Malu Chapéus – Blog

Conheça os benefícios do pistache, queridinho do momento

O pistache é a novo queridinho dos brasileiros e seu sabor está em chocolates, gelatos e até pães. O favoritismo é pelo sabor, mas o que muitos podem não saber são seus benefícios.

O que é pistache?

Foto: Getty Images

Os pistaches são as sementes da árvore do pistache. Geralmente são verdes e têm um sabor ligeiramente adocicado. Eles são chamados de nozes, mas botanicamente os pistache são sementes. As pessoas os comem há milhares de anos.

Os grãos podem ser de diversas cores, variando do amarelo aos tons de verde. Eles geralmente têm cerca de 2,5 centímetros de comprimento e meia polegada de diâmetro. Se você quiser provar um, primeiro terá que abrir sua casca dura.

Você pode comprar pistache com casca, sem casca, torrado ou salgado. Eles estão na maioria dos supermercados e você pode comprá-los a granel de produtores.

No Brasil, não há produção dessa nozes – que é típico da região mediterrânea.

Os EUA, o Irã e a Turquia são os principais países produtores de pistache, que produzem 97% das nozes da nozes do mundo. Os Estados Unidos são de longe o maior país produtor e exportador, seguidos pelo Irão e pela Turquia.

Benefícios do pistache

O pistache (Pistacia vera L.) é utilizado como fonte alimentar há 300 mil anos e é uma das nozes mais consumidas popularmente no mundo. O pistache tem sabor levemente adocicado e textura macia e costuma ser apreciado como lanche e utilizado em receitas como sobremesas e saladas.

Comer essas nozes ricas em proteínas tem sido associado a uma série de benefícios à saúde, desde a redução dos níveis de pressão arterial até a proteção contra o declínio cognitivo.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre pistache, incluindo seus potenciais benefícios à saúde, riscos e como incluí-los em sua dieta.

1. Rico em antioxidantes
Os pigmentos que dão aos pistaches sua cor verde e roxa única têm propriedades antioxidantes protetoras. De todas as nozes, os pistaches são particularmente ricos nesses compostos , com apenas nozes e nozes fornecendo mais.

2. Coração saudável
Em comparação com a maioria das nozes, os pistaches têm menor teor de gordura e calorias e contêm a maior quantidade de potássio . Eles são especialmente ricos em fitoesteróis, que auxiliam na saúde cardiovascular .

Os pistaches também são uma fonte útil do aminoácido L-arginina, que convertemos no composto que reduz a pressão arterial, o óxido nítrico .

3. Pode apoiar a saúde ocular
Os pistaches são a única noz que fornece níveis razoáveis ​​de luteína e zeaxantina , dois antioxidantes que desempenham um papel importante na proteção dos olhos à medida que envelhecemos.

4. Pode apoiar o controle de peso
Os pistaches podem ser uma inclusão útil num programa de controlo de peso, pois além de terem um teor calórico e de gordura mais baixo do que a maioria dos outros frutos secos, também têm um teor líquido de energia metabolizável reduzido – o que significa que não digerimos e absorvemos todo o seu valor calórico. valor. Por serem ricos em fibras, também ajudam a nos manter satisfeitos e saciados .

Esses atributos foram demonstrados em um estudo com adultos com sobrepeso que relataram reduções no índice de massa corporal (IMC) e na circunferência da cintura combinadas com mudanças favoráveis ​​nos hábitos alimentares.

5. Pode controlar os níveis de açúcar no sangue
Os pistaches são ricos em fibras, gorduras saudáveis ​​e antioxidantes protetores, por isso é razoável esperar que sejam um complemento útil para uma dieta equilibrada. Pesquisas em adultos saudáveis ​​também sugerem que adicionar pistache a uma refeição rica em carboidratos pode diminuir nossa resposta geral de açúcar no sangue.

Benefícios semelhantes foram observados em estudos que examinaram os efeitos do açúcar no sangue das nozes de pistache em pessoas com diabetes tipo 2. Tudo isso sugere que, além de ter um baixo valor glicêmico (IG) , o pistache oferece outros benefícios valiosos no controle do açúcar no sangue.

Como preparar e comer?

Os pistaches podem ser difíceis de comer, pois têm uma casca dura. Se houver uma rachadura na casca, você pode usar a casca de outro pistache para abri-la. Se não houver rachadura, você pode colocar as nozes sobre uma tábua, cobri-las com uma toalha e bater com força suficiente para que as cascas se abram.

Os pistaches permanecem frescos (com ou sem casca) por até um ano na geladeira ou por até 3 anos no freezer.

Os pistaches têm sabor levemente adocicado e textura macia, o que os torna uma excelente opção para petiscar, assar e adicionar sabor e textura a diversas receitas.

Os pistaches podem ser saboreados sozinhos ou com outros alimentos nutritivos, como frutas ou queijo, para um lanche satisfatório.

Aqui estão mais algumas maneiras de adicionar pistache à sua dieta:

Leia mais: receitas para emagrecer e perder a barrigaYoga para iniciantesYoga Facial exercícios para perder a barriga.