Malu Chapéus – Blog

Cabelo castanho natural: aprenda a cuidar corretamente dos fios

Imagem mostra mulher com cabelo longo - cabelo castanho natural

(Fonte: Pixabay)

Em meio a tantas técnicas de coloração, o cabelo castanho natural não perde seu espaço. Isso porque é elegante, atemporal e versátil, combinando com todos os tons de pele e texturas de fios. E o fato de não haver necessidade de descoloração o torna uma opção mais saudável.

Quer exibir o visual? Preparamos um guia sobre o assunto, com dicas de alimentação, hábitos e cuidados, além de fotos de 10 cortes moderninhos. Para quem não é naturalmente morena ou clareou as madeixas, mostramos como chegar ao tom escuro sonhado. Confira!

Como cuidar do cabelo castanho natural?

A nutrição capilar vem de dentro para fora. Portanto, alimentação saudável é a protagonista para o crescimento forte e em ritmo adequado. Quer saber o que consumir para aumentar as chances de o cabelo castanho natural se manter bonito e saudável? A nutricionista Patricia Leite listou, em seu canal no YouTube, 10 itens benéficos. Confira:

  1. Peixes de água profunda (salmão, atum, arenque e sardinha): fontes de ômega 3, que interfere no crescimento do cabelo, deixando-o mais brilhante, sedoso e nutrido.
  2. Pimentão amarelo: tem cinco vezes mais vitamina C que a laranja. Se puder consumir cru na salada, melhor.
  3. Iogurte natural desnatado sem sabor: rico em ácido pantotênico e também proteína.
  4. Semente de girassol: rica em vitamina E, que melhora o fluxo de sangue para o couro cabeludo, nutrindo mais os fios. Para introduzir na alimentação, pode acrescentar no iogurte, na salada…
  5. Abacate: fornece gorduras saudáveis e vitaminas do complexo B e E.
  6. Amêndoas: contam com biotina e vitaminas do complexo B.
  7. Folhosos verde-escuros: couve, acelga, agrião são algumas das opções ricas em metilsulfonilmetano, derivado do enxofre que faz com que o cabelo cresça mais e com mais força.
  8. Canela: ajuda a aumentar o fluxo de sangue no corpo e, quanto maior no couro cabeludo, mais bem nutrido vai ser o folículo piloso. Pode ser acrescentada no café, no iogurte, na vitamina…
  9. Ovo: fonte de ferro, biotina e proteína, um verdadeiro combo para o crescimento do cabelo.
  10. Frutas ricas em vitamina C: laranja, limão, morango e kiwi.

Dicas de beleza para cabelo castanho natural

Agora, vamos à lista para enriquecer a rotina de beleza, potencializando a hidratação e reduzindo frizz, quebra e queda:

