Malu Chapéus – Blog

Aprenda o passo a passo do skincare de inverno

skincare de inverno

(Foto: Pixabay)

Quando o frio chega, sua pele fica ressecada e com descamação? Realmente, cada estação do ano pede por cuidados específicos. Que tal aprender o skincare de inverno? Preparamos um guia sobre o assunto, com dicas e passo a passo! Mas lembre-se da importância de consultar um dermatologista para avaliar o seu caso específico!

Como cuidar da sua pele no inverno?

O tempo seco e frio costuma deixar a pele ressecada e com toque áspero. Isso pode acontecer até com quem tem pele oleosa, percebendo-a mais sensível. Se relaxar nos cuidados, pode apresentar rachaduras, descamações, irritações, coceiras e até abrir espaço para infecções. Portanto, deixe a preguiça de lado e siga o skincare de inverno diariamente!

O primeiro ponto a se analisar é a temperatura da água do banho. Quando está quente, promove ressecamento por afetar a barreira cutânea de proteção. Se não consegue se lavar com água morna ou fria, o banho deve ter, no máximo, 10 minutos com a quente. E escolha sabonete com alto poder de hidratação, como os chamados syndets. Evite buchas e esponjas para não sensibilizar ainda mais a pele, bastando movimentos circulares e suaves com as mãos.

Por falar em hidratação, é fundamental em todos os meses e deve ser reforçada neste período. Isso inclui maior ingestão de água, que costuma ser esquecida quando não está calor. E, assim que sair do banho, ainda em meio ao valor do chuveiro, passe o creme hidratante com emolientes (como óleo de girassol, amêndoa ou uva) e umectantes (ceramidas, ureia e glicerina). Não se esqueça de mãos, pés e articulações (como joelhos e cotovelos).

Se você tem dermatite, prefira fórmulas sem fragrância e com menos compostos químicos possível. Peles sensíveis ou alérgicas podem lançar mão de geleia de vaselina 100% pura, enquanto loção oleosa com vitaminas A e E pode aliviar casos leves de irritação, vermelhidão e coceira. Todos os quadros devem ser avaliados por um médico, especialmente os mais intensos, para chegar à melhor formulação.

O que é bom para o rosto no frio?

Toda a rotina de cuidados com a pele precisa ser revista no inverno, incluindo a do rosto. Por exemplo, algumas pessoas apresentam muita oleosidade no verão e, quando a temperatura cai, ficam com áreas ressecadas. Por isso, é interessante prestar bastante atenção em si mesmo e passar por consulta com um dermatologista para indicar os produtos mais indicados para você em cada período.

Quando o assunto é limpeza, de maneira geral, a recomendação é um sabonete mais suave, sem agentes secativos (como enxofre e ácido salicílico). A água nunca deve estar quente,  mas fria ou morna.

Uma opção interessante é o cleansign oil, que promete uma limpeza profunda sem ressecar. Primeiro, aplica-se um óleo ou a mistura de alguns deles (como óleo de rícino, coco, amêndoa, semente de uva, girassol, jojoba, rosa mosqueta) em todo o rosto, com o auxílio das mãos, fazendo movimentos suaves. Depois, basta passar uma toalha embebida em água morna para retirar as impurezas e finalizar com lavagem com água e sabonete.

O hidratante facial tem muita importância e precisa combinar com seu tipo de pele: sérum para as mais oleosas e gel ou creme para as mais secas. Mesmo em dias nublados, o protetor solar não pode ser deixado de lado, porque os raios ultravioletas continuam presentes e promovem o envelhecimento precoce e aumentam as chances de câncer de pele.

Caso note que a pele está craquelando ou descamando, pode-se borrifar uma bruma facial com ácido hialurônico algumas vezes ao dia. O problema persiste? Vá ao médico e siga o tratamento com as adaptações necessárias.

Os lábios costumam sofrer no tempo frio e, se tiver o hábito de passar a língua neles, a situação tende a piorar. Hidratantes labiais, como os de vaselina, devem fazer parte do nécessaire. Feridas e rachaduras precisam de avaliação médica por conta da possibilidade de infecções.

Qual a sequência skincare?

De manhã, inicie a rotina de cuidados pela lavagem do rosto com água (fria ou morna) e sabonete específico para seu tipo de pele. Aposte em um sérum, como o de ação antioxidante (exemplo: vitamina C), para ajudar a clarear a pele e a proteger contra os radicais livres. Chegou a hora da hidratação, seguida da proteção solar. Se quiser usar maquiagem, está pronta para iniciar o processo.

Depois de um longo dia de trabalho e agitação, chegou a hora de tirar alguns minutos para cuidar de você. Que tal deixar uma música de fundo para tornar o momento mais agradável e relaxante? O skincare da noite começa também pela limpeza, mas pede cuidado reforçado para retirar bem a maquiagem, com o auxílio de um demaquilante ou óleo vegetal antes do sabonete e da água.  As outras etapas são máscara facial (a cada 15 dias), hidratante e tratamento para prevenir acne, manchas e/ou envelhecimento precoce.

 

Leia mais: cleansign oil e massagem facial.