Malu Chapéus – Blog

Chá da tarde simples: confira checklist e 10 fotos de inspiração

chá da tarde simples

(Foto: Pixabay)

Quer reunir pessoas queridas sem ter muito trabalho e nem gastar muito? Uma opção interessante é o chá da tarde simples. Conta com quitutes práticos e saborosos, que costumam agradar aos mais variados paladares. Preparamos um guia sobre o assunto, com dicas e 10 fotos para servir de inspiração!

O que é servido em um chá da tarde?

O chá é a estrela da festa. Por isso, ofereça uma garrafa térmica com água quente e uma caixa com várias opções de sachês. Café também não pode faltar. Suco e água aromatizada são boas pedidas. Leite, adoçante, açúcar e mel também fazem parte da lista.

A refeição costuma contar com lanches variados. Entre as principais opções estão quiches, tortas, empadões, rocambole salgado… Inclua pães e torradas, junto com manteiga, patês e frios, como queijo, presunto e salame. Pão de queijo, croissant e salgadinhos têm espaço garantido.

Para adoçar o encontro com pessoas queridas, invista em macarons, geleias, biscoitos… Bolos simples, como de fubá e cenoura, costumam agradar. Versões mais elaboradas com recheios caem bem, incluindo a versão naked cake (bolo pelado).

Fique atento às restrições alimentares dos convidados. Pessoas que não consomem glúten ou lactose devem ter opções que se adequem às suas necessidades individuais.

Como arrumar a mesa para um chá da tarde?

Há duas opções. Você pode montar uma mesa com todos os itens ou combinar uma para os quitutes ao lado de outra para os convidados se sentarem ao redor.

É importante se certificar de que haja talheres, xícaras, pires, pratos e guardanapos para todos os convidados, assim como cadeiras e espaço na mesa. Busque por uma organização que permita visualizar tudo facilmente. Se sobrar espaço, acrescente alguns vasos de flores, que conferem charme.

Como organizar um chá da tarde?

Trata-se de um evento simples, sem grandes dificuldades de organização. Mas isso não significa que pode deixar tudo para a última hora, porque pode correr o risco de faltar algo ou passar nervoso com os imprevistos.

O primeiro ponto a ser decidido é o dia e o horário. Normalmente, sábado e domingo são as datas mais concorridas. O chá das cinco é famoso pela tradição britânica, mas não é algo rígido. Costuma ocorrer entre 15h a, no máximo, 19h.

Agora é a hora de pensar na quantidade de convidados, que interfere no local. Será na sala de jantar, no quintal, no salão do prédio, na varanda…? Pense que precisa acomodar todos de maneira confortável.

Analise a louça. Será de porcelana, com ar clássico, ou colorida e estilizada, para um visual mais moderno? Verifique se tem quantidade para servir a todos. Separe talheres, guardanapos, jogo-americano, toalha de mesa… Flores podem incrementar a decoração com delicadeza.

Pense em como será a disposição. Os alimentos ficarão em uma mesa separada ou em um carrinho de chá? Ou tudo estará no mesmo local? A partir daí, organize o espaço de maneira que tudo fique facilmente à disposição.

Você pode comprar ou fazer os quitutes, levando em conta a quantidade de pessoas. Não pode faltar e nem é interessante que sobre muito.

Decoração de chá da tarde simples

Os cuidados na escolha dos itens que compõem a mesa são uma demonstração de carinho com os convidados. A decoração também interfere no clima do ambiente e, portanto, deve ser bem pensada.

Separe todos os itens necessários em quantidade que atenda a todos que estarão presentes. A lista conta com xícaras, pires, copos ou taças, bule, garrafa térmica, jarra para suco ou água, leiteira, pratos de sobremesa, talheres, guardanapos, boleira, açucareiro, manteigueira, bandejas e travessas.

Pense em uma maneira de organizar que facilite a visualização de tudo que será servido. Vale acrescentar arranjos florais para conferir aconchego e colorido. Repare nos detalhes das imagens a seguir:

(Foto: @mesapostadescomplicada/Instagram/Reprodução)

 

A louça branca combinou com jogo americano rosa (conjunto para suporte individual de pratos, talheres e copos). O porta-guardanapo floral arrematou a produção com charme e romantismo.

 

(Foto: @santafarrajp/Instagram/Reprodução)

 

Mais uma ideia com as rosa e branca, incluindo flores e bexigas.

 

(Foto: @janainedocelar/Instagram/Reprodução)

 

A mistura de estampas deixou o ambiente estiloso.

 

(Foto: @cantinhodallayla /Instagram/Reprodução)

 

A louça em branco com detalhes pretos combinou com talheres dourados.

 

(Foto: @danielaciosaki/Instagram/Reprodução)

 

Quer incrementar o chá da tarde simples? Uma aposta é o kit com mini jogo-americano (com um bolsinho para colocar adoçante ou sachê de chá) e cinto para xícara, que protege os dedos do calor da bebida.

 

(Foto: Pixabay)

 

Xícara e pires de porcelana com pintura floral conferem ar requintado ao evento.

 

(Foto: Pixabay)

 

A sobremesa pode ser disposta em uma base de madeira, que garante estilo rústico ao chá da tarde simples.

 

(Foto: Pixabay)

 

Na hora de organizar a mesa, pense em como torná-la mais funcional, com tudo à vista e à mão.

 

(Foto: Pixabay)

 

Suportes de dois ou mais andares incrementam o visual e são funcionais.

 

(Foto: @alice_marianeta/Instagram/Reprodução)

 

Vale misturar estampas diferentes nas mesmas cores.

 

Leia mais: chá de casa nova, qual o melhor chá para desinchar e mesversário.