Malu Chapéus – Blog

Água com gás engorda? Saiba o que é verdade e mito

água com gás engorda

(Foto: Pixabay)

A presença de bolhinhas e o sabor mais ácido conquistaram muitas pessoas. Mas será que a água com gás engorda? Pode causar celulite? Faz mal à saúde? Para revelar os mitos e verdades sobre a bebida, preparamos um guia sobre o assunto para você !

Água com gás engorda?

Engana-se quem pensa que a água com gás engorda. Assim como a mineral, é livre de calorias, ou seja, não leva ao aumento de peso ou acúmulo de gordura.

A ideia equivocada vem da associação com o refrigerante, que também é gaseificado, mas realmente pode prejudicar o relacionamento com a balança por conta das muitas calorias e da alta concentração de açúcar e sódio.

O que diferencia a água com gás da sem gás é somente a presença de bolhinhas. A gaseificação da água pode ser natural, quando a água é retirada de fonte já com dióxido de carbono, ou artificial, com a inserção de gás carbônico no momento do envase.

Mas é importante ressaltar que água gaseificada e saborizada artificialmente pode, sim, favorecer o ganho de peso. Isso ocorre por conta dos aditivos, como açúcar, adoçantes, sódio…

Água com gás emagrece?

(Foto: Pixabay)

A água com gás também não emagrece, mas pode ajudar no processo de perda de peso. O primeiro ponto a ser observado é o fato de hidratar da mesma maneira que a água mineral, sem adicionar calorias à dieta.

Outro detalhe importante é que a pequena dilatação que causa no estômago pode promover sensação de saciedade precoce, como apontam especialistas. Dessa maneira, acaba evitando o consumo excessivo de alimentos.

Vale acrescentar que não existe um alimento ou bebida milagrosa para a perda de peso. Cada um deles pode ser uma atitude complementar às mudanças saudáveis nos hábitos. Os fatores decisivos são dieta balanceada, atividade física frequente, momentos de descanso, controle do estresse e boas noites de sono.

Água com gás dá celulite?

Este é mais um mito. Por ser gaseificada, muitos se confundem e acreditam que pode levar aos mesmos malefícios do refrigerante. Mas ele contém alta quantidade de açúcar e de sódio, ausentes na água com gás, e que são os responsáveis pela piora do aspecto da pele.

A realidade é que consumo elevado de água, incluindo a gaseificada, pode ter efeito benéfico e reduzir o aspecto de casca de laranja. Atividade física e alimentação equilibrada também são fundamentais na prevenção e tratamento do incômodo estético.

Por que a água com gás ajuda na digestão?

A melhora no processo digestivo está relacionada às pequenas bolhas. Segundo especialistas, estimulam o funcionamento do estômago, resultando em aumento de secreção e esvaziamento. O benefício não se aplica a outras bebidas gaseificadas, como refrigerante e cerveja, que incomodam com a sensação de estufamento.

Quais são os benefícios da água com gás?

O primeiro item da lista é a capacidade de contribuir com a hidratação, que é fundamental para a saúde e a aparência. A ingestão de água estimula o bom funcionamento do corpo como um todo. Os resultados são pele mais bonita, melhora do humor, perda de peso, maior concentração, sensação de saciedade, lubrificação das juntas, prevenção de doenças…

A água com gás tem o mesmo poder de hidratação da mineral. No entanto, isso não significa que os 2 litros diários devam ser exclusivamente dela, porque, em excesso, suas bolhinhas podem causar desconforto gástrico. Trata-se de uma alternativa para variar ao longo do dia.

Outro detalhe interessante é que prepara o paladar, porque limpa as papilas gustativas. Essa é a explicação para o costume de alguns estabelecimentos a servirem junto com a xícara de café. Também pode ser uma boa pedida antes de uma taça de vinho.

Agora que você já sabe que água com gás não engorda, fica claro que é uma alternativa saudável para substituir o refrigerante, que pode fazer mal à saúde. Suas bolhinhas e sabor mais ácido são diferenciais e o paladar pode ser enriquecido com a adição de limão espremido, hortelã e fatias de gengibre, por exemplo.

Como já mencionamos anteriormente, a iguaria pode facilitar a digestão e promover sensação de saciedade, além de melhorar a diurese e favorecer o funcionamento intestinal. Ainda pode contribuir com a boa aparência da pele.

Quais os malefícios da água com gás?

As bolhas podem provocar uma sensação de desconforto, ocasionada pela ligeira dilatação do estômago. Portanto, a maior parte da ingestão diária de água deve ser da iguaria sem gás.

O seu pH um pouco mais ácido também leva a um alerta. Pode haver irritação da mucosa gástrica em pessoas com gastrite crônica ou duodenite. Nesses casos, é melhor evitar a água com gás.

Lembre-se de que é importante conversar com um nutricionista ou médico sobre qualquer mudança em seu cardápio, porque pode não ser indicada para todos os casos.

 

Leia mais: receitas de sopa para emagrecer e exercícios para perder a barriga.