Você se incomoda com fios arrepiados na cabeça? Você sabia que podem ser resultado de ressecamento e quebra? Para auxiliar no autocuidado, preparamos um guia com dicas de prevenção e tratamento, além de opções de truque para tirar frizz do cabelo, que têm feito sucesso no TikTok. Mas é importante deixar claro que qualquer queixa deve ser levada ao médico, que pode indicar as melhores socluções para cada caso!
O que provoca o frizz nos cabelos?
Primeiro, é importante entender o que exatamente é o frizz do cabelo. As escamas dos fios danificados se abrem por falta de hidratação e se tornam rebeldes ao absorver água em excesso. A causa pode variar conforme cada tipo de cabelo, mas tem ligação geral com o ressecado e/o quebradiço.
Diferentes tipos de estresse podem ser o motivo do incômodo estético. Entre os mais comuns estão secadores, chapinhas, banhos muito quentes, tinturas, alisamentos, descolorações…
Esfregar a toalha na hora da secagem também pode trazer efeitos negativos, porque eriça a superfície da camada cuticular ou até quebra os fios mais frágeis. Cabelos mais secos naturalmente (especialmente enrolados e crespos), que não recebem hidratação adequada, também sofrem com o efeito.
Como tirar frizz do cabelo com papel alumínio?
Um viral do TikTok traz um truque para tirar frizz do cabelo com papel alumínio. O item de cozinha, que também é famoso por auxiliar no processo de descoloração dos fios, deve ser esfregado algumas vezes na cabeleira seca, da raiz ao comprimento. O que se espera é que o aspecto arrepiado vá diminuindo cada vez que passá-lo.
Acredita-se que a folha consegue isolar a energia estática que tem nas madeixas. E o resultado não tem longa duração, portanto, seria uma possível alternativa esporádica, para um pequeno retoque no meio do dia, por exemplo.
Truque para tirar frizz do cabelo com fio dental
Outro sucesso no TikTok sugere disfarçar o frizz com o auxílio de um fio dental. Basta passar uma opção encerada (com produto por fora do fio) bem rente à raiz com o intuito de abaixar os fios rebeldes. Assim como o papel alumínio, trata-se de uma solução rápida para uma emergência fashion, sem trazer resolução a longo prazo.
Especialistas comentaram que, se a técnica for realizada com frequência, a cera do produto dental pode acabar prejudicando os cabelos. Além disso, o resultado dependeria do tipo de fio, já que os lisos precisariam de menos tensão para se alinharem, enquanto os crespos poderiam nem chegar ao que se espera.
O que é bom para prevenir e tirar o frizz do cabelo?
Os cuidados começam no banho. Deixe de lado a água quente e prefira a fria ou, no máximo, morna. Dê preferência para xampus e condicionadores mais hidratantes. Para a secagem, enrole as madeixas na toalha, sem esfregar, para retirar o excesso de água. Depois, solte-as e, se possível, deixe-as secarem naturalmente. Pente de madeira e de cerdas naturais são os mais indicados.
Se você não abre mão de secador, chapinha ou babyliss, tome cuidado! Quanto menos, melhor! E aposte em protetor térmico e em temperaturas mais baixas, minimizando os danos. Para evitar ressecamento, reduza também o uso de sprays fixadores e finalizadores.
O frizz do cabelo é causado pela desidratação. Portanto, lembre-se que ela vem de dentro para fora. Deixe uma garrafinha por perto e beba bastante água ao longo do dia. Na parte externa, lance mão de condicionar próprio para seu tipo de cabelo e, uma vez por semana ou a cada 15 dias, use máscaras para tratamento mais intenso, que podem conter óleo de argan, D-pantenol, óleo de amêndoas, manteiga de karité…
Por mais que goste de passar por muitas transformações de visual, dê um tempo de descanso para seu cabelo! Alisamentos e tinturas sucessivas podem prejudicar a saúde e a aparência.
A fronha de seda ou cetim é muito recomendada por especialistas. Estudos comprovaram que diminuem em 43% as fricções tanto dos cabelos quanto da pele, porque a superfície é escorregadia. Assim, o resultado é menos frizz e quebra.
Se ficarem alguns fios desalinhados, pode-se aplicar um pouco de óleo, porque evita a perda da água e ajuda a alinhar. Há opções industrializadas e vegetais (como óleo de coco e óleo de argan), mas tome cuidado para que o visual não fique com aspecto oleoso, o que pode ocorrer principalmente em fios lisos e ondulados.
Hábitos prejudiciais à saúde, como excesso de álcool, cigarro e dieta desbalanceada, podem interferir na beleza. Portanto, fuja deles e cuide-se bem! Suplementos podem ajudar a complementar a dieta e, de quebra, deixar os cabelos mais bonitos. Mas não faça uso deles sem a indicação de um profissional (nutricionista, nutrólogo ou médico), que vai avaliar a necessidade individual por meio de exames.
Leia mais: hidratação profunda dos cabelos e shampoozada para cabelos.