Passa por algum problema de garganta? A oração de São Brás é conhecida por trazer auxílio para restabelecer a saúde e conceder forças para seguir os tratamentos necessários. Recomenda-se que a leitura seja feita de maneira consciente, nunca no modo automático, e com muita fé e gratidão no coração.
São Brás bênção da garganta?
São Brás foi um mártir e bispo que viveu entre o séculos III e IV, na Armênia. É conhecido como protetor contra os males da garganta por causa de um milagre atribuído a ele. Conta-se que uma mãe desesperada pediu sua ajuda, porque o filho estava quase morrendo engasgado com um espinho. O religioso olhou para o céu, rezou e fez o sinal da cruz na garganta do garoto, obtendo a salvação.
É por isso que, quando uma pessoa engasga, muitas pessoas dizem “São Brás te proteja” ou apenas “São Brás”. Na igreja, a bênção é dada ao se cruzar duas velas em frente à garganta dos fiéis. Confira uma oração de São Brás:
“Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores a Deus. Amém.”
Oração São Brás garganta
“Senhor, pelos méritos de São Brás, peço-Vos por minha saúde e, especialmente, que me liberteis dos males da garganta. Rogo-Vos, também, por minha vida espiritual. Liberta-me da preguiça na oração, pois é a única maneira de manter-me sempre unido a Ti. Por Cristo nosso Senhor. Amém!”
Qual é a oração de São Brás?
“Ó bem-aventurado São Brás, que recebeste de Deus o poder de proteger os homens contra as doenças da garganta e outros males, afastai de mim a doença que me aflige.
(Faça seu pedido)
Conservai a minha garganta sã e perfeita para que eu possa falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. Com a graça de Deus e com a Vossa ajuda, prometo esforçar-me, ó glorioso Mártir São Brás, para que a fala que sair da minha garganta seja sempre:
De verdade e não de mentira;
De justiça e não de calúnia;
De bondade e não de aspereza;
De compreensão e não de intransigência;
De perdão e não de condenação;
De desculpa e não de acusação;
De respeito e não de desacato;
De conciliação e não de intriga;
De calma e não de irritação;
De desapego e não de egoísmo;
De edificação e não de escândalo;
De ânimo e não de derrotismo;
De conformidade e não de lamúrias;
De amor e não de ódio;
De alegria e não de tristeza;
De fé e não de descrença;
De esperança e não de desespero.
São Brás, intercedei diante de Deus por mim, por minha família e por todos os que sofrem dos males da garganta. Que por nossas palavras possamos bendizer a Deus e cantar os seus louvores.
São Brás, rogai por nós! (3 x)
Ó Deus, por intercessão de São Brás bispo e mártir, nos livre dos males da garganta e de toda e qualquer doença. Amém.”
Fonte: Padre Reginaldo Manzotti
Oração São Brás – garanta novena
A novena é um ritual de oração que deve ser repetido por nove dias seguidos. Procure por um local tranquilo, respire profundamente para se conectar com o momento presente, agradeça pela vida e faça as orações com seus pedidos em mente, incluindo proteção, bênçãos e saúde.
Oração inicial: “Poderoso e eterno Senhor, com fé revivida, chamo Vossa Divina Majestade, prostrado a vossos pés invoco com filial confiança na Vossa bondade e misericórdia: iluminai a minha escuridão do meu intelecto com os raios de Vossa luz e inflamai meu coração com o seu fogo divino, de modo que eu possa ao menos tentar imitar as virtudes e os méritos do Santo, que em sua honra eu faço esta novena e a seu exemplo procure seguir como ele a vida de Vosso divino Filho para Vossa maior glória e salvação de minha alma. Amém.”
Oração em homenagem a São Brás: “Ó Deus, nos proteja através da intercessão do Vosso santo Bispo e mártir, São Brás, de todos os males da alma e do corpo especialmente os males da garganta e nos dê a graça de fazer uma boa confissão na confiança, na esperança de obter o Vosso perdão e para sempre louvar o Vosso santo nome. Tudo isto através de Vosso filho Jesus Cristo nosso Rei. Amém.”
Invocação a São Brás: “São Brás, gracioso benfeitor da humanidade e fiel servo de Deus, e que pelo Seu amor sofreu muitas torturas com paciência e resignação, eu invoco sua poderosa proteção meu querido São Brás. Preservai-me dos males da alma e do corpo.
Por sua graça e pelos seus méritos Deus lhe deu o dom de uma graça especial para ajudar aqueles que sofrem dos males de garganta, assim me proteja desses males de modo que eu possa cumprir com os meus deveres e com a ajuda e a graça do Senhor praticar boas ações. Eu invoco sua especial ajuda como médico de almas, de modo que eu possa me confessar piamente e verdadeiramente merecer o santo sacramento da Penitência e obter o perdão.
Eu recomendo Tua misericordiosa intercessão também aqueles que desafortunadamente esconderam seus pecados em uma falsa confissão e peço que obtenhas a especial graça para que eles se confessem e se acusem com sinceridade, com contrição e consigam fazer uma Santa Comunhão.
E que recebam o perdão de todos os pecados já cometidos e escondidos com confissões e comunhões sacrílegas feitas até esta hora. Sejam também perdoados e que eles recebam o perdão do Senhor e a remissão do castigo eterno. Amém.”
Oração final: “Meu Deus e meu Senhor, eu ofereço a Vós meu pedido em união com a Paixão de Jesus Cristo Vosso Filho, junto com os méritos da Sua Imaculada Mãe, Maria, sempre Virgem, e todos os santos, particularmente o Santo Ajudante Brás, em cuja honra eu faço esta novena. Olhai para mim Senhor caritativo. Derrame sobre mim a Vossa graça e o Vosso amor e graciosamente dignai-vos a atender as minhas preces. Amém.”
Leia mais: oração de Nossa Senhora Aparecida, oração de Santa Terezinha das Rosas e oração de Nossa Senhora da Cabeça.