  1. Não tome banho quente. Prefira água morna ou fria para lavar os fios.
  2. Você tem o hábito de esfregar a toalha nas madeixas? Ele pode levar ao frizz, porque pode “eriçar a superfície da camada cuticular ou até quebrar os fios mais frágeis”, informou a dermatologista Juliana Carnevale em seu site. Enrole-as no tecido para retirar o excesso de água.
  3. Se possível, deixe os cabelos secarem naturalmente.
  4. Quem não abre mão de secador, chapinha ou babyliss deve apostar em protetor térmico e em temperaturas mais baixas, minimizando os danos.
  5. Não descuide da hidratação frequente. Para isso, lance mão de condicionar próprio para seu tipo de cabelo e, uma vez por semana ou a cada 15 dias, aposte em máscaras para tratamento mais intenso. A lista de ativos hidratantes conta com óleo de argan, D-pantenol, óleo de amêndoas ou manteiga de karité.
  6. Lembre-se que a hidratação também deve vir de dentro para fora. Portanto, beba bastante água ao longo do dia. Deixe uma garrafinha sempre à disposição. Faz bem para a saúde e a aparência.
  7. “Os cabelos não devem ser escovados molhados, quando os fios estão muito elásticos e se rompem facilmente com a tração. O melhor pente é aquele de dentes largos, em madeira”, recomendou a médica Juliana.
  8. Reduza o uso de sprays fixadores e finalizadores, porque tendem a causar ressecamento.
  9. Dê um tempo para seu cabelo. Alisamentos e tinturas sucessivas prejudicam a saúde e a aparência dos fios.
  10. Os salões de cabeleireiro oferecem opções de hidratação profunda e outros tratamentos. A cauterização capilar, por exemplo, é indicada para repor queratina perdida com os danos causados por excesso de químicas.
  11. Invista em fronha de seda ou cetim. “Estudos comprovam que fronhas de seda ou cetim diminuem em 43% as fricções tanto dos cabelos quanto da nossa pele”, disse a a dermatologista Marnie Nussbaum em entrevista à revista Glamour. Justamente por reduzir a fricção do cabelo durante a noite, já que a superfície é escorregadia, o resultado é menos frizz e quebra.
  12. Evite hábitos prejudiciais à saúde, como excesso de álcool, cigarro e dieta desbalanceada. Sua saúde e beleza agradecem!

Como ter cabelo castanho natural?

Se você está com luzes ou com fios todos claros, pode escurecer e chegar a um tom de cabelo castanho natural, desde que tome cuidados na hora da transformação. O ideal é ir ao salão de cabeleireiro, para evitar erros e fragilização excessiva. Se simplesmente aplicar a cor escolhida, o resultado pode ficar desigual e desbotar rápido. Uma solução é primeiro investir em acobreado como base, para depois colorir de forma homogênea. Reforce a hidratação para garantir a beleza e o aspecto saudável.

Cortes para cabelo castanho natural

A colocação cai bem com todos os tipos de cortes. Selecionamos 10 opções superatuais para servir de inspiração:

 

(Foto: Pinterest/Reprodução)

 

O joãozinho destaca o rosto e ganha ar moderno com desfiados para garantir assimetria e movimento. Lembre-se de que cabelos curtos são mais práticos, pois podem ser lavados e secos de forma rápida, mas a manutenção do comprimento precisa ser feita pelo menos uma vez por mês, para não perder o estilo. Os fios crescem com rapidez e podem começar a ficar mais volumosos em algumas partes.

 

(Foto: Pinterest/Reprodução)

 

As fotos acima e abaixo são de opções do pixie, um curtinho com mais volume no topo, além de fios repicados e assimétricos.

 

(Foto: Pinterest/Reprodução)

 

 

(Foto: Pinterest/Reprodução)

 

Chanel é um corte clássico que fica lindo com cabelo castanho natural.

 

(Foto: Pinterest/Reprodução)

 

O chanel pode vir com ou sem franja, em fios de diferentes texturas.

 

(Foto: Pinterest/Reprodução)

 

 

(Foto: Pinterest/Reprodução)

 

Na foto acima, o destaque é para a assimetria do chanel de bico.

 

 

(Foto: Pinterest/Reprodução)

 

Já ouviu falar em shaggy hair? Foi hit dos anos 70 e 80, e está de volta. Feito em camadas repicadas, emoldurando o rosto, com resultado “messy” (“bagunçado) e volumoso.

 

(Foto: Pinterest/Reprodução)

 

Antes de aderir à moda da franja, analise o seu formato de rosto para identificar o estilo que pode favorecê-lo. Por exemplo, uma curta e reta pode fazer com que as bochechas se acentuem muito em um rosto redondo. Neste caso, o franjão lateral é uma boa pedida, porque ajuda a alongar.

 

(Foto: Pinterest/Reprodução)

 

Cabelo castanho natural longo e com corte reto não sai de moda.

 

E aí, gostou das dicas para cabelo castanho natural? Preparamos mais conteúdos sobre beleza capilar para você, incluindo hidratação profunda e banho de brilho. Confira!