O corte de cabelo médio não sai de moda e é uma alternativa para quem quer mudar, mas sem radicalizar no comprimento. Pode cair bem em qualquer tipo de rosto, basta escolher a versão que mais valoriza cada um deles. Por exemplo, um redondo ganha harmonia com o aspecto alongado do chanel de bico. Preparamos um guia com fotos de 20 sugestões.
Na galeria abaixo, você encontrará os favoritos de todos – estilos de cabelo que encontramos em blogs populares de cabelo e beleza. Existem também algumas ideias novas, você ficará tentado a experimentar.
Long bob
O corte é caracterizado por comprimento logo acima dos ombros ou na altura deles, base reta e pontas desfiadas. É uma boa opção para quem quem quer afinar e alongar, porque apresenta faixas verticais formadas nas laterais do rosto. Veja cinco ideias:
Para entrar na moda da franja, analise bem o formato do seu rosto e siga os conselhos do cabeleireiro. Por exemplo, franjas curtas e retas podem fazer com que as bochechas se acentuem muito em um rosto redondo. Neste caso, o franjão lateral é uma boa pedida, porque ajuda a alongar. O rosto oval é o mais democrático, já que costuma cair bem com todos os modelos.
Na foto acima, repare que as pontas desfiadas são um diferencial.
Os detalhes iluminados ajudam a dar movimento aos fios.
Chanel de bico
O corte Chanel, batizado com o nome da estilista francesa Coco Chanel (1883 – 1971), é atemporal. Mas, de tempos em tempos, ganha algum detalhe para modernizá-lo. Nesta variação, os fios têm efeito pontudo na frente, que pode ser leve ou bastante acentuado, conferindo efeito alongado ao rosto. Para adicionar mais leveza, uma opção é pedir ao cabeleireiro para desfiar bem. Confira as propostas:
Sidecut
Quer mudar o visual e ser notada? Que tal apostar em cabelo feminino raspado do lado? A ideia, também conhecida como sidecut (em tradução livre, “corte lateral”), é bem moderna, pressupõe atitude, segue a proposta de androginia e não passa despercebida por conta da assimetria evidente.
É uma maneira de fugir da “mesmice”, adicionando ainda mais estilo tanto aos cortes tradicionais quanto aos moderninhos. Vem do punk rock da década de 1980.
O efeito pode ser raspado ou batidinho (com um pouco de volume), feito com máquina ou tesoura. O tamanho da área depende do estilo da pessoa. Vale algo bem pequeno próximo à orelha ou pegar toda a lateral, muitas vezes se estendendo até a parte de trás da cabeça.
Quer adicionar mais ar fashion ao corte? A dica é apostar na estilização, com desenhos criados a partir de diferenças de altura do raspado. Vale tanto traços simples quanto composições geométricas e até flores.
Shaggy hair
Este corte vem direto do túnel do tempo, mais precisamente das décadas de 1970 e 1980. É feito em camadas repicadas, emoldurando o rosto, com resultado “messy” (“bagunçado) e volumoso. Costuma ser acompanhado da franja cortininha, conhecida em inglês como curtain bangs. Recebe esse nome porque, ao ser dividida ao meio, se assemelha a uma cortina semiaberta.
Aposte em produtos modeladores e seque com o auxílio do difusor para que o volume e repicado ganhem mais evidência.
A franja cortininha emoldura a região os olhos e sobrancelhas, mas sem cobrir totalmente a testa. Assim, acaba conferindo a impressão de rosto mais fino e alongado.
Dicas para adotar corte de cabelo médio
Ficou empolgada com a possibilidade de mudar o visual? Não saia correndo para o salão de cabeleireiro sem antes pensar bem a respeito. Tenha calma para não se arrepender. Aqui vão algumas dicas para ajudar na reflexão sobre o corte de cabelo médio:
- Aplicativos que alteram cortes de cabelos são interessantes para fazer testes. Compare as fotos e veja como se sente melhor.
- Para evitar arrependimentos, busque por um cabeleireiro que conheça bem a técnica que você quer aplicar nos seus fios. Veja fotos nas redes sociais, converse com amigas…
- A mudança vai além do corte? Tenha em mente que descolorações e colorações são processos químicos e podem fragilizar os fios. Por isso, é importante reforçar os cuidados, incluindo hidratação semanal na rotina, além de beber bastante água, porque a beleza vem de dentro para fora. Se notar que precisa de um reforço, procure por técnicas realizadas por profissionais reconhecidos no mercado.
Leia também: