Malu Chapéus – Blog

Chapéu masculino: descubra qual modelo é ideal para o seu rosto

Os modelos de chapéu Panamá foram atualizados (Foto: Malu Pires)

Engana-se quem pensa que homem não usa mais chapéu! Tudo bem, por algumas décadas, o acessório que era indispensável, ficou esquecido e meio fora de moda. Entretanto, atualmente, usar chapéu é prova de estilo e atitude. E vamos combinar, é uma ótima opção para esconder falhas ou àquele cabelo despenteado. Mas afinal, como escolher um chapéu masculino?

Inicialmente, o chapéu masculino, foi criado a fim de proteger a cabeça contra as condições climáticas. Mas, hoje em dia é encontrado em diversas cores, materiais e estilos, e consequentemente, pode ser usado em todas as ocasiões. Certamente os chapéus estão se tornando presentes em diversos estilos trazendo a referência de personalidade de volta aos looks.

Quais os principais tipos de chapéu masculino?

Para começar a escolher o seu chapéu, você deve entender alguns dos modelos e descobrir quais combinam mais com o seu estilo e personalidade. 

Panamá

Ficou conhecido no Brasil, após ocupar por anos a cabeça do compositor Tom Jobim. No entanto, apesar do nome, é típico da região do Equador. Esse modelo é perfeito para dias quentes – sua composição é leve e as abas compridas protegem a cabeça do calor. O chapéu Panamá de palha é sinônimo de elegância, e hoje em dia pode ser encontrado em várias cores e tamanhos. 

Fedora

Esse modelo de chapéu é um dos mais tradicionais, remetendo ao começo do século XX. Aliás, o modelo é feito de feltro e pode ser usado com traje social ou com roupas de frio, por exemplo. Com sua aba reta e tamanho médio, o modelo fedora pode dar um ar de sofisticação ao seu visual. Mas mostra-se versátil. Dependendo da roupa e do calçado, ele pode ser considerado um chapéu despojado.

Pork Pie 

Esse é um modelo bastante informal, com abas pequenas e curvadas para cima. A copa é baixa, quase como um chapéu coco. O Pork Pie exige estilo de quem usa. Pode ser combinado com terno, roupas de frio e até looks mais informais. Você pode escolher um modelo com abas mais compridas ou abas menores mas, se o seu rosto for muito redondo, opte pela primeira opção. O Pork Pie ficou ainda mais conhecido por ser o chapéu de Heisenberg, pseudônimo do Walter White, protagonista da série Breaking Bad.

Hawaii 

Chapéu de Palha Hawaii ou Hawaiano, antes usado apenas como parte de fantasias, se tornou tendência nas praias e as grandes marcas passaram a produzir o modelo. Na grife de chapéus em palha, Malu Pires, o modelo é feito com palha 100% natural e com aba larga. Possui forro na aba com estampas florais e botânicas, entretanto o modelo tradicional é sem tecido na aba e com borda preta. O chapéu de palha Hawaii é extremamente funcional por proteger o rosto e a nuca contra queimaduras dos raios solares.

Paris 

Assim, o modelo Paris lembra o Pork Pie, mas conta com abas retas de diferentes tamanhos. Feito de palha é um dos chapéus mais versáteis usados por homens. Nas redes sociais, se mostra grande “queridinho”. 

Qual o tipo ideal de chapéu para cada formato de rosto?

Porém, é importante saber que o formato do rosto interfere bastante na escolha do seu chapéu, então atente-se a essas orientações: 

Rosto redondo

Leonardo DiCaprio tem o rosto redondo (Foto: Divulgação)

Neste formato, as linhas do comprimento e da largura do rosto têm as mesmas dimensões. Além disso, este tipo de rosto não tem linhas retas, sendo os seus ângulos pouco definidos e muito arredondados.

Se este for o formato do seu rosto, opte por chapéus com a copa (parte de cima) mais alta e de material mais firme, para que as pontas não dobrem. Portanto, assa estratégia ajuda a alongar seu rosto. Desse modo, os modelos de aba larga também são opções, porque dão volume na região da testa e equilibra com as maçãs do rosto.

Rosto quadrado

Brad Pitt tem o rosto quadrado (Foto: Divulgação)

Este tipo de rosto tem as linhas da testa, da lateral, do queixo e mandíbula retas, tendo na sua maioria ângulos retos. Muitas vezes, o rosto quadrado pode ser facilmente identificado quando se analisa a parte  que fica abaixo da linha da largura do rosto, que é traçada na horizontal.

Neste caso, com certeza vale investir em um chapéu que suavize as linhas do seu rosto – modelos com aba curta e de copa arredondada são boas opções. Uma dica é usar o acessório levemente inclinado para suavizar o formato. 

Rosto oval

Charlie Hunnam tem o rosto oval (Foto: Divulgação)

No rosto oval, a linha do comprimento é um pouco maior que a linha da largura, sendo este um tipo de rosto ligeiramente alongado quando comparado com os anteriores. Suave e delicado, não possui nenhum ângulo que se destaque. 

Assim, o formato oval combina com vários estilos de chapéu. No entanto, o mais usados são os chapéus de copa menor ou mais reta e os modelos de abas maiores. Isso porque dá mais volume à região da testa. 

Rosto triangular

Justin Timberlake tem o rosto triangular (Foto: Divulgação)

É um rosto que possui características fortes e traços bem definidos. Esse formato apresenta a testa mais estreita e vai afinando até chegar na parte inferior, ou seja, a base é mais larga – por isso o nome remete ao triângulo. 

Se você se identificou, use chapéus com a copa maior e de silhueta  leve, dessa forma a impressão de comprimento do seu rosto aumenta, trazendo uma sensação de equilíbrio. Assim cuidado com o tamanho da aba! Se for muito grande, seu rosto pode parecer mais fino na região do queixo – o que seria muito chato. 

Na dúvida, experimente! Então, certamente a melhor maneira ainda é sentir, experimentar e ver como o acessório fica. Assim, as chances de sentir-se bem são enormes.

Onde comprar?

Assim, existem grandes grifes e lojas que oferecem vários modelos dos chapéus clássicos produzidos com tecido. Porém, se a sua escolha for algum dos chapéus de palha, a marca Malu Pires é o lugar ideal para comprar online a maioria dos modelos de chapéus. Sem dúvidas, a grife é conhecida, sobretudo, pela qualidade extraordinária de suas peças, como também pelo estilo inconfundível e, principalmente, pela elegância atemporal de seus chapéus. Imperdível né?

Então, compre em www.malupires.com.br