Malu Chapéus – Blog

Cinque Terre na Itália: o que fazer na Itália em 2024?

Cinque Terre

Cinque Terre - Foto: Getty Images

De cinco pacatas vilas de pescadores italianas a uma das paisagens costeiras mais famosas do mundo – Cinque Terre passou por algumas mudanças ao longo dos anos, mas ainda parece tão linda quanto você imagina. É agora um Parque Nacional e Património Mundial da UNESCO, com até 2,4 milhões de pessoas por ano visitando Cinque Terre para caminhar, passear de barco e treinar através das suas falésias dramáticas e bonitas aldeias costeiras.

Mas o que você precisa saber se quiser marcar uma viagem para Cinque Terre na sua lista de desejos de viagem? Este guia de viagem de Cinque Terre tem tudo o que você precisa saber para planejar suas férias e aproveitar ao máximo seu tempo visitando este belo trecho do litoral.

O QUE E ONDE FICA CINQUE TERRE?

O Parque Nacional Cinque Terre é o menor e mais antigo parque nacional da Itália e foi designado em 1999. Abrange uma área de apenas 15 milhas quadradas, mas reúne muitas paisagens deslumbrantes em um espaço pequeno, com uma mistura de falésias rochosas, paisagens pitorescas. enseadas, águas límpidas e azuis, vinhas em socalcos e olivais ligados por uma rede de caminhos pedonais.

As Cinque Terre estão localizadas ao sul de Gênova, no noroeste da Itália. É fácil chegar aos aeroportos de Génova, Pisa, Roma, Florença e Nice através do comboio principal, e há um comboio local entre La Spezia e Levanto que pára em cada uma das aldeias.

Visite as cinco cidades de Cinque Terre

Em primeiro lugar, Cinque Terre significa Cinco Terras em italiano. Cinque Terre é exatamente isso: um aglomerado de 5 pequenas vilas coloridas. E se você vem aqui pela primeira vez, o melhor que você pode fazer é mergulhar na beleza de cada vila de pescadores.

A maioria das pessoas virá de trem, utilizando o Cinque Terre Express, de La Spezia. Se você estiver fazendo o mesmo, provavelmente verá as aldeias nesta ordem:

Riomaggiore
A vila mais ao sul, e a primeira que você encontrará vindo de La Spezia, Riomaggiorei é de tirar o fôlego – seu pequeno porto encravado entre as casas é um dos locais mais famosos da região. Em comparação com a vizinha Manarola (igualmente bonita), é um pouco mais animada, com uma lista de excelentes restaurantes espremidos na cidade estreita, mas tenha cuidado, pois é incrivelmente montanhosa. Este é o início da Via dell’Amore (Estrada do Amor), que contorna a falésia entre Riomaggiore e Manarola. Embora esteja fechado desde um deslizamento de terra em 2012, há esperança de reabri-lo em 2024. Uma caminhada de 45 minutos acima da cidade leva você ao Santuario di Nostra Signora di Montenero, uma igreja situada na beira do penhasco com vistas espetaculares de Cinque. Terra.

Riomaggiore – Foto: Getty Images

Manarola
Aquela foto icônica de Cinque Terre, com uma cascata de casas coloridas caindo em direção a um pequeno porto? Essa é Manarola, na enseada ao norte de Riomaggiore. Não há praia aqui – em vez disso, as pessoas saltam das rochas ao redor da vila para o mar. Tão montanhosa quanto Riomaggiore, Manarola é famosa por seu pôr do sol, melhor visto de seu pequeno parque na encosta abaixo do cemitério, ou de Nessun Dorma , o bar logo abaixo. É também onde você pode pegar o ônibus para Volastra, no alto do penhasco, onde começa a trilha para Corniglia. Pegue um dos melhores sanduíches que você já comeu no Cappun Magru antes de subir.

Manarola – Foto: Getty Images

Corniglia
Corniglia é a menor das aldeias de Cinque Terre e a única situada em um penhasco – é uma subida de 377 degraus (ou uma viagem fácil de ônibus) da estação de trem até a vila. Isso ajuda a ficar um pouco menos turística do que as outras aldeias. É um lugarzinho lindo, com lindas igrejas, uma praça repleta de moradores locais e muitos mirantes panorâmicos. A seção Corniglia a Vernazza do Sentiero Azzurro é a mais conhecida – é melhor começar em Corniglia para evitar a longa subida de Vernazza.

Corniglia – Foto: Getty Images

Vernazza
Vernazza, com a sua pequena praia de areia, é a mais popular das aldeias – até porque o centro é relativamente plano. Enquanto Riomaggiore e Manarola estão amontoadas entre as falésias, Vernazza é mais aberta, com um promontório enrolado em torno do seu belo porto, que também funciona como praia. Há um castelo em ruínas, uma igreja atmosférica e outra praia do outro lado do promontório.

