Malu Chapéus – Blog

Aprenda como usar casaco xadrez e inspire-se em + de 10 looks

como usar casaco xadrez

(Foto: Pixabay)

Ele é um clássico da temporada de outono-inverno. Você sabe como usar casaco xadrez? Preparamos um guia sobre o assunto, com dicas e mais de 10 sugestões de looks para servir de inspiração! O importante é que você sempre respeite seu estilo pessoal e se sinta bem com a produção!

O que combina com casaco xadrez?

O xadrez pode ser encontrado em diferentes tipos, incluindo quadriculado, tartan, vichy, Príncipe de Gales, pied-de-poule, Burberry… Não sai de moda, mas aparece com mais força em alguns momentos da história. A última vez foi na década de 1990, que tem servido de inspiração para a moda atual.

O casaco na padronagem é muito utilizado com calça, desde a despojada em jeans até a formal em alfaiataria. Por ser algo que aquece do frio, é interessante que as pernas não fiquem desprotegidas e, portanto, saias e vestidos tendem a ser mais alongados ou virem acompanhados de meia-calça.

Botas de modelos variados são complementos recorrentes, justamente por conta do frio. Mas também vale tênis, escarpim, oxford… O que combina mais com você e com a ocasião?

Como usar casaco xadrez?

Estampas costumam causar dúvidas na hora de montar as produções. Tenha em mente que a maneira mais segura é realmente compor com peças lisas e em cores neutras (como preta, branca, cinza e terrosas). Mas isso não é uma regra!

Casaco em tons sóbrios pode vir com calça ou sapato em tom quente e vibrante. Se ele for colorido, uma de suas nuances pode aparecer em um ou mais dos complementos. O color blocking (blocos de cor) propõe ainda mais ousadia com misturas nada óbvias, incluindo vermelho com rosa, amarelo com azul… Também existe a possibilidade de combinar estampas.

Que tal fazer um exercício simples em frente ao espelho? Vista suas roupas de maneiras variadas, fugindo um pouco do que usa sempre, e acrescente o casaco. Repare bem no resultado e faça as alterações que sentir vontade. Você pode se surpreender com a quantidade de ideias que podem surgir! Acredite, seu guarda-roupa é mais versátil do que imagina!

Casaco xadrez com peças lisas e neutras

Vamos começar a lista de looks pela aposta mais clássica e segura. Consiste em vestir o casaco xadrez junto com peças lisas e em cores neutras, que facilitam na hora de criar diferentes combinações. Preto, cinza, branco e tons terrosos são as principais escolhas. Repare nos detalhes das fotos abaixo:

(Foto: @klebrasil/Instagram/Reprodução)

 

A blusa e a calça cargo no mesmo tom de areia criam efeito alongador, porque não há interrupção visual.

 

(Foto: @chiqueaos50/Instagram/Reprodução)

 

Diferentes tons terrosos marcam presença em todo o look, que é composto por blusa de gola alta, calça com textura semelhante à de couro, bota e casaco xadrez.

 

(Foto: @luzatrend/Instagram/Reprodução)

 

A combinação de preto e branco é um clássico introduzido na moda por Chanel e tem o poder de deixar o look elegante e sofisticado. Na proposta acima, vem junto com casaco xadrez em tecido flanelado.

 

(Foto: @rosalyn.oficial/Instagram/Reprodução)

 

Mais uma inspiração com base em preto e branco.

 

(Foto: @ladiesstore011/Instagram/Reprodução)

 

O que acha de vestido preto, bota caramelo e casaco xadrez em P&B?

Casaco xadrez com look colorido

Chegou a hora de ousar mais! O tempo frio também abre espaço para o alto astral de cores quentes e vibrantes. Se tem medo de escorregar na elegância ao cometer excessos, faça do espelho o seu melhor amigo. Caso se sinta bonita e confiante, está pronta para sair de casa e arrasar! Mas se notou algum incômodo ou ficou insegura, melhor fazer alguma alteração, sempre respeitando seu estilo pessoal. Veja algumas ideias de como usar casaco xadrez:

(Foto: @bella_rocca/Instagram/Reprodução)

 

Se o seu casaco é colorido, você pode usar o mesmo tom dele ou um parecido na calça ou na blusa. Na proposta acima, são duas nuances de mostarda.

 

(Foto: @rosalyn.oficial/Instagram/Reprodução)

 

O rosa marca presença no casaco e nos acessórios: bolsa e bota. O restante é preto, o que ajuda a equilibrar.

 

(Foto: @taniamodasstore/Instagram/Reprodução)

 

Que tal deixar o colorido apenas nos pés? O casaco xadrez em tons neutros pode fazer par com tênis verde.

 

(Foto: @lille.fashionboutique/Instagram/Reprodução)

 

Já ouviu falar em color blocking? Consiste em combinações nada óbvias, formando blocos de cor. A produção acima mistura  amarelo e dois tons de azul.

 

(Foto: @lojadamahmodas/Instagram/Reprodução)

 

Mais um color blocking em azul e amarelo.

Casaco xadrez combinando com outras estampas

Quem disse que casaco xadrez só cai bem com peças lisas? Quem gosta de brincar com a moda pode testar combinações variadas, incluindo com listrado e animal print. Para reduzir o impacto, a outra estampa pode marcar presença em um acessório, como no calçado ou na bolsa (foto abaixo). Se você não tem medo de ousar, vale padronagem em outra peça de roupa.

(Foto: @lolitamodaspr/Instagram/Reprodução)

 

Leia mais: como usar bolsa de franjacomo usar bolsa de coração, como combinar chapéu Paris com bolsa e como usar bolsa Capri.