Já ouviu falar em chakras? Faz ideia do que o termo significa? São verdadeiros redemoinhos energéticos que têm ligação direta com saúde, emoções e comportamentos. Distribuem a energia vital por corpo, mente e espírito e fazem as interações com o ambiente e as pessoas. Preparamos um guia sobre o assunto, com cinco dicas para ajudar a promover o equilíbrio. Confira!
O que são os chakras e para que servem?
Os chakras são centros energéticos. Em formato de cone, permitem o fluxo da energia universal, utilizando-a para equilibrar o corpo e fazer a interação com o exterior. Quando em bom funcionamento, o resultado é saúde física e emocional. Mas faltas e excessos podem criar desequilíbrios, podendo levar a problemas comportamentais e doenças.
Em sânscrito, a palavra “chakra” significa “disco” ou “roda” e se refere aos centros de energia em seu corpo. Cada uma dessas rodas ou discos de energia giratória corresponde a certos feixes nervosos e órgãos principais.
Para funcionar da melhor forma, seus chakras precisam permanecer abertos ou equilibrados. Se eles forem bloqueados, você pode experimentar sintomas físicos ou emocionais.
São mais de mil chakras espalhados pelo corpo, mas existem sete principais, que ficam localizados ao longo da coluna vertebral. Eles começam na raiz, ou base, da coluna e se estendem até o topo da cabeça.
Os chakras só recentemente se tornaram mais conhecidos, com o crescimento da popularidade da ioga e das filosofias da Nova Era em geral. Eles são um sistema de energia antigo e complexo que se originou na Índia. Foram mencionados pela primeira vez nos Vedas, antigos textos sagrados de conhecimento espiritual que datam de 1500 a 1000 AC. Há muito que se pode estudar sobre eles.
Qual é o significado de cada um dos 7 chakras?
1° chakra: Básico ou Mulãdhãra
- Localização: base da coluna, no cóccix.
- Cor: vermelha
- Funções: sobrevivência, existência terrena, ligação com o mundo material e energia física.
- Glândulas: suprarrenais (adrenalina e cortisona)
- Órgãos: rins, ossos, dentes, coluna vertebral, intestino grosso, ânus, reto, próstata, anemia, excesso de peso, pressão baixa, fadiga, pouca tonacidade muscular, problemas de circulação, desequilíbrio de temperatura, leucemia e tensão nervosa.
- Disfunções: raiva, impaciência, apego, culpa, vergonha, materialismo, dor, violência e vícios.
2° chakra: umbilical, sexual ou Svãdhishthãna
- Localização: pouco abaixo do umbigo
- Cor: laranja
- Funções: sexualidade e reprodução e propagação da espécie.
- Glândulas: gônadas (testículos e ovários)
- Órgãos: sistema reprodutor, bexiga, quadril, perna, pé, nervo ciático, espasmos musculares, câimbra, cólica, problemas menstruais, desequilíbrios hormonais.
- Disfunções: controle, sujeição ou desvio da sexualidade, rejeição, solidão, ciúme, depressão, inveja, ressentimento e vingança.
3° chakra: plexo solar ou manipura
- Localização: abaixo do esterno
- Cor: amarela
- Funções: personalidade, vitalidade, ação, vontade, paz, harmonia, autoestima, proteção contra vibrações negativas.
- Glândulas: pâncreas (insulina)
- Órgãos: baço, estômago, fígado, vesícula, intestino delgado, parte inferior das costas, sistema nervoso vegetativo, sentimento de inferioridade, falta de lógica e razão, insegurança e insônia.
- Disfunções: ansiedade, preocupação, indecisão, preconceito, desconfiança, negligência e mentira.
4° chakra: cardíaco ou anãhata
- Localização: no centro do peito
- Cor: verde
- Funções: amor incondicional, união e sistema imunológico
- Glândulas: timo (produção de hormônios e sistema imunológico)
- Órgãos: coração, arritmia cardíaca, sistema circulatório, brônquios, aparelho respiratório, parte superior das costas, nervo vago, sangue, pele, rubor, pressão alta, colesterol alto, palpitações, acidose, síndrome do pânico e incapacidade de amar.
- Disfunções: desilusão, transição, pânico e depressão.
5° chakra: laríngeo ou vishuddha
- Localização: na garganta
- Cor: azul-clara
- Funções: comunicação, criatividade, iniciativas e independência
- Glândulas: tireoide e paratireoide (desintoxicação do organismo)
- Órgãos: garganta, amídalas, laringe, cordas voais, faringe, esôfago, infecções virais/bacterianas, resfriados, dores musculares, dor na nuca, problemas dentários, bruxismo, congestão linfática, herpes, medo do fracasso na vida social
- Disfunções: fracasso, apatia, limitação, medo, insegurança, autorreprovação e submissão
6° chakra: frontal ou ãjnã
- Localização: centro da testa
- Cor: azul-anil
- Funções: intuição, paranormalidade, percepção extrasensorial, raciocínio lógico
- Glândulas: pituitária (hipófise, que atua no comando das outras glândulas)
- Órgãos: sistema nervoso central, olhos (catarata, cegueira, glaucoma), ouvido (surdez), nariz (rinite), falta de raciocínio lógico, vício e outras compulsões
- Disfunções: ganância, arrogância, tirania, rigidez e alienação
7° chakra: coronário ou sahasrãra
- Localização: topo da cabeça
- Cor: lilás
- Funções: ligação com energias superiores e plenitude
- Glândulas: pineal (epífise – melanina e melatonina)
- Órgãos: cérebro, insônia, enxaqueca, disfunções sensoriais, neurose, histeria, possessão, obsessão e materialismo
- Disfunções: neuroses, irracionalidade, desorientação, fobia, histeria e obsessão.
O que fazer para equilibrar os chakras?
Uma ótima maneira de promover o equilíbrio em um chakra é criar alinhamento em seu corpo físico por meio de:
- posturas de ioga
- práticas de respiração para estimular o fluxo de energia
- meditação para trazer clareza de mente
1 – Meditação
Reservar um tempo para você é fundamental para buscar a harmonia energética. Sente-se ou deite-se, sinta seu corpo, torne a respiração consciência e crie o hábito da meditação. Se tem dificuldade em permanecer em silêncio, vale apostar em meditações guiadas, como esta abaixo:
2 – Radiestesia
Técnica de análise vibracional, que utiliza instrumentos como o pêndulo e gráficos no diagnostico e tratamentos de bloqueios energéticos de pessoas, situações e até lugares.
3 – Reiki
“Rei” significa universal e “ki”, “energia vital”. Portanto, a consiste em uma técnica de transferência de energia para equilibrar os chakras. O terapeuta precisa passar por sintonizações e limpeza espiritual antes de se tornar um fio condutor para a energia universal, que se direciona ao local que precisa ser tratado na pessoa que a receberá. O processo é comumente feito pela imposição de mãos, mas também pode ocorrer pelo olhar e pelo sopro.
4 – Música
“Ouvir música na frequência 432Hz ressoa dentro de nosso corpo, libera bloqueios emocionais e expande nossa consciência. A frequência 432Hz nos permite sintonizar com a sabedoria do Universo, a Inteligência Divina e a nossa Alma. Ele cria Unidade em vez de separação. Ele expande nossos corações e nos torna mais compassivos e amorosos. Uma pessoa que ressoa com o amor tem paz interior – e este é o ponto de partida para um mundo em que possamos viver em Unidade, Paz e Harmonia com cada um e com a Mãe Terra”, informou o Clube de Meditação Para Pensamentos Poderosos, em seu canal do YouTube.
5 – Cromoterapia
Os chakras possuem cores, como apresentado anteriormente. E elas podem ser utilizadas para ajudar a restabelecer o equilíbrio energético. Veja como:
Gostou das curiosidades sobre os chakras? Preparamos outros conteúdos sobre energia e espiritualidade, como simpatia da canela e oração de São Miguel Arcanjo de 21 dias para limpeza e libertação. Confira!