Malu Chapéus – Blog

Cabelo médio feminino: 6 cortes da moda em 2022

cabelo médio feminino

(Foto: Pixabay)

Quem disse que cabelo médio feminino é sempre igual? Essa ideia está para lá de ultrapassada. O clássico reto pode dividir espaço com seis tendências fortes para 2022, que podem vir sozinhas ou misturadas. Preparamos um guia sobre o assunto, com dicas e fotos de inspiração!

Qual melhor corte para cabelo médio?

A resposta depende do formato do rosto, do tipo de fio e do estilo pessoal. Por isso, é importante avaliar bem antes de passar a tesoura, para evitar sustos e arrependimentos.

Que tal usar aplicativos que alteram cortes de cabelos para fazer testes? Compare as fotos e veja qual agrada mais. Também é fundamental buscar por um cabeleireiro que conheça bem a técnica que você quer aplicar nos seus fios. Veja fotos nas redes sociais, converse com amigas…No dia, leve imagens de inspiração, mais saiba que nunca fica exatamente igual.

Quem quer ir além do corte precisa ter em mente que processos de descoloração e coloração utilizam químicas e podem fragilizar as madeixas. Elas estão fortes e saudáveis para enfrentar o processo? Depois da transformação, invista em hidratação semanal caseira (máscara capilar enriquecida com ativos, como óleo de coco, mel e/ou babosa), beba bastante água e alimente-se de maneira equilibrada.

Caso note queda, quebra ou fragilização excessiva, não hesite em procurar um dermatologista. Ele vai investigar a causa para indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Cabelo médio feminino com corte mullet

Vamos começar a lista de inspirações com o mullet, que foi hit nos anos 80 e 90. Também é conhecido popularmente como “Chitãozinho & Xororó”, porque era recorrente entre os cantores sertanejos naquela época.

Trata-se de um visual marcante, com ar moderninho e descolado. Traz fios curtos na frente e nos lados, mas compridos atrás. As camadas criam movimento em diferentes tipos de cabelo, do liso ao crespo. Repare nas ideias a seguir de cabelo médio feminino:

(Foto: @erika_ayestaran_estilistas/Instagram/Reprodução)

 

Quanto mais desfiado, maior é o efeito assimétrico do corte, conferindo ainda mais destaque ao visual.

 

(Foto: @galeriesalon/Instagram/Reprodução)

 

O corte mullet também pode vir com menos assimetria, dependendo do estilo pessoal.

 

(Foto: @alpelo_estilistas/Instagram/Reprodução)

 

O que acha da combinação de luzes loiras com toques de rosa emoldurando o rosto?

Shaggy hair

Mais uma ideia que viajou pelo túnel do tempo, vindo direto das décadas de 1970 e 1980. O chamado “shaggy hair” apresenta camadas repicadas, que emolduram o rosto, com aspecto “messy” (“bagunçado) e volumoso. Muitas vezes, tem a companhia da franja cortininha, conhecida em inglês como “curtain bangs”, que se assemelha a uma cortina semiaberta ao ser dividida ao meio. Confira nossa seleção de looks:

(Foto: @caitlinamigo/Instagram/Reprodução)

 

O cabelo médio feminino ganha movimento com o corte desconectado.

 

(Foto: @palettes.and.petals/Instagram/Reprodução)

 

O shaggy hair pode ser replicado em diferentes tipos de fios, lembrando que sempre proporciona bastante volume.

Long bob

Este corte é clássico e não sai de moda. Suas marcas registradas são comprimento logo acima dos ombros ou na altura deles, base reta e pontas desfiadas. A boa notícia é que ainda ajuda a afinar e a alongar, porque apresenta faixas verticais formadas nas laterais do rosto. O que acha da proposta?

(Foto: @friseurboehm/Instagram/Reprodução)

 

Repare como o desfiado nas pontas deixa o visual mais leve.

 

(Foto: @christian_falkner_friseure/Instagram/Reprodução)

 

A finalização ondulada traz movimento ao corte de cabelo médio.

Chanel de bico

Chegou a hora de falar do corte Chanel, batizado com o nome da estilista francesa Coco Chanel (1883 – 1971). É atemporal e, com o passar do tempo, vai ganhando detalhes para modernizá-lo. Uma das suas variações é com bico, ou seja, com efeito pontudo na frente, que pode ser leve ou bastante acentuado. Esse detalhe proporciona efeito alongado ao rosto. Inspire-se:

(Foto: @_juserejoo/Instagram/Reprodução)

 

Os cabelos lisos tendem a destacar o efeito pontudo.

 

(Foto: @decomarquesimagem/Instagram/Reprodução)

 

O corte pode ganhar leveza com desfiado e mistura de cores.

 

(Foto: @menezes_unibeleza/Instagram/Reprodução)

 

O que acha de cabelos coloridos em lilás e azul?

Sidecut

Esta opção é bem moderna e pressupõe atitude. Segue a proposta de androginia e não passa despercebida por conta da assimetria evidente. O sidecut (em tradução livre, “corte lateral”) tem parte da cabeça raspada e vem do punk rock da década de 1980. Veja como seguir a tendência:

(Foto: @larabarcellosc/Instagram/Reprodução)

 

A lateral raspada por ser estilizada com traços ou outros desenhos.

 

(Foto: @nattymorais/Instagram/Reprodução)

Cabelo médio feminino com camadas discretas

Se você quer sair do reto, mas tem receio de aspectos “moderninhos”, pode investir em camadas mais discretas, próximas às pontas. Elas garantem leveza, movimento e um pouco de volume, formando efeito degradê. É possível intensificar com mais camadas ao longo do comprimento, que encorpam ainda mais o visual.

(Foto: @monicachavesespacodabeleza/Instagram/Reprodução)

 

Na foto acima, veja como as camadas próximas às pontas tiram o visual da “mesmice” sem causar tanto impacto.

 

(Foto: @joanafreitas_hairstylist/Instagram/Reprodução)

 

Cabelos cacheados e crespos também podem se beneficiar com o corte médio em camadas, que traz volume e tira o ar pesado.

 

Leia mais: cabelo brilhante, cabelos curtos com mechas 2022 e hidratação profunda.