Muitos têm uma propensão a querer buscar significado para a vida por meio de conceitos que vão além do que os olhos podem enxergar, à procura de uma conexão com algo maior que si próprio. Os filmes de espiritualidade podem auxiliar nesse processo de trabalhar a fé e expandir a consciência. Selecionamos 15 opções famosas para você!
Qual o melhor filme religioso para assistir?
A escolhe depende das suas crenças pessoais. Alguns preferem assistir ao que fala sobre sua religião, enquanto outros se mostram curiosos por diferentes temas. Portanto, o autoconhecimento é importante para determinar a lista própria de filmes de espiritualidade.
De maneira geral, os clássicos costumam ter grande procura, como “A Casa dos Espíritos” (1993) e “Sete Anos no Tibet” (1997). “A Cabana” (2017), por exemplo, é baseado no aclamado livro de mesmo nome, de William P. Young. Entre as opções nacionais estão “Predestinado – Arigó e o Espírito de Dr. Fritz” (2022) e “Nosso Lar” (2010).
Predestinado – Arigó e o Espírito de Dr. Fritz (2022)
Este longa brasileiro é baseado na história real de José Pedro de Freitas, mais conhecido por Zé Arigó (Danton Mello), que vivia com a esposa Arlete (Juliana Paes) em Congonhas, Minas Gerais. Na década de 1950, quando a religião espírita não era tão conhecida e respeitada no país, passou a fazer cirurgias espirituais com o auxílio do espírito de Dr. Fritz, um médico alemão desencarnado durante a Primeira Guerra Mundial. Disponível na Claro tv+.
Filmes de espiritualidade: Soul (2020)
Nesta animação, o professor de música Joe Gardner tem a oportunidade da sua vida para tocar no melhor clube de jazz da cidade. Mas um contratempo o leva das ruas de Nova York, Estados Unidos, direto para a Grande Ante-vida, um lugar onde as novas almas ganham personalidade, características e interesses antes de irem para a Terra. Em meio às tentativas para voltar à vida, pode descobrir as respostas às questões mais importantes da vida. Disponível no Disney+.
Kardec: A História por Trás do Nome (2019)
Inspirado na biografia escrita por Marcel Souto Maior, apresenta a trajetória do educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (Leonardo Medeiros), nascido em 1804, na cidade de Lyon, França, que adotou o pseudônimo de Allan Kardec. Apresenta seus conflitos, dificuldades e dúvidas até chegar à codificação da Doutrina Espírita com a publicação de “O Livro dos Espíritos”. Disponível na Netflix e no Google Play.
Filmes de espiritualidade: Entrevista com Deus (2018)
O filme apresenta Paul (Brenton Thwaites), um jornalista ambicioso que busca uma grande matéria para alcançar o sucesso profissional. Depois de muito procurar, conhece um homem que diz ser Deus e promete responder a qualquer pergunta. Disponível no Globoplay.
A Cabana (2017)
Baseado no livro de mesmo nome de William P. Young, acompanha a história de um pai (Sam Worthington) atormentado após o sequestro e assassinato de sua filha. Tempos depois, ele recebe um chamado misterioso para ir à cabana, o local do crime, onde vai descobrir verdades que transformarão sua compreensão da tragédia e mudarão sua vida. Disponível no Star+ e no Google Play.
Milagres do Paraíso (2016)
Christy (Jennifer Garner) e Kevin Beam (Martin Henderson) são cristãos convictos e têm três filhas. Um dia, uma delas, Annabel (Kylie Rogers), começa a sentir fortes dores e é diagnosticada com um grave problema digestivo. A situação faz com que Christy busque a todo custo algum meio de salvar a menina, enquanto passa por uma crise de fé. Disponível na Netflix.
