Ele confere amplitude aos ambientes, reflete a nossa imagem e é presença garantida nas casas. Mas você sabe exatamente como limpar espelho? Pequenos equívocos no processo podem resultar em manchas, riscos e embaçados. Preparamos um guia sobre o assunto, que apresenta passo a passo detalhado, melhores produtos e o que não pode ser usado de jeito nenhum!
Como limpar espelho para não ficar manchado?
Evitar o acúmulo de sujeira facilita e muito a manutenção. Portanto, deixe a preguiça de lado e higienize as superfícies uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias. E fique avisado de que não adianta fazer isso correndo e de qualquer jeito, porque pode, surgir ainda mais manchas e embaçados. Para não ter que refazer todo o trabalho, siga o passo a passo de como limpar espelho:
Você vai precisar de:
- 2 panos macios e que não soltem fiapo
- cotonete (caso o espelho tenha moldura)
- papel toalha
- detergente (se o espelho estiver engordurado)
- produto de limpeza para vidro (limpa vidro, vinagre branco ou álcool)
- água
Modo de fazer:
- Se o espelho tem moldura ou acabamento em outro material, comece o processo de limpeza por aí. Tire todo o pó com o auxílio de um pano macio. Use um cotonete para limpar os cantinhos mais complicados.
- Agora sim chegou a vez do espelho. É fundamental tirar a poeira dele também. Se pular esta etapa e for direto para a aplicação de um produto de limpeza, pode criar uma espécie de película, que impede que a poeira saia. O espanador não é uma boa pedida, porque simplesmente joga a poeira para outro lado. Utilize um pano macio que não solte fiapo ou flanela, porque a sujeira grudará nele.
- Com a superfície livre de pó, chegou a hora de aplicar o produto de limpeza. Espelhos dispostos no banheiro podem ficar engordurados e, nesse caso, vale misturar detergente na água e passar com o lado macio da bucha, sempre de maneira suave. Seque bem com um pano limpo ou papel toalha.
- A próxima etapa é com limpa vidro ou mistura de água com vinagre branco ou álcool. Não borrife o produto diretamente no espelho, mas no pano macio. Assim, evita manchar a moldura ou outros materiais próximos. Faça movimentos circulares e suaves em toda a extensão. A aplicação agressiva pode causar riscos no espelho.
- O processo ainda não acabou! Não esqueça do polimento. Passe papel toalha para garantir o brilho final. O velho truque de usar jornal velho pode até funcionar, mas suja muito as mãos e a tinta pode escorrer em contato com os produtos de limpeza, causando manchas.
- Se o espelho for muito grande, é interessante dividir a limpeza em etapas para não correr o risco de que os produtos sequem antes do ideal, levando às temidas marcas.
- Aguarde a secagem natural do espelho. Mas, se houver moldura ou móvel de madeira ao redor, o secador de cabelo com ar frio pode ajudar a eliminar a umidade dessas partes.
Pode limpar espelho com álcool em gel?
O álcool em gel pode prejudicar o resultado final do processo de limpeza, porque tende a deixar manchas e aspecto pegajoso. Mas o álcool líquido é uma ótima pedida. Basta dissolver 3 colheres de sopa dele em uma xícara de água. Não se esqueça de que precisa retirar o pó antes de passar o produto. Caso contrário, ele vai dificultar a retirada da sujeira e as manchas surgirão.
Receita caseira para limpar vidro e espelho
Você vai precisar de:
- ¼ de xícara de vinagre de maçã
- 2 xícaras de água
- ½ xícara de detergente líquido
Modo de fazer:
- Misture bem os ingredientes.
- Coloque a mistura em um recipiente com borrifador.
- Lembre-se de borrifar o produto no pano, não diretamente no espelho.
Limpar espelho com vinagre
Você vai precisar de:
- 2 colheres (sopa) de álcool
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
- 1 xícara de água quente
- ½ colher (sopa) de amido de milho
Modo de fazer:
- Coloque todos os ingredientes num recipiente com borrifador.
- Misture bem e tampe.
- Lembre-se de borrifar o produto no pano, não diretamente no espelho.
Produtos que não podem ser usados
Agora que você já sabe como limpar espelho, tire da cabeça a ideia de querer variar nos produtos e técnicas, porque pode até causar danos irreversíveis na peça. Por exemplo, alvejantes muito fortes, como água sanitária, amoníaco e cloro, podem levar à oxidação, principalmente de espelhos que recebem luz solar. Os produtos mais leves, como álcool e vinagre branco diluídos, são suficientes e seguros.
Na hora de eliminar o pó, vassouras ou palhas estão totalmente proibidas. São muito agressivas para entrar em contato com a superfície delicada.
Quem precisa aplicar detergente com o auxílio de uma bucha deve ficar atento. Não pode ser áspera. Utilize sempre o lado macio da versão tradicional de cozinha. O movimento deve sempre ser leve, caso contrário também tende a levar a prejuízos.
Invista em pano apropriado, de microfibra. De nada adianta fazer todo o processo com cuidado e o espelho ficar repleto de fiapos.
Leia mais: como limpar ouro, como limpar prata e como cuidar dos seus chapéus.