Malu Chapéus – Blog

Bronze gelado: conheça a técnica para ter a marquinha do verão

Bronze gelado

Foto: Pixabay

Gostaria de exibir a “cor do verão”, com marquinha de biquíni, durante o ano todo e sem correr riscos com exposição excessiva ao sol? Pois saiba que é isso que promete o chamado bronze gelado. Preparamos um guia sobre o procedimento, que tem ganhado espaço nas clínicas de estética. Confira!

Como é o bronze gelado?

O bronzeamento natural é obtido por meio do aumento da produção de melanina, que é ocasionado pela luz solar. Mas já é de conhecimento geral que excesso de banho de sol e falta de proteção adequada podem levar ao envelhecimento precoce e até a doenças como o câncer de pele.

O bronze gelado não exige exposição ao sol e, por isso, é considerado seguro. Trata-se de um autobronzeador, aplicado com pistola de ar, ligada a um compressor portátil, que permite a vaporização homogênea.

O produto utilizado em clínicas especializadas é vegano e contém substâncias que reagem com os aminoácidos e a queratina da superfície da pele, formando a melanoidina, responsável pela cor acastanhada típica do bronzeado. Também costuma ajudar na hidratação, porque pode conter vitamina E, aloe vera e jojoba.

O desenho da roupa de banho é feito com fitas adesivas para que não manche o biquíni ou a sunga do cliente. A aplicação é rápida e o resultado promete naturalidade.

Bronze gelado dura quanto tempo?

A sessão é rápida, demora cerca de 20 minutos. Então, deve-se esperar de sete a oito horas para tomar banho, para garantir o resultado. Se seguir os cuidados recomendados, a sonhada “cor do verão” pode permanecer na pele por sete a 15 dias.

Cuidados com o bronze gelado

Depois de investir na sessão, é claro que você vai querer que o resultado dure o máximo possível. Para isso, é fundamental seguir alguns cuidados. Confira a lista de dicas para prolongar a cor em sua pele:

Quanto custa um bronzeamento gelado?

Os preços variam de acordo com a localidade. Mas pode-se dizer que o valor médio da sessão fica entre R$ 50 e R$ 200. Algumas empresas oferecem pacotes, que geram economia para quem quer realizar o procedimento com frequência.

Quais os riscos do bronzeamento gelado?

Os especialistas informam que o método é seguro, porque os produtos utilizados em clínicas confiáveis foram testados e aprovados. E não há aumento da produção de melanina, o que normalmente ocorre para proteger o corpo e o organismo dos impactos da radiação solar.

O alerta fica por conta de crianças, gestantes e lactantes. Ainda não há estudos que garantam a segurança.

De qualquer forma, antes de investir em qualquer tratamento, converse com seu dermatologista, porque conhece seu histórico e necessidades específicas. E, se notar qualquer incômodo ou alteração, desmarque as próximas sessões de bronze gelado.

Como aplicar o bronze gelado caseiro?

Também é possível turbinar o bronzeado em casa, sem prejudicar a pele ou se expor ao sol. Basta lançar mão de autobronzeadores. Eles contêm uma substância chamada di-hidroxi-acetona, que interage com as células da camada mais superficial da pele, formando um pigmento. Confira o passo a passo para deixar a cor uniforme:

  1. Comece pela esfoliação da pele.
  2. Para aplicar o produto, é fundamental colocar luvas, evitando manchas nas mãos.
  3. A primeira parte a receber o produto é o pé. Vá subindo, sempre com movimentos circulares. O último lugar deve ser o dorso das mãos e os dedos.
  4. A quantidade do produto deve ser menor em locais de dobras, como cotovelos e joelhos.
  5. Se tiver companhia, peça para ajudar na aplicação nas costas. Caso esteja sozinho, utilize o espelho para garantir que está aplicando de maneira uniforme.
  6. Leia na embalagem quanto tempo depois deve-se tomar banho. Normalmente, o intervalo é de 8 horas. Também tenha cuidado para não manchar a roupa. Antes de se vestir, recomenda-se aguardar, pelo menos, 20 minutos.

Bronzeamento natural

Se quiser investir em bronzeamento natural, não passe horas exposto ao sol. O processo deve ser gradual, respeitando também os horário de menor incidência de raios ultravioleta, ou seja, antes das 10h e depois das 16h. E não se esqueça de protetor solar, óculos de sol e chapéu.

Relacionado: bronzeamento natural