Malu Pires Blog

Aprenda como fazer chá de hibisco para emagrecer

como fazer chá de hibisco para emagrecer

(Foto: Pixabay)

Quem quer perder peso costuma ficar ligado nas novidades para facilitar o processo. Vira e mexe, algum item natural ganha status e logo é inserido no plano de dieta. Você sabe como fazer chá de hibisco para emagrecer? Preparamos um guia sobre o assunto, mas é importante deixar claro que não existe milagre e que tratamento e terapia complementar devem ser sugeridos por um médico, que tem acesso a detalhes individuais dos pacientes. Se notar qualquer incômodo, descontinue o uso!

Como tomar o chá de hibisco para emagrecer rápido?

O primeiro ponto que deve ser esclarecido é que chás podem ser coadjuvantes no processo de emagrecimento, nunca os protagonistas. Funcionam de maneira complementar a uma dieta balanceada, atividade física regular, boas noites de sono, controle do estresse e hábitos saudáveis.

Com isso em mente, vamos falar dos mecanismo do hibisco que podem ajudam quem quer fazer as pazes com a balança. Um deles é a sua ação anti-inflamatória, que combate a inflamação crônica causada pelo consumo de alimentos prejudiciais à saúde, conhecida por dificultar a perda de peso.

Alguns estudos científicos também mostraram que as antocianinas presentes na bebida auxiliam a reverter o ganho de peso em pessoas obesas. Isso é uma ótima notícia para quem tem propensão a acumular gordura com facilidade.

O amido – presente em fontes de carboidrato, como arroz, pão, bolo e massa – é quebrado em partículas por enzimas (amilase salivar e amilase gástrica), que são absorvidas em forma de glicose no intestino. O chá de hibisco pode reduzir a produção da enzima, possibilitando que o amido passe pelo intestino sem ser absorvido. Mas isso não é desculpa para consumir muito carboidrato, porque a bebida não tem 100% de eficácia e nem dá conta de uma demanda grande de amido.

Chá é uma maneira de aumentar o consumo de líquido, que estimula a diurese. Assim, há o efeito de desinchar. De maneira geral, a digestão também é favorecida. Por isso, a bebida é indicada antes da refeição. Como praticamente não tem calorias, torna-se uma substituta interessante para sucos e refrigerantes.

(Foto: Canva)

Como fazer chá de hibisco para emagrecer?

O hibisco é uma planta medicinal que costuma ser utilizada para ajudar na perda de peso, no controle da pressão arterial e na prevenção de problemas no fígado. Pode entrar no cardápio por meio chás, saladas, geleias, sopas e molhos.

Você sabe como fazer chá de hibisco para emagrecer? Basta misturar a planta seca com água fervida e tampar por alguns minutos. É interessante que o líquido seja consumido logo após o preparo. Com o tempo, as propriedades são reduzidas e perdidas.

Se quiser potencializar o efeito, vale fazer combinações de ingredientes. A canela, por exemplo, tem papel importante na sensibilização da insulina. O gengibre é um termogênico famoso para favorecer a perda de peso. Quem pretende desinchar pode incluir a  cavalinha.

Chá de hibisco

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Ferva a água e desligue o fogo.
  2. Acrescente o hibisco, tampe e aguarde de 5 a 10 minutos.
  3. Basta coar antes de consumir.

Chá de hibisco com canela

Foto: Weinstock/Pixabay

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Ferva a água e desligue o fogo.
  2. Acrescente os ingredientes, tampe e aguarde de 5 a 10 minutos.
  3. Antes do consumo, coe.

Chá de hibisco com gengibre

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Ferva a água e desligue o fogo.
  2. Acrescente os ingredientes, tampe e aguarde de 5 a 10 minutos.
  3. Coe antes de ingerir.

Chá de hibisco com cavalinha

Ingredientes

Modo de Preparo

    1. Ferva a água e desligue o fogo.
    2. Coloque os ingredientes, tampe e espere de 5 a 10 minutos.
    3. Coe antes de consumir.

Mix para chá diurético

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Ferva a água e desligue o fogo.
  2. Coloque os ingredientes, tampe e espere de 5 a 10 minutos.
  3. Coe e está pronto para o consumo.

Tomar chá de hibisco todos os dias faz mal?

Se não houver contraindicação no seu caso e não for algo excessivo (mais de 2 xícaras por dia), pode até consumir diariamente. Mas o mais interessante é isso ocorra por um intervalo curto de tempo. Variar os chás é interessante para não gerar toxidade.

Contraindicações e cuidados

É importante deixar claro que a ingestão exagerada de bebidas com propriedades fitoquímicas pode levar a irritações e reações alérgicas. Se tiver histórico de alergia ou intolerância à planta, evite-a.

Outro alerta é que o hibisco pode interferir no efeito de alguns anticoncepcionais. Por isso, é importante consultar o ginecologista antes de iniciar o consumo do chá.

A bebida tende a aumentar a diurese e, portanto, pode interferir na pressão arterial de algumas pessoas, principalmente nas que têm pressão baixa.

A iguaria também é contraindicada durante a gravidez. Isso porque pode estimular o fluxo de sangue e levar a contrações da parede do útero.

 

Leia mais: chá diurético para emagrecer, shampoo de hibisco e chá de folha de abacate.

Sair da versão mobile