Malu Chapéus – Blog

Banho de lua: aprenda a clarear os pelos em casa

Imagem mostra pernas femininas - banho de lua

(Foto: Pixabay)

Fica incomodada com os pelos escuros, principalmente no verão, quando o corpo fica mais exposto? O banho de lua costuma ser muito procurado nesta época do ano para garantir um efeito dourado e fugir da necessidade de depilação. O procedimento pode ser realizado tanto em clínicas estéticas quanto em casa, porque é rápido e fácil. E os seus possíveis incômodos – coceira e ardência – tendem a ser reduzidos com um cuidado simples, que revelamos neste guia completo!

O que é banho de lua e para que serve?

A técnica consiste em usar descolorante (água oxigenada e pó descolorante) para deixar os pelos clarinhos. Pode ser utilizada em diferentes partes do corpo, principalmente nas pernas e nos braços. Ainda é comum nas costas e na barriga. O rosto é muito sensível e, por isso, deve ficar de fora da lista.

É uma opção para as mulheres que querem fugir da depilação ou ainda investir em um visual diferente na estação mais quente do ano. Ainda ajuda a realçar o bronzeado por conta do contraste com os fios dourados.

É importante reforçar que o banho de lua deve ser evitado por quem tem alergia ou estiver com a pele machucada. Crianças e grávidas também fazem parte da lista de contraindicações.

O que colocar no banho de lua para não coçar?

A mistura de água oxigenada e pó descolorante costuma causar coceira e/ou ardência, mesmo em quem não tem alergia aos produtos. Por isso, muitas mulheres acabam desistindo da prática ou simplesmente “sofrendo” durante o tempo de ação. A dica para reduzir os incômodos é iniciar sempre com uma camada de proteção na pele, com parafina ou óleo vegetal específicos para o corpo, garantindo também a hidratação.

Como fazer o banho de lua em casa?

É simples lançar mão do procedimento para clarear os pelos. Os dois ingredientes necessários devem ser misturados e aplicados no corpo. Depois, basta aguardar o tempo recomendado. E tome cuidado para não encostar na roupa, porque pode manchá-la. Separe:

Se tiver pelos finos, pode usar água oxigenada de 10 ou 20 volumes. Para os grossos e bem escuros, a de 30 ou a de 40 volumes oferece melhor resultado. A quantidade de produto varia de acordo com o tamanho da parte do corpo. Normalmente, o kit de banho de lua indica a proporção de duas colheres (sopa) para uma de pó na hora de preparar. Leia sempre a embalagem! Confira o passo a passo:

  1. Lave e seque bem a pele.
  2. Aplique a parafina ou o óleo corporal em toda a região que receberá o banho de lua.
  3. Misture a água oxigenada e o pó descolorante até que o produto fique homogêneo.
  4. Aplique a mistura de maneira uniforme, com o auxílio de um pincel de cabeleireiro.
  5. Deixe agir pelo tempo recomendado pelo fabricante dos produtos. Normalmente, cerca de 20 a 30 minutos. Não ultrapasse o período para evitar problemas.
  6. Lave com água e sabonete neutro, garantindo que todo o produto foi retirado.
  7. Aposte em hidratação da pele, antes e depois do procedimento.

No vídeo abaixo, a youtuber recomenda o calor do secador de cabelo para acelerar o processo de descoloração e não sofrer com a coceira. Segundo ela, basta um minuto com o ar quente do aparelho para que os pelos fiquem claros:

Banho de lua precisa de sol?

O costume de passar água oxigenada e se expor ao sol é comum, mas não indicado. Pode causar manchas e até levar a queimaduras. Portanto, evite a prática. Faça o procedimento em casa ou na clínica de estética, sempre seguindo a orientação das embalagens.

Descolorir os pelos clareia a pele?

Não. O descolorante age apenas nos fios. O que acontece é que o contraste com o resultado loiro acaba deixando o corpo com aspecto de mais luminosidade. Por isso, é tão comum durante o verão, quando as pessoas se expõem ao sol e querem destacar o bronzeado.

Cuidados