Malu Chapéus – Blog

Aromaterapia: saiba como funcionam os óleos essenciais

Imagem mostra plantas e essências - aromaterapia

(Foto: Pixabay)

Você sabia que estimular o olfato da maneira correta pode ajudar a promover bem-estar e até ajudar no tratamento de insônia e depressão? Trata-se da aromaterapia, que, como o nome indica, utiliza aromas naturais para buscar o equilíbrio do corpo e das emoções. Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos um guia para você! Mas lembre-se de que é um cuidado complementar, que não substitui recomendações médicas, e deve ser acompanhado por um especialista.

O que é aromaterapia e para que serve?

Consiste em uma técnica natural que utiliza os aromas de diferentes óleos essenciais, extraídos das plantas, para promover sensações positivas e efeitos curativos complementares aos tratamentos médicos convencionais. Pode trazer benefícios para corpo, mente e emoções.

Quais são os benefícios da aromaterapia?

Cada óleo essencial tem propriedades específicas. Por isso, é importante o acompanhamento de um profissional, que vai indicar o melhor para cada caso, incluindo misturas. Mas vale lembrar que a técnica não substitui a necessidade de passar pelo médico e seguir o tratamento prescrito por ele.

Entre os possíveis benefícios psicológicos e fisiológicos da aromaterapia estão:

Como funciona a aromaterapia?

“Os óleos essenciais são rapidamente absorvidos pelos receptores olfativos que estão ligados ao sistema límbico, que controla a freqüência cardíaca, pressão arterial, respiração e estresse”, disse Elizabeth Ko, MD, diretora médica da UCLA Health Integrative Medicine Collaborative e professora clínica assistente de medicina da David Geffen School of Medicine da UCLA.. “A essência de cada planta tem uma composição química diferente que afeta seu cheiro, absorção e efeito.”

Quais são os óleos essenciais?

Óleos essenciais são a base da aromaterapia. Consistem em substâncias naturais extraídas de diferentes partes das plantas: flores, folhas, caules, hastes, cascas ou raízes. Confira abaixo os possíveis efeitos atribuídos aos mais famosos:

Fonte: Terraflor Aromaterapia

Como utilizar óleos essenciais na aromaterapia?

As substâncias concentradas devem sempre ser diluídas e utilizadas sob a orientação de um profissional qualificado. Veja as dicas gerais:

(Foto: Pixabay)

Fonte: By Samia 

Cuidados e contraindicações

Os óleos essenciais baseiam-se no uso externo, por meio de massagens, reflexologia, inalações e aromatização de ambiente. “Não recomendamos usar um óleo essencial por mais de 28 dias. Caso seja necessário, descanse uma semana, depois retome-o”, completou a By Samia.

Não pode-se fazer uso interno, como oral, retal e vaginal. Há risco de efeitos irritativos ou agressivos em mucosas.

Outro alerta importante é não aplicar a substância pura na pele, sem diluição, porque pode provar irritação e alergia. Mesmo se seguir todos os cuidados, ao notar qualquer alteração, descontinue o uso. E lembre-se sempre de conversar com o médico antes de incluir qualquer autocuidado à sua rotina.

Confira abaixo quem deve evitar óleos essenciais da aromaterapia:

Fonte: By Samia

 

Gostou das explicações sobre aromaterapia? Também preparamos conteúdos sobre equilíbrio dos chakras e simpatia da canela. Confira!