Malu Pires Blog

Arquétipos para estudo: 8 apostas para alcançar objetivos

Eles são modelos de comportamento universais, que ficam registrados no inconsciente coletivo. Considerados energias primordiais capazes de se expressar no mundo físico, acredita-se que os arquétipos para estudo carreguem informações e alta vibração para ampliar foco, organização, expansão da consciência, memorização e prosperidade. Preparamos um guia sobre o assunto, com oito opções e dicas de ativação!

Como ativar os arquétipos para estudo?

O processo pede que a pessoa entre em contato com a imagem o máximo possível. Entre as dicas estão estudar sobre o assunto, afirmações positivas, fotos, sons, meditações guiadas, mandalas específicas e orações. Não desista após poucos dias. Novos hábitos costumam pedir por, no mínimo, 21 dias de adaptação. Lembre-se da importância de respeitar o seu tempo.

Trabalhe o autoconhecimento para identificar possíveis mudanças em seus comportamentos e habilidades. E, claro, elimine barreiras e crenças que possam atrapalhar as manifestações.

É importante acrescentar que todos os arquétipos têm qualidades poderosas, mas vêm acompanhados do chamado “lado sombra”, com características negativas e desafiadoras. Reflita bastante para manter o equilíbrio.

Como saber qual arquétipo devo usar?

O primeiro passo é analisar o que busca e precisa neste momento de sua vida. Faça uma lista das virtudes que quer ativar em seu dia a dia, como agilidade, foco, criatividade, facilidade para superar problemas e paciência. Também anote seus desafios, como tendência à impulsividade, à desorganização e à agressividade.

Com essas informações em mente, chegou a hora de pesquisar sobre cada um dos arquétipos, levando em conta suas virtudes e seu lado sombra. Por exemplo, se você deseja sabedoria, mas sofre de insônia, talvez seja melhor evitar a coruja (de hábitos noturnos) e escolher a deusa Atena.

Depois de ativar a energia escolhida, foque em autoconhecimento. Reflita sobre cada situação e seus comportamentos, para conseguir abrir-se para os benefícios e contornar os possíveis incômodos. O trabalho com arquétipos pede disposição para pensar em suas atitudes e esforçar-se para agir diferente. A proposta é sair da “zona de conforto” e do “piloto automático”.

Arquétipo do mago

(Foto: Pixabay)

O mago se dedica ao estudo de seu interior e das leis que regem a natureza. Tem a capacidade de trazer conteúdos do inconsciente para a parte consciente. Portanto, o arquétipo pode ativar o foco, explorar conhecimentos, intensificar as potencialidades da mente e fazer com que as ideias se concretizem. Entre seus pontos positivos também estão facilidade de solucionar problemas, criatividade, amplo conhecimento, racionalidade e disposição para estudar. Mas cuidado! Por ter grande poder de persuasão, tende a abrir espaço para mentira e manipulação. Pensar muito e agir pouco também fazem parte do seu lado sombra.

Arquétipo do crocodilo

(Foto: Pixabay)

Quem busca se sair bem nos estudos pode lançar mão do arquétipo do crocodilo, que apresenta foco, paciência, determinação e assimilação. Outros possíveis benefícios são segurança, estabilidade e poder. Mas tome cuidado, porque pode ativar a frieza e o excesso de racionalidade. Invista em autoconhecimento e tente encontrar um equilíbrio.

Arquétipo da deusa Atena

(Foto: Pixabay)

Atena, conhecida como Minerva na mitologia romana, é a deusa grega da sabedoria, da inteligência, do senso de justiça e das artes. Se você busca uma força nos estudos, pode encontrar praticidade, disciplina e força para tirar os planos do papel. No lado sombra, a pessoa pode ficar fria, calculista, arrogante e elitista.

Arquétipo da coruja

(Foto: Pixabay)

O arquétipo da coruja é um dos mais famosos para os estudos. Pode abrir espaço para sair da estagnação, auxiliar na busca pelo conhecimento, trazer facilidade para superar desafios e expandir a consciência. Como todos os outros, pode vir acompanhado do lado sombra, com insônia, irritação, lentidão durante o dia e trabalho isolado.

Arquétipo da raposa

(Foto: Pixabay)

Chegou a hora de falar do arquétipo da raposa, com energia para maior capacidade física e mental, astúcia e pensamento rápido para superar desafios. Entre os pontos que precisam ser trabalhos estão dissimulação, solidão e tentar se dar bem ao descobrir falhas dos outros.

Arquétipo do tigre

(Foto: Pixabay)

Procrastinar atrapalha os seus estudos? Então, o arquétipo do tigre pode ser uma boa pedida. Também tende a oferecer força, foco, determinação, coragem e independência. Mas fique atento ao lado sombra, com irritação e agressividade.

Arquétipo do troféu

(Foto: Pixabay)

O arquétipo do troféu simboliza a vitória. Por isso, costuma ser muito utilizado por quem quer passar em provas e concursos. Escolher o dourado pode elevar a potência da energia. O lado sombra pode ser a necessidade de ganhar sempre, passando por cima de tudo e de todos. Não se deixe dominar pela ganância e pela sensação de superioridade.

Arquétipo do tubarão

(Foto: Pixabay)

O arquétipo do tubarão costuma favorecer o comportamento de fazer as coisas rapidamente. Vibra na frequência de praticidade, autoconfiança, determinação e foco. Também pode atingir objetivos com facilidade. Os possíveis pontos a serem trabalhados são introspecção, solidão, agressividade e impulsividade.

 

Leia mais: como ativar arquétipos e arquétipos do amor.

Sair da versão mobile