Os relacionamentos são grande fonte de amor, conflitos e aprendizados ao longo de toda a vida. Os filmes sobre mães e filhos trazem a oportunidade de rir, chorar, refletir e se emocionar. Selecionamos 11 opções, que estão entre as mais buscadas no Google. Fala sobre superação, preconceitos, dependência química, doenças, autoconhecimento e libertação.
Lua de Mel com a Minha Mãe (2022)
Nesta comédia, José Luis (Quim Gutiérrez) é abandonado no altar e entra em sofrimento. Acaba levando a mãe, Mari Carmen (Carmen Machi), como acompanhante em sua viagem de lua de mel. Em meios às confusões que os dois vivem, há espaço para curar o relacionamento entre mãe e filho? Disponível na Netflix.
Filmes sobre mães e filhos: O Retorno de Ben (2019)
O longa é sobre os impactos da dependência química em uma família. Conta a história de Ben (Lucas Hedges), de 19 anos, que reaparece na casa de sua família na véspera de natal. Durante as próximas turbulentas 24 horas, segredos são revelados e sua mãe, Holly Burns (Julia Roberts) faz tudo o que pode para manter o filho viciado longe das drogas. Disponível na HBO Max.
Dumplin’ (2018)
Para desafiar os padrões impostos pela sociedade, a adolescente gorda Willowdean Dickson (Danielle Macdonald) se inscreve no concurso de beleza organizado por sua mãe, uma ex-miss (Jennifer Aniston). O filme fala sobre gordofobia e autoaceitação. Disponível na Netflix.
Bird Box (2018)
Esta opção envolve drama, ficção científica e suspense. Entidades misteriosas invadem a Terra e quem as vê se mata instantaneamente. Enquanto o mundo entra em colapso, Malorie (Sandra Bullock) luta para encontrar um lugar seguro para viver com seus filhos. Disponível na Netflix.
Filmes sobre mães e filhos: Extraordinário (2017)
Neste longa, Julia Roberts vive Isabel Pullman, a mãe de Auggie Pullman (Jacob Tremblay), um garoto que nasceu com uma deformidade facial e precisou passar por 27 cirurgias plásticas. Depois de anos estudando em casa, ele vai para uma escola tradicional, onde precisa fazer amizade com colegas que o atormentam por ter um rosto diferente. A mãe se depara com muitos dilemas, situações que não tem controle e questionamentos sobre como atender da melhor maneira possível as necessidades emocionais do filho. Disponível na Netflix.
Perfeita é a Mãe! (2016)
Filhos, trabalho, marido… A vida pode ser aparentemente perfeita, mas está sobrecarregando Amy (Mila Kunis). Cansada da situação,inicia uma intensa jornada de libertação com outras dias mães (Kathryn Hahn e Kristen Bell). Os encontros e desencontros da vida delas podem levar à reflexão e à muita risada. Disponível no HBO Max e no Prime Video.
Para Sempre Alice (2014)
Julianne Moore ganhou mais de 30 prêmios por sua atuação neste filme, incluindo o Oscar, o Globo de Ouro, o Spirit Award, BAFTA, o SAG e o Hollywood Awards. A produção apresenta o drama da Dra. Alice Howland, uma renomada professora de linguistica. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e a se perder pelas ruas. O diagnóstico de Alzheimer mexe com toda a família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John (Alec Baldwinse), fica mais frágil, ela e a filha caçula, Lydia (Kristen Stewart), se aproximam. Disponível na na HBO Max.
Minha Mãe é uma Peça (2013)
Neste filme sobre mães e filhos, Paulo Gustavo interpreta Dona Hermínia, uma mulher de meia-idade e divorciada, que vive com os filhos Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo). Ao perceber que os dois a acham uma chata e intrometida, resolve sair de casa sem avisar para ninguém. As histórias divertidas da família ganharam continuação com mais dois longas, um de 2016 e o outro de 2019. Disponivel na Netflix e no Globoplay.
Filmes sobre mães e filhos: Uma Prova de Amor (2009)
O filme conta a história d Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric), que têm uma segunda filha, Anna (Abigail Breslin), para que seja doadora da primogênita, Kate (Sofia Vassilieva), que tem leucemia. Ao longo da vida, são muitos procedimentos médicos envolvendo as duas irmãs. Então, a mais nova decide enfrentar os pais e lutar na justiça por emancipação médica, de forma a que tenha direito a decidir o que fazer com seu corpo. Disponível na Apple TV e no Prime Video.
Mamma Mia! (2008)
O musical é uma adaptação ao cinema da peça musical homónima e conta a história de Sophie (Amanda Seyfried), que deseja a presença de seu pai desconhecido em seu casamento. Ao roubar o diário da mãe Donna (Meryl Streep), ela descobre três candidatos e os convida para a celebração. A história é embalada por hits do grupo ABBA. Disponível no Globoplay e no Prime Video.
Minha Mãe Quer Que Eu Case (2007)
Nesta comédia romântica, Daphne Wilder (Diane Keaton) solteira, que criou as três filhas se preocupando ao extremo com elas. A situação só piora quando tenta, por meio de um anúncio, conseguir o marido ideal para a sua filha mais nova, Milly (Mandy Moore). Disponível na Apple TV.
Leia mais: filmes de Natal e filmes para chorar.