Ele é o queridinho dos salões de cabeleireiro para iluminar o visual, mas costuma causar dúvidas na hora da escolha. Você sabe qual é o tom de loiro para cada tipo de pele? Preparamos um guia sobre o assunto, com dicas, cuidados e 10 fotos para servir de inspiração.
Qual tom de loiro indicado para cada tipo de pele?
A resposta está no subtom da cor da pele, que pode ser avermelhado, rosado, amarelado, azulado, acinzentado e oliva (esverdeado). Eles se encaixam nas classificações quente, fria ou neutra.
Mulheres com rosto amarelado costumam combinar com tons quentes, como dourado, mel e loiro-escuro. Pérola e bege também são boas pedidas.
Fundo rosado pode apostar em loiro mais claro e frio, incluindo platinado e acinzentado.
Pele negra pode ser favorecida pelo acobreado; amarelada, loiro bege; avermelhada; loiro dourado.
Loiro dourado é democrático, porque tende a valorizar tanto peles quentes quanto frias.
O platinado costuma cair melhor em pele bem clara. Se for morena ou negra e quiser o efeito, invista em raiz com fundo marrom para contrastar.
Como saber se eu vou ficar bem loira?
O loiro pode combinar com todas as mulheres, basta escolher o tom que valorizará mais o rosto de cada uma. Para facilitar o processo, separamos algumas dicas fundamentais:
Consulte um profissional: o visagista pode fazer uma análise técnica, identificando o tom da sua pele e quais nuaces a realçam.
Busque fotos: selecione imagens de mulheres com tonalidades de pele e de sobrancelhas parecidas com as suas. Assim, é possível ter uma ideia mais próxima do resultado em você.
Aposte em aplicativos: alguns oferecem a possibilidade de mudar o visual a partir de uma foto sua. Brinque com todos os tons até identificar os que mais gosta.
Coloque peruca: vá a uma loja especializada e experimente diferentes cortes e cores. Tire fotos e analise como se sente mais bonita.
Vá aos poucos: se tem medo de se arrepender da transformação, comece com algumas luzes ou somente com clareamento mais próximo às pontas. Se gostar, pode ir aumentando o efeito iluminado até chegar no loiro total.
Observe as sobrancelhas: se o contraste for muito grande, talvez seja necessário clarear ao menos um tom das pestanas para criar equilíbrio com o cabelo.
Tons de loiro para pele branca
Vamos começar a lista de sugestões para as mulheres claras. Mas lembre-se de que é importante identificar o subtom para achar as melhores nuances de cabelo.
O platinado chama bastante atenção e exige descoloração intensa.
Pele amarelada
Descendentes de índios e orientais costumam ter o rosto com pigmento amarelado. Loiro bege ou pérola ajuda a neutralizar, enquanto dourado e mel podem aquecer o visual. Inspire-se:
O dourado é versátil, costumando criar boa composição com todas as peles.
O ombré hair é uma técnica que ilumina de maneira mais irregular e natural, normalmente do meio do comprimento até às pontas.
Pele morena
Tem o rosto moreno e quer algumas ideias de coloração? Repare nas fotos a seguir:
Dourado é aposta segura e cai bem com o corte da moda: shaggy hair. Hit dos anos 70 e 80, é reito em camadas repicadas, emoldurando o rosto, com resultado “messy” (“bagunçado) e volumoso. Para completar, franjão.
Mais uma proposta em loiro dourado.
O tom de bege contorna o rosto e ajuda a neutralizar o subtom amarelado.
Manter a raiz natural e clarear apenas as pontas reduz a chance de erros.
Tom de loiro para cada tipo de pele: negra
Agora chegou a vez de conferir sugestões de iluminação dos cabelos para mulheres negras:
As mechas californianas são feitas na parte inferior do cabelo e criam bastante contraste com a raiz escura.
O loiro acobreado costuma favorecer pele negra com subtom acinzentado.
Cuidados com os cabelos loiros
Independente do tom que escolher, tenha em mente que vai exigir reforço nos cuidados. É que descoloração e coloração são processos químicos que agridem os fios. Se já estiverem fragilizados, melhor deixar a transformação para depois, até que recuperem a força e o brilho.
Quem já está de visual novo precisa garantir a hidratação. Para isso, beba bastante água diariamente e aplique máscaras capilares uma vez por semana, que podem ser enriquecidas com babosa, óleo de coco e dexpantenol.
Não lave os cabelos com água quente, mas apenas com fria ou morna. Reduza ao máximo a utilização de secador, chapinha ou babyliss. Invista em fronha ou touca de cetim/seda, porque tem o poder de reduzir o frizz e a quebra.
Mantenha uma rotina saudável. Alimentação equilibrada, atividade física, tempo de relaxamento e bom sono são fundamentais para a saúde e a aparência de maneira geral.
Veja também como deixar o cabelo cacheado mais bonito