Celebrada no dia 11 de agosto, ela é protetora dos deficientes visuais, das lavadeiras, dos vidraceiros e dos profissionais da televisão. A novena de Santa Clara é uma oportunidade de promover limpeza espiritual, atrair proteção e fazer um pedido por uma graça.
Como fazer uma novena para Santa Clara?
O primeiro passo para a novena de Santa Clara é encontrar um local tranquilo, onde não será interrompido. Se quiser, pode acender vela e/ou incenso para auxiliar na conexão espiritual. Sente-se de maneira confortável e faça respirações profundas com o intuito de acalmar a mente e o corpo. Leia a oração inicial e continue com a indicada para o dia (são nove dias). Permaneça um tempo em silêncio, meditando, e acrescente um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória. A última parte é a oração final. O seu pedido deve ser feito nos momentos indicados pelo texto, com fé e gratidão!
Oração inicial:
“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Oh! amável Santa Clara, por teu amor à infância de Jesus. Alcança-nos a proteção sobre nossa família;
Por teu amor à paixão de Jesus, alcança-nos força e coragem na provação. Por teu amor à Igreja, alcança-nos a Fé, a Esperança e a Caridade. Por teu Amor aos irmãos, alcança-nos a graça que vos pedimos (diga a graça que deseja)…
Por teu amor a oração, alcança-nos o desejo de “Estar” com o Senhor. Por teu amor à pobreza, alcança-nos desprender-nos dos vícios e pecados. Por tua Santa Morte, alcança-nos também a nós, uma vida e morte santas nas mãos da Virgem Maria. Amém.”
Primeiro dia:
“Clara nasceu num lar católico, nobre e rico, onde aprendeu a fidelidade ao santo batismo e à busca sincera da vocação, do lugar que Deus lhe destinava no seu Reino (1194 Assis- Itália).
(Meditação, Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória)
Segundo dia:
“Pelas mãos de São Francisco, Clara se consagra toda ao seguimento do Cristo pobre do presépio e da Cruz, vivendo em fraternidade, com Inês, sua irmã (santa) e muitas jovens e senhoras do seu tempo (1212). Pobreza rica de boas obras!”
(Meditação, Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória)
Terceiro dia:
“A santa e pura amizade entre clara e Francisco gerou Ordem das Clarissas, encanto para Igreja em todo o mundo e fonte de bênçãos para humanidade sofredora e pecadora.”
(Meditação, Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória)
Quarto dia:
“Clara e suas Irmãs mergulharam no silêncio da oração, da contemplação, na busca da voz do criador e Pai, na terra, nas plantas e flores, nos animais, nos homens e nas mulheres, imagens de Deus, nos astros, descobrindo irmãos, irmãs, em Cristo Jesus.”
(Meditação, Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória)
Quinto dia:
Seráfica adoradora de Jesus Eucaristia, em cada Missa ela celebra a reconciliação da criação, mergulhada no pecado, com o Pai criador e aprende a doar-se até a morte no serviço à igreja e às Irmãs e aos Irmãos em geral, no amor do Espírito Santo. Plena comunhão com Deus e os irmãos!
(Meditação, Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória)
Sexto dia:
“Dona de grande casa, Mãe extremada de todas as clarissas, imitando a Maria, ela se coloca, atenta e carinhosa, a serviço de todas, especialmente das mais doentes e sofredoras, conduzindo-as, segura, ao mistério redentor do Calvário.”
(Meditação, Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória)
Sétimo dia:
“Foi com Jesus-Eucaristia nas mãos enfraquecidas pela doença, que clara, em confiante oração, salvou seu Mosteiro e libertou a cidade de Assis do assalto de violentos saqueadores. Como a nos indicar por onde é que poderemos livrar o mundo atual de tanta violência e perversidade (1240).”
(Meditação, Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória)
Oitavo dia:
“Enferma e acamada, viu seu intenso desejo de celebrar o Natal plenamente satisfeito, vendo de longe (tele-vendo) a celebração eucarística do nascimento do Salvador (1241). Daí ser ela a Padroeira da TV, hoje, tão carente do espírito de Clara e Francisco. Urge acioná-la de longe, com muita oração.”
(Meditação, Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória)
Nono dia:
“Para Clara, a morte aconteceu como algo longamente esperado e preparado: alegre, agradeceu ao criador o dom da vida, que ela soube tão bem valorizar e adornar de preciosas virtudes (11.8.1253).”
(Meditação, Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória)
Oração final:
“Minha querida Santa Clara, que seguistes de perto São Francisco, na vida de pobreza e no amor a Deus e ao próximo, olhai carinhosa para o mundo de hoje, tão necessitado de vossa proteção. Ouvi meu pedido e concedei-me a graça que vos peço, com confiança.
Como verdadeiro necessitado, rogo-vos que me alcanceis de Cristo a saúde espiritual e corporal, para mim e meus familiares. Sobretudo peço vossa ajuda para o problema que me aflige. (diga a graça que deseja). Atendei-me, Santa Clara, pela força que tendes junto a Deus e pela fé que me faz buscar vossa proteção. Amém.”
Fonte: Rosário Perpétuo
Leia mais: como fazer promessa a Nossa Senhora Aparecida, novena de Sagrado Coração de Jesus e novena de São Bento.