Malu Chapéus – Blog

Amigo secreto diferente 2023: como montar 10 opções divertidas

amigo secreto diferente

(Foto: Canva)

Fim de ano costuma ser repleto de confraternizações. Se quer fugir da “mesmice”, que tal investir em um amigo secreto diferente? A brincadeira comum em empresas, família e grupos de amigos pode ganhar um toque a mais com a inserção de algumas variáveis simples. Preparamos um guia sobre o assunto!

Como fazer um amigo secreto diferente?

A brincadeira consiste em colocar os nomes de todos os participantes em uma caixa e fazer um sorteio, que também tem versão online e gratuita para facilitar. Cada um deve comprar algo especial para a pessoa que tirou e revelar seu nome apenas no evento. Para dar um toque diferenciado, pode-se criar uma brincadeira para o momento de dizer quem é o amigo secreto, escolher uma temática para os presentes, inserir a possibilidade de “roubar” o embrulho do outro…

Amigo secreto invertido

Na versão tradicional da brincadeira, uma pessoa se levanta e dá dicas para que descubram quem é seu amigo secreto. A proposta invertida é quando alguém fica na frente de todos e tampa os olhos. Quem o tirou deve se manifestar para o restante do grupo. O presenteado faz perguntas, que tenham resposta “sim” ou “não”, até descobrir quem o sorteou.

Dança das cadeiras 

(Foto: Pixabay)

 

Lembra da brincadeira da cadeira típica de festas infantis? Ela pode fazer parte do amigo secreto diferente. Monte um círculo com cadeiras, sendo que deve ter uma menos que a quantidade de participantes. Todos giram ao redor delas até que a música pare, quando devem se sentar. Quem ficar de pé sorteará um número e pegará um dos presentes, que foram previamente numerados. Na hora de comprar a lembrança, pense em algo versátil, que possa agradar aos mais diferentes estilos.

Amigo secreto fotográfico

(Foto: Pixabay)

 

Esta é uma boa ideia para evento com pessoas realmente próximas. Cada um deve comprar um porta-retratos e colocar uma foto em que esteja ao lado do seu amigo secreto. Embrulhe bem para que não seja possível ver a imagem antes da brincadeira da revelação.

Amigo secreto gastronômico

(Foto: Pixabay)

 

As festas de fim de ano são marcadas por quitutes típicos, como panetone, chocotone, rabanada e biscoito de Natal. Que transformá-los em presentes de amigo secreto? Assim, a diversão ganha toque gastronônimo e fica mais saborosa! É importante que, no momento de montar a lista de participantes, todos mencionem se têm alguma restrição alimentar, como problemas com lactose e glúten.

Amigo secreto ladrão

Esta é uma versão dinâmica e divertida. Não é necessário fazer um sorteio prévio. Todos devem comprar presentes versáteis e embrulhar bem. No evento, todos tiram um número de uma caixa para saber a ordem de participação. O número um pega um presente da mesa e o abre. O dois faz a mesma coisa e, se não gostar do que pegou, pode trocar com o um. O processo se repete até chegar ao último, que tem o direito de escolher qualquer um dos presentes abertos. Só vale trocar uma vez e, se alguém roubar o seu, pode pegar um aberto ou um dos que ainda estão fechados.

Amigo secreto solidário

Já pensou em transformar a brincadeira em um ato de caridade? Os participantes podem indicar uma instituição que tem um trabalho significativo e que precisa de ajuda. Basta sortear uma delas e todos deverão fazer uma contribuição, pequena ou grande, de acordo com seu orçamento particular.

Amigo secreto temático

(Foto: Canva)

 

Boa pedida para evitar casos em que se compra algo bacana e recebe algo sem graça. O amigo secreto deve ter um tema, como chinelo, lingerie, chocolate… O valor sugerido deve ser seguido à risca para que todos saiam contentes com o presente. No caso de itens de vestuário com numeração, é importante que todos coloquem na lista seus dados e preferências.

Amigo secreto culto

(Foto: Canva)

 

Esta versão não se enquadra totalmente no amigo secreto temático porque tem uma variação na hora de revelar quem é o seu amigo secreto. Todos darão um livro como presente e, na hora de revelar quem tirou, cada um terá que ficar na frente do grupo e ler o trecho de algum livro, poema ou frase que faz com que se lembre do presenteado. Também poderá responder a algumas perguntas até que descubram a identidade.

Amigo secreto artesanal

(Foto: Canva)

 

A ideia é que todos soltem a criatividade e coloquem a mão na massa. Você deve presentear o seu amigo secreto com algo que fez com as próprias mãos. Vale caixa de madeira, cartão em dobradura, peça de crochê, pintura em quadro… Deixe seu talento artístico falar mais alto. Mas lembre-se de que a brincadeira só cai bem num grupo que tenha este tipo de habilidade, senão acaba-se criando um problema para quem não tem facilidade com artesanato.

 

Leia mais: decoração de Natal simples e barata, mesa de Natal, decoração de Ano Novo simples e barata, mesa para ceia de Ano Novo, mesversário e chá de casa nova.