Muitas mulheres gostam de mudar de visual tanto para elevar a autoestima quanto para marcar uma nova fase da vida. Uma das apostas fortes do momento são os tons de ruivo para cabelo. Há opções para todos os estilos, das mais naturais às mais vibrantes e nada discretas. Ficou interessada? Preparamos um guia completo, com dicas e 25 sugestões de fotos para se inspirar!
Como pintar tons de ruivo?
É importante saber que o processo pede vários cuidados, antes, durante e depois. Confira:
- Aposte em um cabeleireiro de confiança para evitar “sustos” e arrependimentos. Leve fotos como referência, mas saiba que nunca fica exatamente igual, por conta das características individuais dos fios.
- É importante que a saúde das madeixas seja avaliada. Se não estiverem fortes, podem não aguentar o processo químico e acabar com aspecto quebradiço e sem vida.
- No salão, deve ser feito um teste de mecha para garantir que você não tem alergia ao produto que será utilizado.
- Se o seu cabelo é escuro e quer um ruivo claro, tenha em mente que terá que passar por um processo de descoloração. Só então é aplicada a tintura na cor final escolhida.
- Caso os fios estejam com outra tintura, é preciso lançar mão da decapagem, que remove a coloração artificial.
- Ruivo claro pede descoloração intensa, enquanto o mais escuro pode ser aplicado em uma base amarelada ou até castanha.
- Está com receio de que o resultado fique muito intenso? Vá aos poucos, então! Aposte em algumas mechas, em efeito ombré… Com o tempo, pode pintar tudo por igual, se curtir o estilo.
Como cuidar dos tons de ruivo
Com o visual novo, chegou a hora do autocuidado para que o resultado dure o máximo possível. Não relaxe, porque pode se arrepender aos notar cabelo desbotado e ressecado.
- Use xampus e condicionadores próprios para cabelos coloridos, que podem ajudar a prolongar a cor.
- Não descuide da hidratação. Isso vale tanto para a ingestão de água quanto para a aplicação semanal de máscaras capilares em casa.
- Secador, chapinha e babyliss podem deixar os fios mais ressecados e ainda levar ao desbotamento da cor. Use-os com moderação, sempre aplicando protetor térmico antes.
- Os tons de ruivo podem desbotar mais rápido e, por isso, pedem retoques com mais frequência.
- Efeito ombré (do meio do comprimento para as pontas) tem manutenção mais espaçada que uma coloração feita desde a raiz.
- Lavar os fios todos os dias pode fazer com que a cor desbote mais rápido. Lembre-se que o cabelo passou por um processo de descoloração e, assim, a oleosidade não será tão intensa quanto antes, permitindo lavagens, no mínimo, em dias alternados.
Quais são os tons de ruivo?
A variação é grande. Passa por vermelho, vinho, cobre e laranja. O aspecto mais natural é encontrado no chamado strawberry blonde, cuja tradução literal é “loiro morango”. Veja a lista
- Vermelho fantasia
- Laranja fantasia
- Vinho (burgundy, marsala…)
- Vermelho-cereja
- Cobre avermelhado
- Cobre escuro
- Cobre médio
- Cobre claro
- Cobre claríssimo (strawberry blonde)
Uma maneira de avaliar se ficaria bem com uma transformação radical é “brincar” com os filtros dos aplicativos, que mudam cor e corte para tirar uma foto. Decidida a passar pela mudança? Então, vamos a 25 fotos de tons de ruivo para se inspirar!
Vermelho fantasia
O cabelo vermelho puro, também conhecido como vermelho fantasia, é um das opções de tons de ruivo. O resultado chama atenção e não tem ar natural. Para chegar a ele, os fios devem estar com base bem clara.
Laranja fantasia
O laranja intenso é conhecido como laranja fantasia. Também pede madeixas claras para chegar ao efeito de destaque.
Tons de ruivo: burgundy e marsala
Tonalidades de vinho entram na categoria de ruivos. Podem aparecer no cabelo inteiro, em efeito ombré ou em mechas. Uma vantagem é que não precisa de uma base clara, fugindo da descoloração intensa.
Vermelho-cereja
Boa pedida para quem tem cabelos naturalmente escuros e não quer passar por descoloração intensa, que fragiliza os fios.
Cobre avermelhado
Esta opção mistura reflexos avermelhados com acobreados. O resultado é intenso e vivo.
Cobre escuro
Na lista de tons de ruivo, chegou a vez do mais fechado e discreto, que chega perto do castanho: o cobre escuro.
Cobre médio
O pigmento cobre vem com uma base mais clara que a anterior. É um dos tons de ruivo marcantes.
Cobre claro
Mais uma opção com pigmento cobre, mas a base é ainda mais clara que a anterior.
Cobre claríssimo
É mais conhecido como strawberry blonde, que tem aspecto natural. A tradução literal é “loiro morango”. Se o seu cabelo é escuro, prepare-se para o processo de clareamento.
E aí, gostou das sugestões de tons de ruivo? Também preparamos um guia para quem quer investir em cabelo rosa. Clique aqui para conferir o conteúdo!