Malu Chapéus – Blog

Chá de melissa ajuda a aliviar o estresse e melhorar o sono

Imagem mostra chá de melissa

(Foto: Pixabay)

O chá de melissa é relacionado a benefícios variados à saúde. Conhecido como calmante natural, pode ajudar no combate ao estresse e ansiedade, além de melhorar a qualidade do sono. Problemas digestivos e femininos, como as cólicas menstruais, costumam encontrar alívio com a ajuda da iguaria. Mas é importante ressaltar que tratamento e terapia complementar devem ser sugeridos por um profissional, que tem acesso a detalhes individuais dos pacientes.

Para que serve o chá de melissa?

Também chamada de erva-cidreira, conta com citronelol, geraniol, linalol, citral, neral, ácido fenol carboxílico, ácido citronélico, acetato geranílico cariofileno e taninos. “O primeiro benefício, o mais clássico, é um chá que acalma, que relaxa, que diminui o estresse e a ansiedade. Se você vem sofrendo com estresse, tem dificuldade para pegar no sono por causa ansiedade, tomar uma xícara de chá antes de dormir pode ser muito bom para você”, disse a nutricionista Patricia Leite no seu canal no YouTube.

“Também é indicado para o estômago e o aparelho digestivo de maneira geral. Se você sofre de gastrite e com estômago pesado após as refeições, tomar um chá de melissa em vez de um cafézinho pode equilibrar a digestão”, acrescentou a profissional.

O chá de melissa é antibacteriano e antisséptico. Portanto, pode fortalecer o sistema imunológico. “Principalmente se você fica resfriado com frequência, tem aquelas infecções oportunistas. Além de ter uma alimentação equilibrada, dormir bem e praticar atividade física, tomar o chá de melissa também pode ajudar demais.”

É ainda usado pelas mulheres para aliviar cólicas no período menstrual por conta das capacidades analgésicas, antiespasmódicas e sedativas. Alguns estudos fazem ligação entre a iguaria e o alívio de dor de cabeça, quando o problema está relacionado ao estresse, à dificuldade de dormir e ao cansaço extremo.

Afinal, chá de melissa emagrece? “Não tem nenhuma capacidade termogênica que diretamente vá fazer com que você queime gordura. Mas se começa a consumir chá e a se hidratar mais, urinar mais, você consegue depurar mais toxinas através da urina, então isso é um ponto positivo. E segundo, como te faz acalmar e dormir melhor, você vai acordar com mais disposição, tanto para treinar quanto para conseguir organizar melhor a sua alimentação. Então, de forma indireta, pode ajudar a emagrecer”, esclareceu a profissional.

Embora a bebida seja associada a muitos benefícios, é importante lembrar que tem efeitos medicinais e, portanto, não pode ser consumida indiscriminadamente. Consulte um nutricionista ou médico para levar em consideração as necessidades e características individuais, para que a conduta seja segura e eficiente.

Possíveis benefícios do chá de melissa:

Como fazer o chá de melissa?

Você vai precisar de:

Modo de Preparo

  1. Ferva a água, desligue o fogo e acrescente a erva.
  2. Abafe por 15 minutos e coe.
  3. Deixe amornar e beba.
  4. Não adoce.

Quais os efeitos colaterais do chá de melissa?

Especialistas alertam para o consumo exagerado de bebidas com propriedades fitoquímicas, como o chá de melissa. É que pode levar a irritações e reações alérgicas. Se tiver histórico de alergia ou intolerância à especiaria, evite ingeri-lo. A ingestão ao longo do dia pode levar ao efeito de relaxamento acentuado, prejudicando o desempenho em atividades cotidianas. Se você trabalha com direção ou opera máquinas, tome cuidado por conta da possível sonolência provocada pelo líquido. Mais uma vez, fica a recomendação de buscar o acompanhamento de um especialista para fazer recomendações personalizadas.

Quem não pode tomar chá de melissa?

É contraindicado quando a pessoa lança mão de medicamento para dormir, porque pode causar sonolência excessiva. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação devem consultar o médico sobre o consumo.

Qual o melhor horário para tomar chá de melissa?

Quem busca auxílio para a digestão pode investir na iguaria após as refeições. Mas espere cerca de uma hora, já que alguns estudos indicam que o chá pode inibir a absorção de alguns nutrientes. Outra boa pedida é à noite, como um ritual de relaxamento e preparação para o sono.

Pode tomar todos os dias?

Pode, mas durante um intervalo curto de tempo. “Varie os chás pois plantas em excesso também geram toxicidade. Uma mesma planta nunca deve ser usada por mais que três vezes ao dia, nem por mais de 15 dias”, ensinou a nutricionista Andreia Torres em seu site.

Aprenda a cultivar melissa em casa

Que tal fazer um chá orgânico com a erva produzida em sua própria casa? Você só precisa de um galho e plantar direto no solo. Dentro de alguns dias, terá uma planta nova. Confira as dicas do canal do Youtube Mãos à Horta: