Malu Chapéus – Blog

Como aliviar o estresse: oração e salmos para ajudar

como aliviar o estresse com oração e salmos para ajudar

Mulher estressada (Foto: Pixabay)

Ele é uma reação natural a situações de perigo ou ameaça, mas tem se tornado cada vez mais constante. O resultado podem ser sintomas físicos, como dor de cabeça, dor nas costas, sudorese, diarreia e dor de estômago. Preparamos um artigo de como aliviar o estresse com oração e salmos para ajudar. As mensagens de fé podem ser lidas sempre que sentir necessidade, com confiança no poder da espiritualidade.

Como orar por saúde mental?

O primeiro passo é escolher um ambiente tranquilo, onde se sinta seguro. Se gostar, pode acender vela e/ou incenso para auxiliar na conexão com o momento presente. Acomode-se e tente relaxar a mente e o corpo por meio de respirações profundas e conscientes. Quando estiver mais tranquilo, abra os olhos e converse com Deus e/ou seu anjo da guarda sobre suas aflições e problemas. Com atenção e fé no que pode alcançar, leia a opção preferida de como aliviar o estresse, incluindooração e salmos para ajudar.

“Senhor Jesus, no poder do Teu Nome poderosíssimo, ponho um fim agora, a todas as formas de medo em minha árvore genealógica. Tomo autoridade sobre todo medo de rejeição e de fracasso. Senhor Jesus, na autoridade do Teu Nome, digo não a todo medo de água, altura, buracos, sucesso, fracasso, homens, mulheres, multidões, ficar sozinho, de Deus, da morte, de deixar a casa, de espaços fechados ou abertos, falar em público, falar em voz alta, falar a verdade, de voar, a todo medo do sofrimento e da alegria (citar o seu medo específico).

Senhor, que minha família conheça, em todas as gerações, que não há medo no amor. Que Vosso perfeito amor encha de tal modo a história de minha família, que toda lembrança de medo deixe de existir. Eu Vos louvo e agradeço na certeza de ser atendido. Amém!”

Fonte: Franco Guizzetti – Portal Terra

Oração para estresse

“Da irritação: livrai-me, Senhor!
Das palavras grosseiras: livrai-me, Senhor!
Da impaciência com o próximo: livrai-me, Senhor!
Da raiva sem motivos: livrai-me, Senhor!

Da pressa sem necessidade: libertai-me, Senhor!
Da sobrecarga de preocupações: libertai-me, Senhor!
Do mau humor: livrai-me, Senhor!
Das palavras grosseiras: livrai-me, Senhor!
Da impaciência com o próximo: livrai-me, Senhor!

Da pressa sem necessidade: libertai-me, Senhor!
Da sobrecarga de preocupações: libertai-me, Senhor!
Das frustrações: libertai-me, Senhor!
Da competitividade que oprime: libertai-me, Senhor!

Da falta de tempo para mim mesmo: curai-me, Senhor!
Da ansiedade constante: curai-me, Senhor!
Da baixa autoestima: curai-me, senhor!
Da preocupação exagerada: curai-me, Senhor!

Das metas irreais: purificai-me, Senhor!
Dos pensamentos negativos: purificai-me, Senhor!
Do mau humor: purificai-me, Senhor!
Da angústia: purificai-me e libertai-me, Senhor!
Da competitividade que oprime: purificai-me e libertai-me, Senhor!”

Fonte: Padre Flávio Sobreiro – Canção Nova

Oração para ansiedade

“Senhor, só Tu conheces o meu coração, por isso, com fé e humildade, peço-Te a graça de aprender a lançar sobre Ti as minhas ansiedades e preocupações.

Quero abandonar-me em Teus braços, confiar e aguardar serenamente a Tua ação em minha vida!

Guarda meus pensamentos, sentimentos e meus sentidos para que eu não tenha tanta preocupação.

Ajuda-me a manter minha mente centrada no que é bom para mim e para o Teu Reino.
Santifica-me, para que eu possa ser uma pessoa cheia do Espírito Santo, irradiando serenidade, calma e paz!

Dá-me forças para que eu possa manter as minhas emoções e pensamentos firmes na confiança em Deus.

Senhor, agradeço porque sei que estás cuidando de mim. Vou procurar seguir cada passo que me mostrares para que Teu plano se cumpra na minha vida.

Confio em Ti e em tua Palavra.

Entrego-Te, neste momento, todas as minhas ansiedades e preocupações.

Cura-me de toda preocupação excessiva!

Confio e espero em Ti.

Amém.”

Fonte: Aleteia

Qual é o salmo para acalmar?

O que se diz é que a leitura diária de qualquer salmo tenha o poder de promover limpeza espiritual e trazer paz interior. Mas cada texto costuma ser ligado a um assunto específico. O salmo 28 é um dos mais recomendados para promover paciência para enfrentar obstáculos.

1. A ti clamarei, ó Senhor, Rocha minha; não emudeças para comigo; não aconteça, cal ando-te tu para comigo, que eu fique semelhante aos que descem ao abismo.
2. Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo.
3. Não me arrastes com os ímpios e com os que praticam a iniquidade; que falam de paz ao seu próximo, mas têm mal nos seus corações.
4. Dá-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus esforços; dá-lhes conforme a obra das suas mãos; torna-lhes a sua recompensa.
5. Porquanto não atentam às obras do Senhor, nem à obra das suas mãos; pois que ele os derrubará e não os reedificará.
6. Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas.
7. O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.
8. O Senhor é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido.
9. Salva o teu povo, e abençoa a tua herança; e apascenta-os e exalta-os para sempre.

Salmo para estresse

O Salmo 31 está relacionado ao trabalho contra o estresse. O texto mostra uma pessoa esgotada, que busca descanso no Senhor.

1. Em ti, SENHOR, confio; nunca me deixes confundido. Livra-me pela tua justiça.
2. Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve.
3. Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.
4. Tira-me da rede que para mim esconderam, pois tu és a minha força.
5. Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, Senhor Deus da verdade.
6. Odeio aqueles que se entregam a vaidades enganosas; eu, porém, confio no Senhor.
7. Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias.
8. E não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso.
9. Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre.
10. Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem.
11. Fui opróbrio entre todos os meus inimigos, até entre os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me viam na rua fugiam de mim.
12. Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.
13. Pois ouvi a murmuração de muitos, temor havia ao redor; enquanto juntamente consultavam contra mim, intentaram tirar-me a vida.
14. Mas eu confiei em ti, Senhor; e disse: Tu és o meu Deus.
15. Os meus tempos estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem.
16. Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tuas misericórdias.
17. Não me deixes confundido, Senhor, porque te tenho invocado. Deixa confundidos os ímpios, e emudeçam na sepultura.
18. Emudeçam os lábios mentirosos que falam coisas más com soberba e desprezo contra o justo.
19. Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens!
20. Tu os esconderás, no secreto da tua presença, dos desaforos dos homens; encobri-los-ás em um pavilhão, da contenda das línguas.
21. Bendito seja o Senhor, pois fez maravilhosa a sua misericórdia para comigo em cidade segura.
22. Pois eu dizia na minha pressa: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste a voz das minhas súplicas, quando eu a ti clamei.
23. Amai ao Senhor, vós todos que sois seus santos; porque o Senhor guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba.
24. Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.

Leia mais: afirmações positivas para estresse e oração para aliviar a ansiedade.