As pontas ressecadas teimam em aparecer e incomodam muito. São comuns porque nem sempre a hidratação natural do couro cabeludo chega a elas. Fora isso, descoloração, químicas, chapinha e secador podem contribuir para o efeito espigado, além de alimentação inadequada e maus hábitos.
Para prevenir e reverter o problema, apresentamos um guia com receitas caseiras e outras dicas para favorecer a beleza e a saúde do cabelo. É importante comentar com o dermatologista antes de acrescentar algum produto à sua rotina. E, se notar qualquer incômodo ou alteração, descontinue o uso.
Como evitar pontas ressecadas?
- Invista em rotina de cuidados semanal, com umectação e hidratação profunda.
- Reduza a exposição a fontes de calor, como chapinha, babyliss e secador de cabelo. Se for utilizá-los, invista em protetor térmico para os fios.
- Use óleos e leave-in para pontas ressecadas.
- Corte ao cabelo a cada três meses, pelo menos, mesmo se quiser exibir madeixas longas. Corte só as pontinhas ressecadas.
- Alimente-se de maneira saudável e beba bastante água, porque a hidratação e nutrição vêm de dentro para fora.
O que fazer com as pontas ressecadas?
Se o problema já está instalado, chegou a hora de colocar a mão na massa. Transforme as dicas de prevenção em tratamento. Confira o passo a passo:
1 – Receita caseira para tratar pontas espigadas
Você vai precisar de:
- 2 colheres (sopa) de condicionador
- 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
Modo de fazer:
- Misture bem os dois ingredientes e leve o pote para o banheiro.
- Lave bem os cabelos com xampu e enxague.
- Aplique a máscara capilar de sua preferência, aguarde o tempo de ação e enxague.
- Passe a mistura de condicionador com vinagre no comprimento do fio, reforçando nas pontas, deixe agir por alguns minutos e enxague.
Fonte: canal do Abner Matias, no YouTube
2 – Umectação
É realizada com o óleo vegetal de sua preferência, incluindo o de coco e o de argan, para nutrir o cabelo. Aposta frequente de quem exibe cacheados e crespos, também pode fazer parte do dia a dia dos outros tipos de fios, normalmente quando passam por químicas e pedem pelo cuidado extra. naturalmente secos ou muito ressecados por conta de procedimentos químicos.
Você vai precisar de:
- óleo vegetal da sua preferência
- condicionador ou máscara capilar
- touca térmica
Modo de Fazer:
- Com o cabelo sem lavar, separe mechas para aplicação do óleo.
- Passe o óleo, enluvando as mechas (deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas).
- Faça um coque nos cabelos, coloque a touca de cetim e deixe o produto agir por duas horas.
- Retire o produto com o método U.C.P.E. (umectar, condicionar, pausar e enxaguar): aplique condicionador ou máscara capilar por cima do óleo, enluvando as mechas.
- Faça um coque nos cabelos, coloque a touca e deixe agir por 30 minutos.
- Enxague bem com água.
Fonte: canal da Vandressa Ribeiro, no YouTube
3 – Hidratação profunda
Consiste em misturar creme de hidratação com outros itens, incluindo babosa, mel, óleo de coco, D-pantenol, soro fisiológico, ampolas de vitaminas…
Você vai precisar de:
- 1 folha de babosa
- 1 colher (sopa) de azeite extravirgem
- 1 colher (sopa) de óleo de coco orgânico
- 2 colheres (sopa) de máscara para cabelo
- touca térmica
Modo de Fazer
- Corte as laterais da folha de babosa. Retire o restante da folha com o auxílio de uma faca e extraia o gel.
- Coloque o gel no liquidificador e bata.
- Misture bem todos ingredientes em um recipiente.
- Lave os cabelos com xampu, tire o excesso de água e passe a mistura nas mechas, enluvando-as (deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas).
- Faça um coque, coloque touca térmica e deixe agir por 30 minutos a 1 hora.
- Enxague, passe condicionador, enxague novamente e finalize da maneira preferida.
Fonte: canal da Graciely Junqueira, no YouTube
4 – Boa alimentação
Uma alimentação saudável é a chave para manter o cabelo bonito. A nutricionista Patricia Leite listou, em seu canal no YouTube, 10 itens benéficos. Confira:
- Peixes de água profunda (salmão, atum, arenque e sardinha): fontes de ômega 3, que interfere no crescimento do cabelo, deixando-o mais brilhante, sedoso e nutrido.
- Pimentão amarelo: tem cinco vezes mais vitamina C que a laranja. Se puder consumir cru na salada, melhor.
- Iogurte natural desnatado sem sabor: rico em ácido pantotênico e também proteína.
- Semente de girassol: rica em vitamina E, que melhora o fluxo de sangue para o couro cabeludo, nutrindo mais os fios. Para introduzir na alimentação, pode acrescentar no iogurte, na salada…
- Abacate: fornece gorduras saudáveis e vitaminas do complexo B e E.
- Amêndoas: contam com biotina e vitaminas do complexo B.
- Folhosos verde-escuros: couve, acelga, agrião são algumas das opções ricas em metilsulfonilmetano, derivado do enxofre que faz com que o cabelo cresça mais e com mais força.
- Canela: ajuda a aumentar o fluxo de sangue no corpo e, quanto maior no couro cabeludo, mais bem nutrido vai ser o folículo piloso. Pode ser acrescentada no café, no iogurte, na vitamina…
- Ovo: fonte de ferro, biotina e proteína, um verdadeiro combo para o crescimento do cabelo e da unha.
- Frutas ricas em vitamina C: laranja, limão, morango e kiwi.
Além de incluir esses alimentos no cardápio (sem excessos, OK?), é importante ter em mente que alguns hábitos podem tem o efeito contrário, ou seja, enfraquecer os fios e unhas. Portanto, devem ser eliminados da rotina para potencializar os cuidados com a beleza e a saúde. Veja a lista de erros comuns:
- Beber pouca água: a hidratação de dentro para fora é fundamental.
- Tabagismo: substâncias do cigarro podem afetar os hormônios e a irrigação do bulbo capilar.
- Consumo excessivo de álcool: as bebidas são inflamatórias e podem prejudicar a absorção de nutrientes no intestino.
- Alto consumo de carboidratos refinados (farinha branca, arroz branco), embutidos e alimentos ultraprocessados (refrigerantes, bolachas, pratos congelados, salgadinhos): priorize alimentação natural e balanceada.
5 – Suplementação
Suplementos podem ajudar a complementar a dieta e, de quebra, levar a cabelos, pele e unhas mais saudáveis. Mas não faça uso deles sem a indicação de um nutricionista, nutrólogo ou médico, que vai avaliar a necessidade individual por meio de exames.
E aí, gostou das dicas para prevenir e tratar pontas ressecadas? Preparamos mais conteúdos de beleza para você, como hidratação profunda, banho de brilho e umectação. Confira!