Ela tem o poder de levantar o visual e reforçar a autoestima da mulher. Mas a maquiagem para pele negra costuma causar algumas dúvidas, principalmente referentes à escolha da base.
Não existe um “tom único” para a maquiagem. Durante anos, as marcas de beleza lutaram para criar produtos que atendessem às peles escuras. As bases disponíveis eram cinzentas, irrealistas ou, em muitos casos, inexistentes.
Felizmente, hoje, as linhas de maquiagem estão expandindo sua gama de tonalidades para incluir tons mais profundos e estão lançando novos produtos.
Para facilitar, preparamos um guia sobre o assunto, com dicas, passo a passo e 20 fotos de inspiração.
Como escolher a base ideal para pele negra?
Um dos problemas mais recorrentes é ficar com o rosto acinzentado. Isso ocorre justamente por conta do erro na escolha da base, que é mais clara do que deveria. O mercado de beleza tem aumentado as opções de tons mais escuros, facilitando o processo, mas ainda há muitas reclamações entre as consumidoras.
O segredo da escolha é realmente fazer o teste. Aplique, espere alguns minutos e transforme o espelho no seu melhor amigo. Se não encontrar um produto ideal, é possível misturar duas bases para chegar à cor. Mais uma vez, é preciso exercitar a paciência e repetir a aplicação.
4 dicas de maquiagem para pele negra
O que se busca é um acabamento que realmente mantenha a cor natural da pele, sem levar ao efeito acinzentado. Encontrar o tom certo para base e corretivo é o grande segredo. Tenha cuidado com produtos em pó, incluindo blush e iluminador, porque o talco presente na composição também pode levar ao erro comum. Confira o passo a passo de maquiagem básica para pele negra:
Hidrate a pele – quanto mais bem tratada a pele, menos produtos são necessários para deixá-la uniforme. Hidratação é fundamental e, por isso, ingira bastante água sempre e use hidratante específico para seu tipo de pele. Quando lançar mão de maquiagem, não se esqueça de tirá-la antes de dormir para não obstruir os poros. Resista à tentação de espremer cravos e espinhas, prevenindo manchas e machucados.
Hidrate o rosto com um creme específico para seu tipo de pele. Se a sua for oleosa, não pule esta etapa. Ela também precisa do cuidado, mas com fórmulas oil free (não-oleosas).
Como passar a base e o corretivo– Espalhe base de maneira uniforme pelo rosto e pescoço. No dia a dia, escolha uma de acabamento natural e cobertura leve a média. Também vale BB ou CC Cream. A de alta cobertura pode ficar para a noite e eventos importantes.
O corretivo deve ser aplicado apenas se for realmente necessário, nas olheiras, manchas e espinhas. Os coloridos mais indicados são salmão (para neutralizar tons amarronzados) ou amarelo (para neutralizar arroxeados).
Ilumine o rosto com cuidado – Se quiser iluminador, saiba que é comumente utilizado no “C” entre a lateral externa das sobrancelhas e a parte mais alta das maçãs do rosto. Também pode marcar presença no canto interno dos olhos, no arco do cupido, na ponta do nariz. Mas não sobrecarregue. Use pouco produto e espalhe muito bem com pincel.
Melhores sombras – Nos olhos, utilize sombra com o efeito preferido: matte, cremoso ou metalizado. As tonalidades mais frequentes são as próximas ao tom da pele, terrosas, acobreadas e douradas. Se tiver dificuldade de evidenciar o pigmento, vale investir em base mais clara nos olhos, feita com corretivo ou primer, finalizando com a sombra por cima.
Maquiagem pele negra para o dia
A maquiagem mais leve e natural segue a famosa máxima: “menos é mais”. As opções sem exageros trazem pele corrigida e tons próximos ao da pele em sombras e batons. O brilho não é proibido, mas costuma ser discreto. Aliás, o iluminador para garantir ponto de luz é bem-vindo, no chamado estilo “glow”. É importante deixar claro que não existe uma regra.
Se gosta de sombra mais marcante ou um “bocão” vermelho, não é obrigada a abrir mão do seu estilo pessoal. Inspire-se nas fotos:
O efeito molhado do gloss está de volta às tendências e confere volume aos lábios. Se não quiser a boca toda com brilho, a dica é usar o produto sobre o batom, apenas no centro.
Na maquiagem glow (iluminada), além do uso óbvio do iluminador, texturas cremosas e efeito molhado do gloss também chamam atenção. É importante que a pele esteja bem cuidada, porque a base utilizada tem menor cobertura. Beber bastante água e utilizar hidratante são pontos fundamentais.
Maquiagem pele negra para festa
Em eventos noturnos, abre-se espaço para uma maquiagem mais carregada. A pele pode ter mais cobertura, incluindo a técnica de contorno do rosto com jogo de claro e escuro. Sombras com bastante brilho, delineados grossos, boca em destaque e cílios postiços alongados e com volume também são recorrentes. Veja nossas sugestões:
A maquiagem acima é conhecida como “olho tudo e boca nada”.
Para evitar excessos, é comum eleger um ponto de destaque: olhos ou boca. Mas, na foto acima, repare que também é possível evidenciar os dois ao mesmo tempo, basta ter bom senso. O batom vermelho caiu bem com sombras metalizadas e cílios postiços.
Maquiagem pele negra noiva
Está se preparando para o casamento? A lista de coisas a serem decididas, com certeza, inclui a maquiagem. Afinal, é ela quem vai ficar registrada em fotos e vídeos, além de fazer com que se sinta mais bonita e confiante para o grande dia. Deve seguir o estilo pessoal da noiva, que pode ir do mais leve ao mais elaborado. Repare nos detalhes das cinco sugestões a seguir:
Maquiagem para pele negra com efeito glow.
Sombra metalizada, delineado preto, cílios postiços longo e boca com brilho. Curtiu o resultado da foto acima?
Leia também: maquiagem madrinha de casamento e skincare caseiro.