Eles fazem toda a diferença no look e ainda protegem do sol e do vento. Mas você sabe como cuidar dos seus chapéus para que durem por muitos anos? Preparamos um guia que ensina como manuseá-los, limpá-los, guardá-los e levá-los na mala de viagem. Confira!
Como manusear o chapéu?
A lista de como cuidar dos seus chapéus começa com o manuseio deles. Não toque-os com as mãos sujas e oleosas, evitando manchas que podem não sair depois.
Deixe-os sempre em uma posição que não amasse ou faça pressão. E evite colocá-los sobre superfícies quentes, porque podem até perder a forma.
Também não guarde-os na bolsa de praia, amassando-os em meio a outros itens pessoais. E fique atento para que, durante o passeio de verão, não acabem se molhando. Mas, se isso ocorrer, pode-se retirar o excesso de água com um pano limpo e seco. Não utilize secador de cabelo, porque pode prejudicar as fibras. Os acessórios devem ficar em um local ventilado e à sombra.
Como limpar o chapéu?
Passar uma escova limpa de cerdas macias, como a de lustrar calçados, ou um pano macio é uma boa pedida para limpar chapéu de palha. Não utilize álcool e outros produtos químicos, que podem prejudicar as fibras.
Molhar tende a danificar a aba e a copa. Então, tente tirar manchas com uma borracha escolar branca. Se não for possível, lance mão de um pano macio levemente umedecido com água e sabão neutro. Deixe secar em uma posição que não altere a sua forma original, à sombra, num local seco e arejado.
Se a carneira (faixa interna do chapéu) estiver úmida com suor e oleosidade, vire-a para fora para que não haja contato com o material do chapéu. Depois de seca, volte-a para a posição inicial.
Como guardar um chapéu?
Está montando sua coleção de chapéus e não faz ideia de como guardá-la em casa? Chegou a hora de resolver a sua questão!
Caixas apropriadas individuais são, sem dúvida, a maneira mais segura de preservar, porque não fazem pressão. Mas é preciso ter bastante espaço no guarda-roupa para guardá-las, principalmente se tiver muitas unidades.
Pode empilhar? Depende do caso. Se não ficarem apertados e um não prejudicar o formato do outro, não há problema. Agora, se perceber que a ideia pode alterar a aparência das peças, cuidado!
Ganchos na parede do closet ou dentro do armário podem se transformar em suportes inteligentes. Mas preste atenção se a ponta deles empurra alguma região do chapéu, que pode acabar ficando marcada.
Lembre-se que o ambiente deve ser seco e limpo. Nunca guarde o chapéu úmido de chuva, mar, piscina ou suor.
Como guardar chapéu na mala de viagem?
O acessório é um grande companheiro de viagem. O processo para colocá-lo na mala é simples, mas exige atenção aos detalhes:
- A mala precisa ter profundidade que comporte o chapéu sem amassá-lo.
- Caso queria levar mais de um chapéu, você pode encaixar um no outro, sempre com cuidado. Certifique-se de que o encaixe não prejudica os formatos. Se isso ocorrer, os acessórios devem ficar separados.
- Para preservar a copa, preencha a parte interna do chapéu com peças pequenas e leves, incluindo meia, canga, calcinha e lenço.
- O chapéu deve ser disposto em um dos cantos da mala. Ao redor dele, coloque rolinhos de roupas para certificar que estará seguro.
- Apenas coisas muito leves podem ficar por cima do chapéu, para não danificar o formato. Esse é o caso de lenços e cangas.
- Seja consciente na hora de fazer a mala, não extrapole na quantidade de itens. Ela deve fechar com tranquilidade, sem que seja preciso fazer força e/ou se sentar sobre ela.
Se a sua mala estiver abarrotada de coisas, definitivamente não sobrará espaço para o chapéu. Para garantir que chegue ao destino intacto, há outras maneiras. Uma delas é simplesmente colocar o acessório na cabeça e, quando estiver no avião ou ônibus, disponha-o embaixo do banco, no colo ou no compartimento de bagagem de mão (desde que não tenha nada pesado por perto, que possa danificá-lo).
Você também pode investir em um saco com fechamento de cordinha, como os de sapato, que pode ser amarrado na bolsa. As caixas de chapéu são seguras, mas lembre-se de que será necessário carregá-las durante o percurso.
Onde comprar chapéu?
Os modelos exibidos neste artigo são da Malu Pires. A grife nasceu em Rio Verde, uma cidade no interior de Mato Grosso do Sul. É conhecida tanto pela qualidade extraordinária de suas peças quanto pelo estilo inconfundível. Vale mencionar também toda a elegância atemporal de seus acessórios personalizados. Imperdível, né? Então, compre em www.malupires.com.br.
E aí, gostou das dicas de como cuidar dos seus chapéus? Preparamos mais conteúdos sobre o assunto, incluindo como guardar chapéu de palha na mala e chapéu na moda. Confira!