Está em um momento difícil da vida? Uma maneira de pedir ajuda, força e paciência para lidar com os desafios é a oração das sete dores de Maria. Trata-se de uma conexão com Nossa Senhora das Dores para promover a limpeza espiritual necessária, que leva à abertura para receber bênçãos e proteção.
Qual é o dia de Nossa Senhora das Dores?
Nossa Senhora das Dores é uma forma pela qual é venerada a mãe de Jesus Cristo. A imagem apresenta uma ou mais facas atravessando o coração, o que representa as sete grandes dores da vida de Maria: a profecia de Simeão, a fuga para o Egito, a perda de Jesus aos 12 anos durante peregrinação, o caminho de Jesus para o calvário, a crucificação, o corpo do filho tirado da cruz e a sepultura.
A devoção começou em 1221, no Mosteiro de Schönau, na Germânia. E a sua veneração teve início no dia 15 de setembro, em 1239, em Florença, na Itália, pela Ordem dos Servos de Maria (Ordem dos Servitas).
Como rezar as sete dores de Maria?
A oração das sete dores de Maria relembra os momentos mais difíceis da vida da mãe de Jesus. Há ainda uma oração inicial, para estabelecer a conexão, e uma final, que traz mensagem de esperança. Para realizar a leitura, recomenda-se encontrar um local silencioso, fazer respirações profundas conscientes, agradecer por tudo e ter confiança no que ainda se pode alcançar.
Oração inicial
“Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas Dores. Vosso Divino Filho tem vinculado à devoção de vossas Dores, particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos, Senhora, de vosso Divino Filho, pelos méritos de vossas Dores e Lágrimas a graça…”
1ª oração
“Pela dor que sofrestes ao ouvir a profecia de Simeão, de que uma espada de dor transpassaria vosso coração, Mãe de Deus, ouvi a nossa prece. Ave Maria, Glória.”
2ª oração
“Pela dor que sofrestes quando fugiste ao Egito, apertando ao peito virginal o Menino Jesus, para o salvar da fúria do ímpio Herodes, Virgem Imaculada, ouvi a nossa prece. Ave Maria, Glória.”
3ª oração
“Pela dor que sofrestes quando da perda do Menino Jesus por três dias, Santíssima Senhora, ouvi a nossa prece. Ave Maria, Glória.”
4ª oração
“Pela dor que sofrestes quando viste o querido Jesus com a cruz no ombro, a caminho do calvário, Virgem Mãe das dores, ouvi a nossa prece. Ave Maria, Glória.”
5ª oração
“Pela dor que sofrestes quando assististes à morte de Jesus, crucificado entre dois ladrões, Mãe da Divina Graça, ouvi a nossa prece. Ave Maria, Glória.”
6ª oração
“Pela dor que sofrestes quando recebestes em vossos braços o corpo inanimado de Jesus, descido da cruz, Mãe dos Pecadores, ouvi a nossa prece. Ave Maria, Glória.”
7ª oração
“Pela dor que sofrestes quando o corpo de Jesus foi depositado no sepulcro, ficando vós na mais triste solidão, Senhora de Todos os Povos, ouvi a nossa prece. Ave Maria, Glória.”
Oração final
“Dai-nos, Senhora, a graça de compreender o oceano de angústias que fizeram de Vós a ” Mãe das Dores”, para que possamos participar de vosso sofrimento e vos consolemos pelo nosso amor e nossa fidelidade. Choramos convosco, ó Rainha dos Mártires, na esperança de ter a felicidade de um dia nos alegrarmos convosco no céu. Amém.”
Ladainha de Nossa Senhora das Dores
Você sabe o que é ladainha? Também chamada de litania, é uma oração de súplica e adoração. A opção abaixo pode ser lida sozinha ou logo após a oração das sete dores de Maria.
“Senhor, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, tende piedade de nós! Cristo, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, ouvi-nos!
Jesus Cristo, atendei-nos!
Deus Pai, que estais no céu, tende piedade de nós!
Deus Filho, redentor o mundo, tende piedade de nós!
Espírito Santo Paráclito, tende piedade de nós!
Trindade Santa, que sois um só Deus, tende piedade de nós!
Mãe de Jesus crucificado, rogai por nós!
Mãe do coração traspassado, rogai por nós!
Mãe do Cristo redentor, rogai por nós!
Mãe dos discípulos de Jesus, rogai por nós!
Mãe dos redimidos, rogai por nós!
Mãe dos viventes, rogai por nós!
Virgem obediente, rogai por nós!
Virgem oferente, rogai por nós!
Virgem fiel, rogai por nós!
Virgem do silêncio, rogai por nós!
Virgem da espera, rogai por nós!
Virgem da Páscoa, rogai por nós!
Virgem da Ressurreição, rogai por nós!
Mulher que sofreu o exílio, rogai por nós!
Mulher forte, rogai por nós!
Mulher corajosa, rogai por nós!
Mulher do sofrimento, rogai por nós!
Mulher da Nova Aliança, rogai por nós!
Mulher da esperança, rogai por nós!
Nova Eva, rogai por nós!
Cooperadora na salvação, rogai por nós!
Serva da reconciliação, rogai por nós!
Defesa dos inocentes, rogai por nós!
Coragem dos perseguidos, rogai por nós!
Fortaleza dos oprimidos, rogai por nós!
Esperança dos pecadores, rogai por nós!
Consolação dos aflitos, rogai por nós!
Refúgio dos marginalizados, rogai por nós!
Conforto dos exilados, rogai por nós!
Sustento dos fracos, rogai por nós!
Alívio dos enfermos, rogai por nós!
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós!”
Leia mais: oração de Nossa Senhora das Dores, oração de Nossa Senhora da Cabeça e oração de Santa Terezinha das Rosas.