Malu Chapéus – Blog

Aprenda 10 dicas de como tirar tinta de cabelo das mãos e unhas

como tirar tinta de cabelo das mãos e unhas

(Foto: Pixabay)

O processo de coloração dos cabelos pede alguns cuidados, mas “acidentes” podem ocorrer. Por exemplo, você sabe como tirar tinta de cabelo das mãos e unhas? Preparamos um guia sobre o assunto, com 10 alternativas! Caso note qualquer incômodo, não hesite em marcar uma consulta com um dermatologista!

Como tirar tinta de cabelos das mãos e unhas?

Como prevenir é sempre melhor que remediar, invista em luvas descartáveis na hora de realizar a coloração. Mas, se não teve esse cuidado e a tinta já aderiu à pele e às unhas, não se desespere! Há algumas alternativas para a remoção.

Os métodos mais suaves vão de sabonete neutro a óleos vegetais. Os mais abrasivos, para manchas mais fortes, podem contar com detergente neutro e vinagre, que devem ser evitados por pessoas com alergias e sensibilidades. Ao notar qualquer alteração, procure por um dermatologista!

Bolas de algodão ajudam a espalhar os produtos com suavidade, sem causar machucados. Para as unhas, invista em hastes de algodão, que permitem o alcance dos cantinhos.

Tome cuidado com algumas ideias que circulam pela internet, como o uso de cinzas de cigarro e de acetona. Podem prejudicar a saúde da pele.

1. Tire a mancha com água e sabonete neutro

Esta primeira opção é a mais fácil, mas só funciona se for colocada em ação imediatamente. Ao notar o contato do produto com a pele, a primeira coisa a se fazer é lavar bem com sabonete e água. Se a tintura já tiver aderido, será necessário escolher outro processo de remoção.

2. Como tirar tinta de cabelos das mãos e unhas com removedor de manchas

Em lojas especializadas em produtos de beleza, pode-se encontrar removedor próprio para tirar as manchas da coloração. Ele é desenvolvido especialmente para não agredir a pele e, portanto, trata-se de uma opção segura.

Quanto mais rápido o produto for utilizado, mais fácil será a remoção. Deve-se umedecer uma bola de algodão ou um cotonete com o produto e esfregar suavemente na mancha.

3. Use vaselina para tirar tinta de cabelo das mãos e das unhas

A vaselina tem propriedade hidratante e ainda garante uma série de truques para facilitar o dia a dia, incluindo prevenir manchas na pele após pintar os cabelos. Costuma-se aplicá-la na testa e nas orelhas antes do processo de coloração. A boa notícia é que também pode ajudar a eliminar as manchas nas mãos e nas unhas. Basta massageá-la delicadamente na região. Para retirar, utilize um pedaço de algodão ou uma toalha.

4. Aposte em óleo para tirar manchas de tintura de cabelo

(Foto: Pixabay)

Os óleos vegetais são boas pedidas para a limpeza profunda da pele, porque atraem a oleosidade tanto natural quanto a de resíduos de produtos (como maquiagem e protetor solar) e ajuda a eliminá-la. E também são indicados para eliminar manchas de tintura de cabelo.

Você pode passar um pouco, deixar agir por 30 minutos e enxaguar com água morna. Se não sair, vale aplicar uma camada generosa à noite e colocar luvas de plástico para dormir. No dia seguinte, lave as mãos com água morna e sabonete neutro. Entre as principais opções estão óleo de amêndoas e de coco, além de azeite extravirgem.

5. Aplique demaquilante na mancha

O demaquilante bifásico, aquele com água e óleo na composição, pode entrar na lista de como tirar tinta de cabelo das mãos e unhas. O processo consiste em umedecer um pedaço de algodão com o produto e esfregar nas manchas. Aguarde cerca de 5 minutos antes de enxaguar com água morna.

6. Como tirar tinta de cabelos das mãos e unhas com pasta de dente

(Foto: Pixabay)

A pasta de dente conta com compostos que podem esfoliar a pele e ajudar na remoção da mancha. Faça o teste com uma que não seja em gel. Basta umedecer a região com água e aplicar o creme dental, fazendo movimentos circulares suaves até que o incômodo saia. Para finalizar, enxague com água morna.

7. Invista em gel de cabelo

Pode parecer estranho, mas a função do gel de cabelo pode ir além de estilizar e manter os fios no lugar. O processo é semelhante ao dos outros produtos. Consiste em massageá-lo onde a tinta aderiu na pele. Enxague bem e finalize com a aplicação de um hidratante.

8. Misture pó de café com shampoo

(Foto: Pixabay)

Muitos dizem que esta mistura diferenciada tem o poder de tirar a tinta de cabelo da pele e das unhas. Quer tentar? Se você não tiver alergia ao pó de café, misture uma colher (chá) do pó com uma colher (chá) do produto de cabelo. Utilize um algodão para aplicar sobre a mancha, massageando suavemente. Recomenda-se enxague com água morna.

9. Como tirar tinta de cabelos das mãos e unhas com vinagre

A sugestão é misturar partes iguais de água e vinagre e aplicar na região afetada com o auxílio de um algodão. Faça movimentos circulares até que a mancha saia. Se não conseguir, coloque um pouco mais de vinagre na solução, para que fique mais concentrada, e repita o processo. Lave bem as mãos com água e invista em uma camada generosa de hidratante nas mãos.

10. Detergente pode ajudar a tirar manchas da pele

Esta opção é menos delicada e pode provocar ressecamento da pele. Portanto, tome cuidado. Se tiver mãos muito sensíveis, melhor evitá-la! Com o auxílio de uma esponja de maquiagem, esfregue delicadamente o detergente neutro na área manchada. Enxague com água morna, seque-se e não deixe de passar bastante hidratante.

 

Leia mais: aprenda como clarear cabelo naturalmente, penteado para cabelo liso e cor de cabelo chocolate para as morenas.