eu Superior.
Ao relaxar, minhas sensações revelam que este contato foi estabelecido.
Agora, dirijo uma mensagem de fé ao meu Eu Superior, pedindo orientação, proteção e ajuda, para a realização, em ritmo acelerado, de um projeto muito importante que estou mentalizando e para o qual já estou trabalhando com dedicação e amor.
Agradeço, de todo o coração, a todas as pessoas que me ajudaram e comprometo-me a retribuir trabalhando para o bem do próximo, atuando como agente catalisador do entusiasmo, da prosperidade e da auto realização.
Tudo farei em harmonia com as leis da natureza e com a permissão do nosso Criador eterno, infinito, indescritível que eu, intuitivamente, sinto como o único poder real, atuante dentro e fora de mim.
Assim seja, assim é e assim será.
Assim Seja
Amém!”
Fonte: site Oração & Fé
Oração do perdão de Chico Xavier
“Senhor Jesus!
Ensina-nos a perdoar, conforme nos perdoaste e nos perdoas, a cada passo da vida.
Auxilia-nos a compreender que o perdão é o poder capaz de extinguir o mal.
Induze-nos a reconhecer nos irmãos que a treva infelicita filhos de Deus, tanto quanto nós, e que nos cabe a obrigação de interpretá-los na condição de doentes, necessitados de assistência e de amor.
Senhor Jesus, sempre que nos sintamos vítimas das atitudes de alguém, faze-nos entender que também somos suscetíveis de erros e que, por isso mesmo, as faltas alheias poderiam ser nossas.
Senhor, sabemos o que seja o perdão das ofensas, mas compadece-te de nós e ensina-nos a praticá-lo.
Assim seja!”
Oração do perdão da Seicho-No-Ie
Seicho-No-Ie é uma filosofia de vida criada no Japão, em 1930, por Masaharu Taniguchi. “Quando não se alcança o almejado apesar de orar fervorosamente, às vezes há uma causa mental oculta: não se perdoou a alguma pessoa. Quando odiamos alguém, esse ódio se infiltra em nosso subconsciente e, mesmo que o esqueçamos no consciente, ele continua latente. Tendo ódio no subconsciente, a oração torna-se inútil, ainda que seja fervorosa. Portanto, é necessário, antes de orar por algo, fazer oração de perdão. Quem perdoa é perdoado”, afirma o site da organização.
“Eu o(a) perdoei e você me perdoou
eu e você somos um só perante Deus.
Eu o(a) amo e você me ama também;
eu e você somos um só perante Deus.
Eu lhe agradeço e você me agradece.
Obrigado, obrigado, obrigado…
Não existe mais nenhum ressentimento entre nós.
Oro sinceramente pela sua felicidade.
Seja cada vez mais feliz…
Deus o(a) perdoa,
portanto eu também o(a) perdoo.
Já perdoei a todas as pessoas
e acolho a todas elas com o Amor de Deus.
Da mesma forma, Deus me perdoa os erros
e me acolhe com Seu imenso amor.
O Amor, a Paz e a Harmonia de Deus
envolvem a mim e o outro.
Eu o amo e ele me ama.
Eu o compreendo e ele me compreende.
Entre nós não há mal-entendido algum.
Quem ama não odeia,
não vê defeito, não guarda rancor.
Amar é compreender o outro e não
exigir o impossível.
Deus o(a) perdoa.
Portanto, também o(a) perdoo.
Através da divindade da Seicho-No-Ie,
perdoo e envio-lhe ondas de amor.
Eu amo você.”
Fonte: livro “Minhas Orações”, de Masaharu Taniguchi
Oração do perdão para fazer por 21 dias
Acredita-se que são necessários 21 dias para mudar um hábito. Por isso, muitas orações pedem essa quantidade de repetições.
“Eu (nome) perdoo a mim mesmo (a) e reconheço a responsabilidade pela limpeza. Eu entrego, aceito, confio e agradeço ao Divino Criador, a limpeza em mim de memórias indesejáveis, que compartilho com a minha família, meus parentes e ancestrais, libertando assim a mim mesma, a minha família, os meus parentes e ancestrais, a luz Divina me preenche, onde havia mágoa, eu me perdoo e me liberto, eu perdoo a minha família, meus parentes e ancestrais. eu os liberto, eu não sei como isso acontece, mas neste momento, estamos na Paz, na Harmonia e o Amor está dissolvendo agora, no tempo e no espaço, qualquer mágoa, raiva ou dor provocada por mim em minha família, parentes e ancestrais. eu os liberto, eu não sei como isso acontece, mas me sinto plenamente realizado (a) e abençoado (a). Eu (nome), minha família, parentes e ancestrais, neste momento, pela força do Divino Criador, pai, mãe, filho, todos em um, estamos livres e na Paz, e que todos os seres humanos fiquem na Paz. Eu sinto muito, Me perdoe, Eu te amo, Gratidão.”
Fonte: Autoconhecimento e Prosperidade – Medium
Ho’oponopono: Pratica havaiana do perdão
“Sinto muito”, “Por favor, me perdoe”, “Sou Grato” e “Eu te amo” são as quatro frases do Ho’oponopono. Trata-se de uma prática havaiana antiga, com objetivo de limpeza e perdão. A repetição, compreensão e absorção das mensagens dos mantras são essenciais. Recomenda-se falar 108 vezes as quatro afirmações, diariamente. Para ajudar, pode-se utilizar um japamala (cordão com 108 contas) ou acompanhar um vídeo, como este abaixo:
E aí, gostou das sugestões de oração do perdão? Qual é a sua preferida? Confira também nossas dicas de moda!