O Céu é de Verdade (2014)
Todd Burpo (Greg Kinnear) é pastor e bombeiro voluntário em uma pequena cidade do Nebraska. Sua família passa por uma situação complicada, quando o filho de 4 anos, Colton (Connor Corum), precisa ser operado às pressas. A criança se recupera e conta que foi ao céu e voltou. Os detalhes fazem com que Todd passe a questionar sua própria fé daquilo que pregava até então. Disponível na Netflix.
Filmes de espiritualidade: Deus Não está Morto (2014)
Estelado por Kevin Sorbo, Shane Harper e David A.R. White. Neste longa, um estudante religioso entra em conflito com um professor ateu que só aprova os alunos que professarem que Deus morreu. O aluno reafirma sua fé e é desafiado pelo professor a comprovar a existência de Deus. Disponível na Netflix.
As Mães de Chico Xavier (2011)
A vida de três mulheres se encontram quando decidem procurar a ajuda do médium Chico Xavier (Nelson Xavier). Uma delas é Ruth (Vya Negromonte), que tem um filho adolescente em problemas com drogas. Elisa (Vanessa Gerbelli), por sua vez, tenta compensar a ausência do marido dando atenção total ao filho, Theo (Gabriel Pontes). A terceira é Lara (Tainá Muller), que enfrenta o dilema de uma gravidez indesejada. Disponível no Globoplay.
Nosso Lar (2010)
Baseado no best seller de Chico Xavier, este filme brasileiro conta a história de André Luiz (Renato Prieto), um médico bem-sucedido que, após sua morte, é levado para a cidade espiritual Nosso Lar. Ele precisará aceitar sua nova condição e trabalhar seus comportamentos autodestrutivos para evoluir espiritualmente. Disponível no Google Play.
Além da Vida (2010)
Apresenta três pessoas que partem para uma jornada espiritual depois que a morte toca suas vidas: o americano George (Matt Damon), que se comunica com os mortos; a jornalista francesa Marie LeLay (Cécile de France) com suas visões supernaturais; e um menino londrino Marcus (Frankie McLaren/George McLaren) sofre a perda da pessoa mais querida e parte em busca de respostas. Disponível no HBO Max.
Filmes de espiritualidade: Um Olhar do Paraíso (2009)
Susie Salmon (Saoirse Ronan) é assassinada quando está voltando para casa por George Harvey (Stanley Tucci), um vizinho que mora sozinho. Durante as investigações, a polícia não coloca George entre os suspeitos, mas a família começa a desconfiar dele. Enquanto isso, Susie está em um local entre o paraíso e o inferno, e observa toda a situação. Disponível na Apple TV.
Amor Além da Vida (1998)
O longa apresenta o casal Chris Nielsen (Robin Williams) e Annie (Annabella Sciorra), e seus filhos. A família inicialmente feliz é marcada por uma tragédia: a morte dos jovens em um acidente. Quatro anos depois, Chris também morre e é mandado para o Paraíso, um universo particular de pintura (sua mulher coordenava uma galeria de arte). Annie não suporta a dor e comete suicídio. Chris fica sabendo da morte dela e tenta achá-la, mesmo sendo avisado que, se a encontrar, talvez não o reconhecerá. Disponível na Netflix.
Sete Anos no Tibet (1997)
Baseado em história real, apresenta o alpinista Heinrich Harrer, cuja tentativa de escalar o pico do Himalaia é interrompida pela Segunda Guerra. Em meio a muitas aventuras, chega ao Tibet e fica amigo de Dalai Lama, o que o leva a crescer pessoalmente. Disponível na Netflix.
Filmes de espiritualidade: A Casa dos Espíritos (1993)
É baseado no livro homônimo, o primeiro e mais famoso romance da escritora chilena Isabel Allende. A história se passa entre as décadas de 1920 e 1970, no Chile, apresentando a família Trueba. Começa com a união de um homem simples (Jeremy Irons), que fica rico, com uma jovem (Meryl Streep) de poderes paranormais. Disponível na HBO Max.
Leia mais: filmes de Natal e filmes clássicos.