Malu Chapéus – Blog

Aprenda como fazer o Ho’oponopono para o amor

como fazer o Ho'oponopono para o amor

(Foto: Canva)

A sua vida amorosa está estagnada? Relacionamentos tóxicos e complicados se repetem? Aprender como fazer o Ho’oponopono para o amor pode ajudar na cura de padrões, crenças e feridas. A famosa limpeza espiritual é conhecida por mudanças efetivas em todas as áreas, o que pode abrir caminhos de prosperidade e sorte.

O que é Ho’oponopono?

Hoʻoponopono é uma prática havaiana antiga e seu nome é a junção de “Hoo” (causa) e “ponopono” (perfeição). Consiste em uma maneira de buscar a cura de corpo, mente e espírito por meio de limpeza e purificação dos pensamentos, emoções e campo energético.

É caracterizado pelo mantra composto por quatro frases: “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato”. A proposta é trazer para si mesmo a responsabilidade pelo que acontece em sua vida, abandonando o vitimismo.

A repetição pode ser feita tanto em momentos desafiadores quanto diariamente, como rotina de autocuidado. Recomenda-se falar ou ouvir 108 vezes seguidas, porque é um número considerado sagrado. O japamala e alguns vídeos disponíveis no YoTube podem auxiliar na contagem.

A mensagem promete transmutar memórias, bloqueios, incômodos, fraquezas, dificuldades e problemas. Isso ocorre porque os itens tendem a se tornar conscientes, fazendo com que a pessoa se perdoe e agradeça pela oportunidade de aprender com cada um deles.

Como fazer o Ho’oponopono para o amor?

A prática do Hoʻoponopono é indicada para limpeza e cura de todas as áreas da vida, incluindo a amorosa. O autoconhecimento e o perdão referente aos problemas do passado podem fazer com que a pessoa trabalhe o amor-próprio. Assim, elimina-se a necessidade de ter alguém para se sentir completo e a energia pessoal vibra mais alto. Quando isso ocorre, tende-se a abrir chances de atrair um relacionamento mais saudável e com base no amor incondicional.

Se você não se sente bem e não se ama, como pode esperar que outro faça isso? A chave da questão é realmente trabalhar a si mesmo. Você pode mencionar seu nome antes das quatros frases, diariamente, mentalizando o que quer curar, como baixa autoestima, ciúme, controle, sentimento de posse, submissão…

Quando você sentir mudanças em seu modo de enxergar a vida e de lidar com os desafios do dia a dia, pode começar a dizer “relacionamento amoroso” antes do mantra, para trazer energia positiva para esta área. Caso sinta algo mal resolvido com um ex-parceiro, por exemplo, também pode citar o nome dele inicialmente.

Como fazer o Ho’oponopono para o amor (Foto: Canva)

Quantas vezes tenho que fazer Ho’oponopono para outra pessoa?

Se você quiser curar as feriadas de relacionamentos passados ou do atual, pode ser interessante aprender como fazer o Ho’oponopono para o amor. Uma possibilidade é citar o nome da pessoa envolvida antes das quatro frases. Isso pode ser feito quantas vezes sentir necessidade e por quantos dias seu coração mandar. Não existe regra, mas a recomendação é de que o mantra seja falado ou ouvido 108 vezes seguidas.

como fazer o Ho’oponopono para o amor: oração original

A oração do Hoʻoponopono é conhecida como uma prova de amor para si mesmo, para os seus ancestrais e para o Universo. A mensagem inspiradora e profunda pode ser feita diariamente, acompanhada ou não do mantra tradicional. Acredita-se que traga positividade à vida, o que eleva a vibração para atrair sorte. Confira:

“Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um. Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão. Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.

Para limpar o meu subconsciente de toda carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez, durante o meu dia, as palavras-chave do ho’oponopono: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes.

Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que fiz a eles antes, em alguma vida passada: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu que pede perdão a esse alguém agora. Por esse instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Por esse espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Pelas difíceis relações às quais só guardo lembranças ruins: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para minha escassez: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: “minhas memórias, eu te amo. Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim”. Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.

Neste momento, afirmo que te amo. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados. Te amo. Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.

Amada Mãe Terra, que é quem eu sou: se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações, desde o início da nossa criação até o presente, eu peço o teu perdão. Deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.

Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição à tua saúde emocional, que é a mesma que a minha. Então esteja bem e, na medida em que vai se curando, eu te digo que: eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você. Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura, te agradeço por estar aqui em mim. Eu te amo por ser quem você é.”

 

Leia mais: como usar o japamala e Ho’oponopono oração original.