Qual mulher não gosta de exibir cabelos saudáveis e bonitos? A vasta lista de cuidados conta com o banho de brilho. Já ouviu falar dele? Também conhecido como hair glazing, pode ser realizado em casa para realçar a beleza dos fios. Muitas interessadas não sabem exatamente como atua e para quem é realmente indicado. Preparamos um guia completo para esclarecer o assunto. Confira!
O que é banho de brilho?
Como o nome indica, é um tratamento capilar que busca conferir brilho. Promete ainda realçar a cor e promover hidratação. Consiste na mistura de tintura ou tonalizante com máscara capilar, óleos e/ou ampolas vitamínicas.
O efeito não dura muito, cerca de oito a 15 lavagens, dependendo dos produtos utilizados. Para reaplicação, converse com seu cabeleireiro. Alguns indicam uma vez ao mês, enquanto outros preferem manter prazos mais longos, de três meses.
Quem tem cabelos naturais ou tem receio de manchar as luzes e mechas pode lançar mão de combinações de produtos sem acrescentar a química com cor (receita abaixo).
Qual é a diferença entre tinta e banho de brilho?
Ao utilizar apenas tintura ou tonalizante, a proposta é mudar a cor e cobrir fios brancos. No caso do banho de brilho, a mistura com máscaras capilares e óleos não permite que a fixação da cor seja tão intensa quanto a tradicional e, portanto, apenas realça brilho, sem atuar na cobertura.
Se quiser retocar as raízes, apenas a técnica não será suficiente. Faça primeiro o processo comum com a coloração e, então, lance mão do combo para o restante do comprimento.
Para que tipo de cabelo é indicado?
É indicado para qualquer tipo de cabelo, do crespo ao liso, que precise realçar o brilho e a cor. Exposição ao sol e as lavagens podem desbotar a coloração, tornando o banho de brilho um grande aliado. Quem está com as madeixas naturais pode lançar mão de tonalizante ou de mistura hidratantes sem química (receita abaixo).
E fica aqui o alerta: fios muito danificados por processos químicos, com queda e quebra acentuadas, não devem fazer banho de brilho por conta da presença de tintura e/ou tonalizante. Nesse caso, deve-se investir na recuperação da saúde. Alimentação saudável e ingestão de bastante água diariamente são hábitos fundamentais. O dermatologista pode passar cuidados específicos e até cápsulas de vitaminas. Os salões ainda oferecem alguns tratamentos, como a cauterização capilar, que repõe a queratina perdida.
Como fazer banho de brilho caseiro?
Você vai precisar de:
- Tinta ou tonalizante da cor dos seus cabelos
- 2 colheres (sopa) de máscara capilar
- óleo vegetal (argan, coco, abacate, de semente de uva)
Modo de Fazer
- Coloque uma luva e prepare a tintura como indicado na embalagem. Utilize metade do produto para fazer o banho de brilho ou a quantidade necessária para a sua quantidade de fios.
- Misture a tintura com a máscara capilar e um pouco do óleo.
- Aplique nos cabelos secos, enluvando as mechas, ou seja, deslizando as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas.
- Faça um coque e prenda com uma presilha.
- Deixe agir de 30 a 35 minutos.
- Para não manchar a pele, limpe bem a pele ao redor dos cabelos, tirando qualquer resíduo.
- Enxague e passe condicionador.
Banho de brilho para loiras (luzes e mechas)
Você vai precisar de:
- Tinta ou tonalizante da cor dos seus cabelos
- água oxigenada 20 volumes
- 2 colheres (sopa) de máscara capilar branca
Modo de Fazer
- Lave os cabelos com xampu.
- Seque com secador até que os fios fiquem levemente umedecidos.
- Coloque uma luva e prepare a tintura como indicado na embalagem. Utilize metade do produto para fazer o banho de brilho ou a quantidade necessária para a sua quantidade de fios. Aposte em água oxigenada de 20 volumes para não alterar a cor mais escura da raiz.
- Misture a tintura com a máscara capilar.
- Separe o cabelo e comece a aplicar a mistura a partir da nuca. Enluve as mechas, ou seja, deslize as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas.
- Não prenda e nem enrole os fios para não manchá-los. Deixe agir por 10 minutos.
- Enxague bem.
Banho de brilho para cabelo natural
Você vai precisar de:
- 1 tampinha de vinagre de maçã orgânico
- 1 colher (sopa) de açúcar cristal
- 2 colheres (sopa) de máscara capilar
- 1 colher (sopa) de café em pó
- 1 fio de óleo vegetal
Modo de Fazer
- Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem até ficar homogêneo.
- Lave o cabelo duas vezes com xampu e tire o excesso de água dos fios.
- Aplique o produto mecha por mecha, enluvando-as, ou seja, deslizando as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas.
- Faça um coque, prenda com uma presilha e coloque uma touca térmica.
- Deixe agir de 30 a 35 minutos.
- Enxague e aplique condicionador.
Gostou das dicas de banho de brilho? Também preparamos conteúdo sobre cauterização capilar e redução de frizz. Confira!