Malu Chapéus – Blog

Cabelo tomboy feminino: descubra como é e inspire-se em 15 ideias

cabelo tomboy feminino

(Foto: (Pixabay)

Quer passar por uma transformação radical e está em busca de ideias? Que tal conhecer o cabelo tomboy feminino? Os cortes modernos passam longe da mesmice e permitem penteados “bagunçados” e estilosos. Preparamos um guia sobre o assunto, com 15 fotos para servir de inspiração!

O que é cabelo tomboy?

Primeiro, é preciso entender o que é estilo tomboy. Trata-se de trazer para o guarda-roupa feminino referências de peças masculinas. Engana-se quem pensa que é uma proposta atual. Por volta de 1920, a estilista Coco Chanel começou a inserir roupas restritas aos homens em seus look, como camisa e calça de alfaiataria.

Quando o assunto é cabelo, pressupõe atitude e segue a proposta de androginia. Portanto, não combina com quem busca por discrição e/ou prefere exibir ar clássico. O curtinho é a grande estrela e aparece repleto de detalhes, incluindo volumes, assimetria e repicados. Mas também há espaço para cortes médios e longos, muitas vezes com raspados laterais.

Cuidados com o cabelo tomboy feminino

O primeiro detalhe é buscar por um bom profissional para fazer a mudança de visual. Converse com amigos, leia comentários nas redes sociais… Assim, diminui as chances de “sustos” e arrependimentos.

Selecione fotos com os visuais que mais gosta para servir de referência. Mas cuidado com as expectativas! Nunca fica igual, porque cada pessoa tem uma estrutura de cabelo.

Se for investir em alisamentos, descolorações e colorações, reforce os cuidados. É fundamental apostar em hidratação semanal reforçada, com máscara capilar, óleo de coco, babosa, ampolas de vitaminas… Evite banhos quentes, assim como excesso de secador, chapinha e babyliss. Invista em produtos específicos para seu tipo de cabelo (xampu, condicionador, máscara e finalizador) e não esfregue a toalha na hora de retirar o excesso de água.

Depois da mudança, pode-se fazer a manutenção com corte das pontas a cada três meses. Mas, se quiser que fique sempre bem curtinho, fique atento ao ritmo de crescimento dos fios. Muitas vezes é necessário um retoque por mês para manter o alinhamento.

Lembre-se sempre que a beleza vem de dentro para fora. Isso significa que uma alimentação balanceada por interferir nos fios, assim como a ingestão de água. Evite hábitos prejudiciais, como cigarro e excesso de álcool. Se notar queda, quebra ou qualquer alteração, não hesite em procurar um dermatologista, que investigará a causa e poderá passar o melhor tratamento para cada caso.

Cabelo tomboy feminino liso

Vamos começar a lista de opções pelos cortes para cabelo liso. Raspado, repicado, desfiado, assimetria e topete são algumas das principais apostas. Repare nos detalhes das imagens a seguir:

 

(Foto: @co.mary02/Instagram/Reprodução)

 

O raspado com máquina é uma aposta recorrente de cabelo tomboy feminino.

 

(Foto: @bmo7139/Instagram/Reprodução)

 

O desfiado nas pontas confere estilo atual e movimento ao curtinho.

 

(Foto: @tomboymodel/Instagram/Reprodução)

 

Volume na parte de cima, estilizado em um topete com gel, junto com raspado lateral e na parte de trás.

 

(Foto: @brisacalderon12/Instagram/Reprodução)

 

Outro corte muito pedido é o pixie, com nuca batidinha e volume no topo.

 

(Foto: @kinclaa/Instagram/Reprodução)

 

O estilo messy (“bagunçado”) confere ar descolado. Para reproduzi-lo, aplique produto finalizador na palma das mãos e faça movimentos desordenados nos fios.

 

(Foto: @i_you_mee/Instagram/Reprodução)

 

O topetão é uma boa pedida para quem busca alongar o rosto.

 

(Foto: @butch.guy/Instagram/Reprodução)

 

Eis a prova de que fios longos também são bem-vindos no cabelo tomboy feminino. O sidecut (em tradução livre, “corte lateral”) é bem moderno e não passa despercebida por conta da assimetria evidente. Trata-se de raspado lateral, que pressupõe atitude e segue a proposta de androginia.

Cabelo tomboy feminino ondulado

Chegou a hora de mostrar alguns propostas para quem tem fio ondulado, que costuma ser mais “jeitoso” que o liso, ou seja, mais fácil de estilizar e manter o penteado. Veja só:

 

(Foto: @tomboymodel/Instagram/Reprodução)

 

O pixie ganha movimento nos cabelos ondulados.

 

(Foto: @tomboys_india/Instagram/Reprodução)

 

Gel, pomada e outros finalizadores podem criar penteados mais elaborados.

 

(Foto: @tomboy_crew/Instagram/Reprodução)

 

O ar “bagunçado” é bem característico do cabelo tomboy feminino.

 

(Foto: @missesblurry/Instagram/Reprodução)

 

Quer ousar no visual? Que tal apostar em fios com cores chamativas? Vale verde, azul, roxo…

Cabelo tomboy feminino cacheado

Se você faz parte do time das cacheadas, chegou a sua vez! A ideia é valorizar o formato dos fios, com definição, volume e movimento.

 

(Foto: @koshevaya_elena_/Instagram/Reprodução)

 

Donas de cabelos cacheados não podem descuidar da hidratação e de técnicas de finalização, que ajudam a deixar o resultado mais bonito e saudável.

 

(Foto: @ohannajpg/Instagram/Reprodução)

 

Curtinho com franja leve.

Cabelo tomboy feminino crespo

Vamos finalizar a nossa lista de ideias com os cabelos crespos. Suas características naturais realçam os cortes, com volume, movimento e beleza!

 

(Foto: @tomboy_lifestyle_/INstagram/Reprodução)

 

Corte na altura dos ombros segue a proposta de cabelo tomboy feminino.

 

(Foto: @keke_tmby/Instagram/Reprodução)

 

Laterais e parte de trás batidinhas, com volume no topo.

 

Leia mais: hidratação com mel para cabelos cacheados, penteado cabelo crespo curto, cor de cabelo marsala escuro, benefícios da sálvia para os cabelos e corte de cabelo feminino 2022.