Vernazza – Foto: Getty Images

Monterosso al Mare
O maior dos assentamentos de Cinque Terre, e mais uma cidade pequena do que uma vila, Monterosso al Mare é o mais próximo que você chegará de um resort de praia regular aqui. É relativamente plano, com um centro bonito (cheio de lojas e cafés) que se abre para uma grande praia de areia. A cidade “moderna” e o centro histórico ficam em ambos os lados de um penhasco.

Monterosso – Foto: Getty Images

QUANTO TEMPO DEVO PASSAR LÁ?

Se você estiver com pouco tempo, é possível experimentar Cinque Terre em um dia, pegando o trem ou barco de uma vila a outra e passando cerca de uma hora em cada uma. Ou começar cedo e caminhar direto de uma ponta a outra. Há também passeios diurnos * disponíveis em outras cidades italianas, como Florença ou Pisa, que incluem viagens.

Mas você não estaria realmente fazendo justiça e estaria perdendo a melhor hora do dia. Entre as 10h00 e as 16h00, as aldeias estão repletas de excursionistas – a plataforma ferroviária em Monterosso, às 16h00, levou-me de volta ao metro de Londres na hora de ponta. Mas à noite as coisas se acalmam e há uma sensação muito mais relaxada.

O que fazer em Cinque Terre?

1. Faça um passeio de barco

Uma das melhores maneiras de ver o litoral de Cinque Terre é de barco e com Railbookers, você pode fazer um passeio de barco durante o dia ou ao pôr do sol . Estes passeios proporcionam uma vista única e exclusiva das aldeias e colinas circundantes ao longo da costa, permitindo-lhe mergulhar nas águas cristalinas e descobrir enseadas escondidas, acessíveis apenas por barco. Esta experiência é verdadeiramente inesquecível e imperdível durante a sua visita a Cinque Terre .

2. Prove o vinho local

Cinque Terre é conhecida pelos seus deliciosos vinhos, principalmente o vinho branco elaborado a partir da casta Bosco. Railbookers oferece vários passeios gastronômicos e de vinho, incluindo um passeio de degustação de vinhos em Manarola, onde você pode aprender sobre os métodos tradicionais de vinificação e provar o famoso vinho doce, Sciacchetrà.

3. Faça uma aula de culinária

A culinária italiana é mundialmente conhecida e que melhor maneira de experimentá-la do que fazendo uma aula de culinária em Cinque Terre ? Railbookers oferece um curso de preparação de pesto em Monterosso al Mare , onde você aprenderá a preparar o molho tradicional e depois desfrutará de uma taça de vinho espumante e dos frutos do seu trabalho com bruscheta e produtos locais.

4. Visite a praia em Monterosso al Mare

Monterosso al Mare é a maior das cinco aldeias e abriga uma bela praia de areia. Passe um dia tomando sol, nadando nas águas cristalinas e saboreando a culinária local em um dos muitos restaurantes à beira-mar.

5. Caminhe pela Trilha Cinque Terre

A Trilha Cinque Terre é uma série de trilhas que conectam as cinco aldeias e oferecem vistas deslumbrantes do litoral. Com Railbookers, você pode fazer uma caminhada guiada pela trilha Cinque Terre , onde aprenderá sobre a história da viticultura nesta área e chegará a Corniglia para uma degustação de vinhos com petiscos locais.

Como você pode ver, Cinque Terre é um destino obrigatório para quem viaja para a Itália. Com a ajuda dos Railbookers, você pode aproveitar ao máximo sua visita e experimentar tudo o que Cinque Terre tem a oferecer, incluindo caminhadas pelas trilhas, exploração das aldeias, deliciar-se com a culinária local e apreciar as deslumbrantes vistas costeiras de barco.

Não cometa esses erros em Cinque Terre

1 – Tenha apenas 1 dia para visitar: Para aproveitar ao máximo Cinque Terre, planeje pelo menos 2 dias inteiros por lá.
2 – Indo para lá na alta temporada: Haverá hordas de turistas reunindo-se lá entre junho e agosto – vá em maio ou setembro!
3 – Não fazer caminhadas: mesmo que você não goste de caminhar, as vistas das trilhas são fenomenais.
4 – Pensar que pode viajar entre as aldeias de carro: Só pode apanhar o comboio, um barco ou caminhar entre as aldeias. O estacionamento é quase inexistente e incrivelmente caro. Se você tiver um carro, planeje estacionar com antecedência.

Veja também legenda para foto de viagem sozinha e Mensagem de boa viagem