Eles nos levam para todos os lugares que queremos ir, mas costumam ser esquecidos quando a questão é autocuidado. Você sabe como tirar rachadura dos pés? Preparamos um guia sobre o assunto, que lista os hábitos prejudiciais e indica maneiras de prevenir e tratar o problema. Confira!
O que faz o pé rachar?
O incômodo costuma surgir após um processo de engrossamento da pele, normalmente no calcanhar. Falta de hidratação, atrito com calçado, excesso de peso sobre os pés e andar muito tempo descalço são alguns dos fatores que acabam tirando a elasticidade natural da pele e, então, levando a fissuras e calos.
A rachadura dos pés também pode ser indício de alguma doença, como diabetes e hipotireoidismo. Por isso, é fundamental procurar por um médico para investigar possíveis causas e indicar o melhor tratamento para cada caso.
Veja a lista de possíveis motivos para o pé rachar:
- Falta de hidratação com cremes próprios para os pés.
- Beber pouca água. Lembre-se que a hidratação vem de dentro para fora.
- Caminhar muito tempo descalço ou com calçados sem conforto, como chinelo e rasteirinha.
- Calçados apertados, fechados e incômodos.
- Obesidade.
- Tomar banho com água muito quente.
- Diabetes e hipotireoidismo
O que é bom para rachadura nos pés?
A prevenção e o tratamento pedem que as causas apontadas acima sejam revertidas. Agora, confira os detalhes de como tirar rachadura dos pés:
- Combinação de água oxigenada e acetilsalicílico para efeito emoliente (amaciar e suavizar a pele)
- Ingestão de bastante água
- Hidratação diária com cremes
- Escalda pés
- Não exagere no esfoliante ou lixa
- Use medicamentos prescritos pelo médico
Como tratar rachadura nos pés com água oxigenada?
A água oxigenada é fungicida e bactericida, prevenindo infecções a partir das rachaduras. Juntamente com comprimido de acetilsalicílico, reforça essas propriedade e atua no “amolecimento” da pele que está grossa. Antes de utilizar os produtos, converse com um médico sobre o assunto. Se notar qualquer reação desagradável, suspenda o uso!
Você vai precisar de:
- 2 comprimidos de acetilsalicílico
- 20 ml de água oxigenada volume 10
Modo de fazer:
- Triture os comprimidos
- Misture bem o pó dos comprimidos com a água oxigenada.
- Aplique todas as noites, após o banho, para amolecer a pele e prevenir rachadura e mau odor.
- Enrole os pés com plástico filme e coloque uma meia por cima.
- Aguarde duas horas ou a noite toda.
- Tire o plástico filme e aplique hidratante para pele ressecada.
Fonte: Patricia Elias, especialista em estética e cosmetologia
Intensifique a hidratação
A falta de hidratação é apontada como a maior causa do problema. Portanto, ingira bastante água, porque a beleza vem sempre de dentro para fora. Deixe a preguiça de lado e aplique o cosmético para peles secas todos os dias. A recomendação é logo após o banho, sem deixar ultrapassar três minutos da saída do chuveiro, para que a umidade fique retida.
Uma boa pedida é a vaselina ou gelatina de petróleo, que é uma parafina líquida facilmente encontrada para compra e ainda apresenta preço baixo. Trata-se de um dos melhores hidratantes, porque tem uma capacidade enorme de retenção de água. Pode ser utilizada nos pés, em áreas de dobras ou sensíveis e até nos lábios.
Outros compostos muito escolhidos são ureia e dexpantenol. Se notar qualquer alteração incômoda na pele, descontinue o uso e consulte um médico.
Qual óleo é bom para rachadura nos pés?
A ação hidratante do óleo de coco é comprovada cientificamente. Além do poder nutritivo, pode acelerar a cicatrização e a renovação celular. Aplique uma colher (sopa) do produto, podendo misturar com uma colher (sopa) de azeite extravirgem. Envolva os pés com plástico filme e coloque uma meia por cima, deixando agir durante toda a noite. No outro dia, basta enxaguar e aplicar um hidratante potente.
Escalda pés
Quer um momento de autocuidado e relaxamento? Então, o escalda pés pode ser uma boa pedida. Basta colocar água morna em uma bacia, acrescentar uma a duas colheres (sopa) de hidratante e misturar. Mergulhe os pés e aguarde de 5 a 10 minutos. Depois, seque bem com a toalha e aplique hidratante.
Não exagere na esfoliação
Usar esfoliante ou lixa pode parecer tentador num pé ressecado, mas tome cuidado! Pode causar efeito contrário, levando ao espessamento e maior tendência a rachaduras. Isso porque o atrito forte e frequente pode parecer uma agressão, levando a pele a se “defender”, ficando ainda mais grossa.
Pode-se lançar mão de um esfoliante leve ou lixa fina, uma a duas vezes ao mês. Mas sempre com movimentos suaves e pouco abrasivos.
Use medicamentos prescritos pelo médico
Lesões podem abrir espaço para infecções ou irritação, além de dor. Por isso, é importante consultar um dermatologista, que vai indicar como tirar rachadura dos pés e prevenir problemas maiores. Pode prescrever pomadas e medicamentos para auxiliar no tratamento. O importante é seguir à risca para que os resultados sejam efetivos e duradouros.
E aí, gostou das dicas de como tirar rachadura dos pés? Preparamos mais conteúdos sobre saúde e beleza, incluindo como tirar unha postiça e como usar vaselina na rotina de beleza. Confira!