Uma das preces católicas mais fortes e poderosas para fazer é a da Quaresma de São Miguel Arcanjo. As orações duram 40 dias e podem rezadas durante todo o ano, mas especialmente entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro, dia da Festa de São Miguel.
Como a fazer a quaresma de São Miguel Arcanjo
Durante os 40 Dias da quaresma, é recomendado fazer algum tipo de jejum/abstinência e/ou penitência, e que rezem as orações diárias. Especificamente, pedimos proteção e reparação, especialmente pelos pecados da nossa Igreja e da nossa cultura.
Reze estas orações todos os dias: Comece rezando a São Miguel Arcanjo, oração!
São Miguel Arcanjo, defende-nos na batalha, sê a nossa proteção contra as maldades e ciladas do diabo. Que Deus o repreenda, oramos humildemente; e tu, ó Príncipe das hostes Celestiais, pelo poder de Deus, lança no Inferno Satanás e todos os espíritos malignos que rondam o mundo buscando a ruína das almas. Amém
Então: Sagrado Coração de Jesus, tende piedade de nós! (x3)
Senhor, tenha piedade de nós.
(Cristo, tenha misericórdia de nós.)
Senhor, tenha misericórdia de nós.
Cristo nos ouça. (Cristo nos ouça graciosamente.)
Deus Pai do céu, (tenha misericórdia de nós.)
Deus Filho, Redentor do mundo, (tenha misericórdia de nós.) Deus Espírito Santo, (tenha misericórdia de nós.) Santíssima Trindade um só Deus, (tem piedade de nós.) Santa Maria Rainha dos Anjos (rogai por nós).
São Miguel (rogai por nós)
São Miguel cheio da sabedoria de Deus, (rogai por nós)
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Encarnado, (rogai por nós)
São Miguel coroado de honra e glória, (rogai por nós)
São Miguel Miguel Príncipe poderoso dos exércitos do Senhor, (rogai por nós)
São Miguel porta-estandarte da Santíssima Trindade, (rogai por nós)
São Miguel vencedor de Satanás, (rogai por nós)
São Miguel guardião do Paraíso, ( rogai por nós)
São Miguel guia e consolador do povo de Israel, (rogai por nós)
São Miguel esplendor e fortaleza da Igreja Militante, (rogai por nós)
São Miguel, honra e alegria da Igreja Triunfante, (rogai por nós) )
São Miguel luz dos anjos, (rogai por nós)
São Miguel baluarte dos crentes ortodoxos, (rogai por nós)
São Miguel força dos que lutam sob o estandarte da Cruz, (rogai por nós)
São Miguel luz e confiança das almas na hora da morte, (rogai por nós)
São Miguel nosso auxílio mais seguro, (rogai por nós)
São Miguel nosso auxílio em todas as adversidades, (rogai por nós)
São Miguel Arauto da Sentença Eterna, (rogai por nós)
São Miguel Miguel Consolador das almas detidas nas chamas do Purgatório, (rogai por nós). Tu a quem o Senhor encarregou de receber as almas após a morte, (rogai por nós)
São Miguel nosso Príncipe, (rogai por nós)
São Miguel nosso Advogado, (rogai por nós) Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, (poupa-nos, ó Senhor.)
Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo, (ouve-nos graciosamente, ó Senhor.)
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, (tenha misericórdia de nós.)
Cristo nos ouça. (Cristo nos ouça graciosamente.)
V: Rogai por nós, ó glorioso São Miguel, Príncipe da Igreja de Jesus Cristo.
R. (Para que sejamos dignos de Suas promessas.) Santifica-nos, Senhor, nós te pedimos, com Tua santa bênção, e concede-nos, pela intercessão de São Miguel, aquela sabedoria que nos ensina a acumular tesouros no Céu, trocando os bens deste mundo pelos da eternidade, Tu que vives e reinas, mundo sem fim (Amém.)
Quaresma: Reze um Pai Nosso em homenagem a cada um dos seguintes Anjos principais: São Miguel, São Gabriel, São Rafael e nosso anjo da guarda.
Os 40 dias de devoção de São Miguel Arcanjo começaram com São Francisco, que era devoto do Arcanjo. São Francisco sentiu o desejo de experimentar no corpo e na alma a Paixão de Cristo, a Sua dor e também o imenso amor de entregar-se ao sofrimento por nós.
Em 1224, o santo realizou os primeiros 40 dias de jejum e oração, no Monte Alverne, no deserto, para sua própria oração. São Francisco disse: “Para honrar a Deus, bem-aventurança da Virgem Maria e de São Miguel Arcanjo, príncipe dos anjos e das almas, quero fazer aqui uma devoção de 40 dias”.
No dia 17 de setembro, durante a sua devoção, sempre que estava em oração, teve a visão de um serafim, que mais tarde se aproximava. Tinha seis asas de fogo e também foi crucificado, com pés e mãos estendidos e amarrados à cruz. Duas asas estavam elevadas acima de sua cabeça, outras estavam abertas para voar e outras duas cobriam seu corpo. E, no meio desta visão, Francisco pôde compreender melhor o verdadeiro sentido da Paixão.
Quando chegou a festa em honra de São Miguel Arcanjo, Francisco desceu ao Monte Alverne, trazendo nas mãos e nos pés os estigmas de Jesus. Por se achar indigno de se tornar igual a Cristo, permaneceu em jejum total, no último destes dias e bebeu água e comeu um pedaço de pão.
É importante lembrar que a devoção pode ser realizada a partir de qualquer data do ano, sendo agosto e setembro um momento especial. Para que você possa se reunir com sua família, amigos, namorados para orar pelas intenções que você traz em seu coração.“
Os anjos existem, são enviados pela Divina Providência para que nos ajudem a alcançar a santidade da vida.” (João Paulo II)
O que é a quaresma
A Quaresma é um período de 40 dias de oração, jejum e esmola que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina ao pôr do sol da Quinta-feira Santa. É um período de preparação para celebrar a Ressurreição do Senhor na Páscoa. Durante a Quaresma, procuramos o Senhor em oração através da leitura da Sagrada Escritura; servimos dando esmola ; e praticamos o autocontrole através do jejum.
Somos chamados não apenas a abster-nos de luxos durante a Quaresma, mas a uma verdadeira conversão interior do coração, à medida que procuramos seguir mais fielmente a vontade de Cristo. Recordamos as águas do batismo nas quais também fomos batizados na morte de Cristo, morremos para o pecado e para o mal e começamos uma nova vida em Cristo.
Muitos conhecem a tradição de abster-se de carne às sextas-feiras durante a Quaresma, mas também somos chamados a praticar a autodisciplina e o jejum de outras formas ao longo da temporada. Contemple nesta reflexão o significado e as origens da tradição do jejum quaresmal . Além disso, dar esmolas é uma forma de partilhar os dons de Deus – não apenas através da distribuição de dinheiro, mas através da partilha do nosso tempo e talentos. Como nos lembra São João Crisóstomo: “Não permitir que os pobres participem dos nossos bens é roubá-los e privá-los da vida. Os bens que possuímos não são nossos, mas deles”. (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.446).
Na Quaresma, os batizados são chamados a renovar o seu compromisso batismal enquanto outros se preparam para serem batizados através do Rito de Iniciação Cristã de Adultos , um período de aprendizagem e discernimento para os indivíduos que declararam o seu desejo de se tornarem católicos.