Malu Chapéus – Blog

Aprenda a novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

(Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora/Reprodução)

Esta representação da Virgem Maria é celebrada no dia 27 de junho e tem origem em uma pintura bizantina, datada do século XIII. A novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é conhecida por promover limpeza espiritual e atrair proteção, bênçãos e graças.

Como rezar a novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro?

O ritual da novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é simples e deve ser realizado em um local tranquilo, onde não será interrompido. Se quiser, pode acender uma vela e/ou um incenso para ajudar na conexão.

Sente-se de maneira confortável e faça respirações profundas até atingir um estado de relaxamento. Leia a oração inicial e a indicada para o dia específico (são nove dias), e mencione a graça que gostaria de alcançar. Complete com a oração final e 1 Creio, 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.

Oração inicial (para todos os dias)

“Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

“Virgem do Perpétuo Socorro, Santa Mãe do Redentor, socorrei o vosso povo que almeja ressurgir. Daí a todos a alegria de caminhar na consciente e ativa solidariedade com os mais pobres, anunciando de modo novo e corajoso o Evangelho do vosso Filho, fundamento e ápice de toda convivência humana que aspira a uma paz verdadeira, justa e duradoura. Como o Menino Jesus que admiramos neste venerável Ícone, também nós queremos apertar a vossa mão. A vós não faltam nem o poder nem a bondade para nos socorrer em todas as necessidades e em cada pedido. Agora é a vossa hora! Vinde, pois, em nosso auxílio e sede para todos nós refúgio e esperança. Amém!”

1º Dia

“Bondosa Mãe do Perpétuo Socorro, que experimentastes as angústias da vida, acolhei o meu pedido. Sois a mãe e tendes o desejo de socorrer a todos, aqui está alguém que é pecador, mas que recorre a vós. Bondosa mãe, socorrei-me sem demora.”

2º Dia

“Mãe do Perpétuo Socorro, ajudai-me a ser sempre de Deus. Tudo passa como vento, Deus permanece. Eu quero ser de Deus e por isso vos suplico: socorrei-me nesta vida, ajudai-me a não perder Deus nos sofrimentos e necessidades. Bondosa mãe, aumentai minha fé, confiança, e socorrei-me com vosso amor.”  

3º Dia

“Bondosa Mãe, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, compreendestes e sempre fizestes o que Deus queria, afastai de mim a dureza de coração, o orgulho, o egoísmo de só pensar em mim. Ajudai-me, bondosa mãe, a seguir a vontade de Deus e concedei-me a graça que vos peço.”

4º Dia

“Mãe de Jesus e minha mãe, dai-me um coração para ajudar o próximo, misericordioso para perdoar sempre, humilde e manso para carregar e suportar suas fraquezas. Jesus disse que sempre faço a ele, aquilo a que faço aos outros, por isso, ajudai-me a melhor amar Deus e a meus irmãos. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, socorrei-me na graça que vos peço.”

5º Dia

“Bondosa Mãe, como vós vivestes com Jesus e José, em casa? Concedei-me amar meus irmãos e aceitar a cada um no seu jeito de ser. Dai-nos a paz, compreensão, bondade, alegria para que o espírito de jesus permaneça conosco. Bondosa Mãe, pedi a ele por todos nós.”

6º Dia

“Pode a Mãe de Jesus esquecer o filho? Eu sei, ó Maria, que não nos esqueceis, mas tenho medo de eu me esquecer de vós. Peço-vos nunca perder Deus, nem a Fé, e sempre em vós. Ó Maria, feliz de quem vos conhece e a vós recorre, como o filho à sua mãe.”

7º Dia

“Maria, sempre fizestes tudo o que Deus vos pediu. Para que eu também seja assim, ajudai-me a ouvir a Palavra de Deus, meditar, viver o que Jesus ensinou. Atendei meu pedido nesta novena, e não deixeis que eu fique acomodado à vida.”

8º Dia

“Minha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, quantas vezes me torno orgulhoso, vaidoso, confiante nas coisas que passam. Tudo isso pode ocupar o lugar de Deus em meu coração. Maria, livrai-me desta tentação de trocar Deus pelas coisas da terra e descuidar da casa de Deus em mim. Bondosa Mãe, socorrei-me com a graça de Jesus.”

9º Dia

“Quantas vezes, ó Maria, meu coração fica triste, atribulado, cheio de dúvidas, e angustiado. Isso acontece porque não me recolho no silêncio da oração, e nem procuro ver o que Deus quer de mim. Não sei escutar Deus. Maria, peço-vos a graça de acreditar que Deus me ama sempre, mesmo na dor.”  

Oração final (para todos os dias)

“Ó Mãe do Perpétuo Socorro, diante de Vosso Bondoso olhar, me coloco humildemente, recorrendo como filho à Vossa Maternal bondade. Vós sois meu refúgio, esperança e proteção. Atendei, Ó Rainha, ao desejo que tenho de possuir o Amor Eterno, a graça de Deus Pai, a Salvação para minha alma e para vida daqueles por quem suplico.

Dai-me sempre a graça de seguir Jesus, nas virtudes e na santidade de vida. Recebei, Ó Rainha Santíssima, minhas preces e necessidades, elevando o meu coração ao Vosso Filho, meu Senhor e Redentor. (Fazer o pedido da graça que deseja alcançar)

Consagro a Vós meus olhos para que sejam a lâmpada de minha alma, meus ouvidos para que estejam sempre atentos aos apelos do Evangelho, minha boca para que sempre proclame que sois a luz do meu viver.

Consagro a Vós, ó Mãe Incomparável, minha alegria e minha dor, minha mente e meu coração, minha vida e minha morte no desejo da eternidade sem fim. Consagro todo meu ser a vós, Ó Mãe do Perpétuo Socorro, carregando a minha cruz e renunciando a todo mal. Amém!”

Rezar 1 Creio, 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.

“Nossa Senhora do Perpétuo Socorro rogai por nós!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

Fonte: Milícia da Imaculada

 

Leia mais: oração de Nossa Senhora Aparecida, oração de Nossa Senhora das Graças e oração de Nossa Senhora da Cabeça.