A correria e a tensão do dia a dia podem levar a vários problemas, tanto físicos quanto psicológicos. As práticas que aliam corpo e mente abrem espaço para o merecido e necessário relaxamento. Se você acha que não consegue, está enganado. A Yoga para iniciantes apresenta opções de posturas, respirações conscientes e meditação que podem trazer uma série de benefícios.
Se não for possível ir a uma escola, saiba que muitos instrutores oferecem vídeos gratuitos no YouTube, com aulas a partir de 10 minutos. Basta seguir o passo a passo, sempre respeitando os limites do seu corpo. Deixe a preguiça de lado e fuja do sedentarismo!
Quais são os benefícios da Yoga?
Trata-se de uma filosofia de vida, que vai muito além de posturas e meditação. Surgiu na Índia há mais de 5 mil anos e tem como objetivo integrar corpo, mente e espírito. A palavra vem do sânscrito e significa união, integração.
A Yoga é composta de oito partes: Yamas (disciplina externa), Nyamas (disciplina interna), Asanas (posturas), Pranayama (controle da respiração), Pratyahara (abstração dos sentidos), Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e Samadhi (integração). Veja a lista de benefícios:
- Diminuição da ansiedade
- Redução do estresse
- Melhora na qualidade do sono
- Alongamento
- Fortalecimento muscular
- Melhora na postura
- Aumento da autoestima
- Acalma a mente
- Melhor controle das emoções
- Melhora na concentração
- Alívio de dores
- Favorece o funcionamento dos órgãos e das glândulas
Como iniciar a prática de Yoga?
Convencido da importância do autocuidado? Então, o primeiro (e importante) passo foi dado. Chegou finalmente a hora de entrar em ação! Confira o roteiro para começar a integrar a atividade ao seu dia a dia:
- Estabeleça uma rotina que permita a prática regular de Yoga
- Evite se alimentar antes da prática
- Vista roupa confortável e apropriada, que não impeça os movimentos completos
- Adquira um mat (tapete de Yoga que as mãos e os pés escorreguem durante a prática)
- Siga as recomendações de um especialista (se for fazer em casa, acompanhe aulas online de instrutores reconhecidos)
- Respeite seus limites para evitar lesões
- Não pule a etapa de meditação e nem se esqueça de manter a respiração consciente
- Não desanime, os progressos e resultados podem ser notados aos poucos
“Sempre escute seu corpo e respeite seus limites. Você é responsável pela integridade do seu corpo. Vá somente até onde se sinta confortável. Para praticar com segurança, é indicado fazer uma avaliação médica e uma avaliação postural fisioterápica antes. Em casos de hipertensão, problemas cardíacos e na coluna, hérnia de disco, hérnia inguinal ou problemas similares é indicado acompanhamento médico para a sua prática”, alertou a instrutora Raissa Zoccal, do canal do YouTube Yoga Mudra.
Posições de Yoga para iniciantes
No YouTube, a instrutora Pri Leite apresenta uma sequência de 10 minutos para quem quer começar a praticar. “Aula simples, rápida, de posturas básicas para ajudar a acalmar a mente, abrir o coração, alongar a coluna e massagear os órgãos internos”, disse.
Fortalecer a coluna de forma saudável, alongar os quadris profundamente e relaxar são os objetivos da próxima aula da Pri Leite. Os movimentos são todos executados com o aluno deitado no chão:
As posturas para iniciantes podem ser praticadas até na cama, ao acordar ou antes de ir dormir! Essa é a proposta da Babi Rezende, numa aula de 10 minutos. Confira o passo a passo:
“Série rápida para realizar qualquer dia, especialmente naqueles que você ficou muito tempo sentado, trabalhando, dirigindo ou viajando.” Sugestão da Raissa Zoccal:
Você não é nada flexível e, por isso, pensa que não está apto para lançar mão da técnica milenar? Está totalmente enganado! A Yoga ajuda a promover a desejada e importante flexibilidade. Vá com calma, respeite o seu corpo. Os benefícios vão surgindo aos poucos. Siga a sequência criada pela Fernanda Rayol:
O ciclo menstrual costuma trazer desconfortos, como cólica, dores de cabeça e irritabilidade. A Yoga para iniciantes pode proporcionar alívio também para essas questões. As dicas são da Babi Rezende:
Quer uma aula de Yoga para iniciantes um pouco mais desafiadora? Fernanda Rayol sugere uma de 34 minutos, com mais ritmo entre as posturas: “bem completa, com foco em flexibilidade, força e equilíbrio”. Prepare-se:
Fernanda Rayol criou uma série de vídeos de Yoga para iniciantes. Em um deles, fala sobre o poder que a respiração consciente tem sobre o corpo durante a prática e como respirar em diversas situações durante as aulas. O aprendizado pode ser transferido para o dia a dia, ajudando a acalmar em momentos desafiadores e de estresse. Aprenda as técnicas:
A meditação faz parte da Yoga e busca promover o relaxamento e ampliar o autoconhecimento. Ela traz a consciência para o momento presente, afastando preocupações com o futuro e incômodos referentes ao passado. Os iniciantes podem e devem reservar um tempo do dia para aquietar o corpo e a mente. Ricardo Mitra, do canal Yoga Para Você, oferece uma meditação guiada de 15 minutos no vídeo abaixo: