Engana-se quem pensa que homem não usa mais chapéu! Tudo bem, por algumas décadas, o acessório que era indispensável, ficou esquecido e meio fora de moda. Entretanto, atualmente, usar chapéu é prova de estilo e atitude. E vamos combinar, é uma ótima opção para esconder falhas ou àquele cabelo despenteado. Mas afinal, como escolher um chapéu masculino?
Inicialmente, o chapéu masculino, foi criado a fim de proteger a cabeça contra as condições climáticas. Mas, hoje em dia é encontrado em diversas cores, materiais e estilos, e consequentemente, pode ser usado em todas as ocasiões. Certamente os chapéus estão se tornando presentes em diversos estilos trazendo a referência de personalidade de volta aos looks.
Quais os principais tipos de chapéu masculino?
Para começar a escolher o seu chapéu, você deve entender alguns dos modelos e descobrir quais combinam mais com o seu estilo e personalidade.
Panamá
Ficou conhecido no Brasil, após ocupar por anos a cabeça do compositor Tom Jobim. No entanto, apesar do nome, é típico da região do Equador. Esse modelo é perfeito para dias quentes – sua composição é leve e as abas compridas protegem a cabeça do calor. O chapéu Panamá de palha é sinônimo de elegância, e hoje em dia pode ser encontrado em várias cores e tamanhos.
- Chapéu Panamá masculino (Foto: Malu Pires)
- Os modelos de chapéu Panamá foram atualizados (Foto: Malu Pires)
- O chapéu Panamá pode ter abas grandes (Foto: Malu Pires)
- Chapéu Panamá é estilo (Foto: Malu Pires)
Fedora
Esse modelo de chapéu é um dos mais tradicionais, remetendo ao começo do século XX. Aliás, o modelo é feito de feltro e pode ser usado com traje social ou com roupas de frio, por exemplo. Com sua aba reta e tamanho médio, o modelo fedora pode dar um ar de sofisticação ao seu visual. Mas mostra-se versátil. Dependendo da roupa e do calçado, ele pode ser considerado um chapéu despojado.
- Fedora é sinônimo de elegância (Foto: Pinterest)
- O chapéu Fedora é puro estilo (Foto: Pinterest)
- O Fedora pode ser usado de formas clássicas e desconstruídas (Foto: Pinterest)
Pork Pie
Esse é um modelo bastante informal, com abas pequenas e curvadas para cima. A copa é baixa, quase como um chapéu coco. O Pork Pie exige estilo de quem usa. Pode ser combinado com terno, roupas de frio e até looks mais informais. Você pode escolher um modelo com abas mais compridas ou abas menores mas, se o seu rosto for muito redondo, opte pela primeira opção. O Pork Pie ficou ainda mais conhecido por ser o chapéu de Heisenberg, pseudônimo do Walter White, protagonista da série Breaking Bad.
- Heisenberg de Breaking Bad usando Pork Pie (Foto: Pinterest)
- Pharrell Williams sempre usa Porc Pie (Foto: Pinterest)
Hawaii
Chapéu de Palha Hawaii ou Hawaiano, antes usado apenas como parte de fantasias, se tornou tendência nas praias e as grandes marcas passaram a produzir o modelo. Na grife de chapéus em palha, Malu Pires, o modelo é feito com palha 100% natural e com aba larga. Possui forro na aba com estampas florais e botânicas, entretanto o modelo tradicional é sem tecido na aba e com borda preta. O chapéu de palha Hawaii é extremamente funcional por proteger o rosto e a nuca contra queimaduras dos raios solares.
- O chapéu Hawaii pode ser usado em ocasiões diferentes (Foto: Malu Pires)
- O modelo ficou muito popular entre os homens nos últimos anos (Foto: Malu Pires)
- O chapéu Hawaii pode ter estampas (Foto: Malu Pires)
Paris
Assim, o modelo Paris lembra o Pork Pie, mas conta com abas retas de diferentes tamanhos. Feito de palha é um dos chapéus mais versáteis usados por homens. Nas redes sociais, se mostra grande “queridinho”.
- O modelo Paris pode ter abas curtas (Foto: Malu Pires)
- Paris é um modelo de chapéu masculino (Foto: Malu Pires)
Qual o tipo ideal de chapéu para cada formato de rosto?
Porém, é importante saber que o formato do rosto interfere bastante na escolha do seu chapéu, então atente-se a essas orientações:
Rosto redondo
Leonardo DiCaprio tem o rosto redondo (Foto: Divulgação)
Neste formato, as linhas do comprimento e da largura do rosto têm as mesmas dimensões. Além disso, este tipo de rosto não tem linhas retas, sendo os seus ângulos pouco definidos e muito arredondados.
Se este for o formato do seu rosto, opte por chapéus com a copa (parte de cima) mais alta e de material mais firme, para que as pontas não dobrem. Portanto, assa estratégia ajuda a alongar seu rosto. Desse modo, os modelos de aba larga também são opções, porque dão volume na região da testa e equilibra com as maçãs do rosto.
Rosto quadrado
Brad Pitt tem o rosto quadrado (Foto: Divulgação)
Este tipo de rosto tem as linhas da testa, da lateral, do queixo e mandíbula retas, tendo na sua maioria ângulos retos. Muitas vezes, o rosto quadrado pode ser facilmente identificado quando se analisa a parte que fica abaixo da linha da largura do rosto, que é traçada na horizontal.
Neste caso, com certeza vale investir em um chapéu que suavize as linhas do seu rosto – modelos com aba curta e de copa arredondada são boas opções. Uma dica é usar o acessório levemente inclinado para suavizar o formato.
Rosto oval
Charlie Hunnam tem o rosto oval (Foto: Divulgação)
No rosto oval, a linha do comprimento é um pouco maior que a linha da largura, sendo este um tipo de rosto ligeiramente alongado quando comparado com os anteriores. Suave e delicado, não possui nenhum ângulo que se destaque.
Assim, o formato oval combina com vários estilos de chapéu. No entanto, o mais usados são os chapéus de copa menor ou mais reta e os modelos de abas maiores. Isso porque dá mais volume à região da testa.
Rosto triangular
Justin Timberlake tem o rosto triangular (Foto: Divulgação)
É um rosto que possui características fortes e traços bem definidos. Esse formato apresenta a testa mais estreita e vai afinando até chegar na parte inferior, ou seja, a base é mais larga – por isso o nome remete ao triângulo.
Se você se identificou, use chapéus com a copa maior e de silhueta leve, dessa forma a impressão de comprimento do seu rosto aumenta, trazendo uma sensação de equilíbrio. Assim cuidado com o tamanho da aba! Se for muito grande, seu rosto pode parecer mais fino na região do queixo – o que seria muito chato.
Na dúvida, experimente! Então, certamente a melhor maneira ainda é sentir, experimentar e ver como o acessório fica. Assim, as chances de sentir-se bem são enormes.
Onde comprar?
Assim, existem grandes grifes e lojas que oferecem vários modelos dos chapéus clássicos produzidos com tecido. Porém, se a sua escolha for algum dos chapéus de palha, a marca Malu Pires é o lugar ideal para comprar online a maioria dos modelos de chapéus. Sem dúvidas, a grife é conhecida, sobretudo, pela qualidade extraordinária de suas peças, como também pelo estilo inconfundível e, principalmente, pela elegância atemporal de seus chapéus. Imperdível né?
Então, compre em www.malupires.com.br